Pode fumar usando adesivo de nicotina?

Pode fumar usando adesivo de nicotina?

Tomar a decisão de parar de fumar não é fácil, se você estiver fazendo isso, deve encarar como um ato de coragem em benefício da sua saúde e das pessoas que convivem com você. Os adesivos de nicotina são uma terapia de reposição utilizada para ajudar a superar o vício causado pelo consumo diário de cigarros.

Fumar aumenta suas chances de ter doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer. Então, o uso destes adesivos pode te ajudar a acabar com o vício por cigarros, melhorando assim sua qualidade de vida.

Em relação ao uso destes adesivos, surgem muitas perguntas por parte daqueles pacientes que desejam parar de fumar, a mais importante é se podem continuar fumando apesar de estarem usando os adesivos de nicotina. A seguir, neste artigo do ONsalus, vamos te dar a resposta à pergunta "Pode fumar usando adesivo de nicotina?", para que possa acabar com suas dúvidas.

Como funcionam os adesivos de nicotina

Os adesivos de nicotina são uma terapia de reposição para tratar o tabagismo. A nicotina contida nos cigarros causa dependência física, que a longo prazo pode gerar o aparecimento de sintomas de abstinência, tornando-se um obstáculo na hora de querer parar de fumar.

Estes funcionam liberando uma certa quantidade de nicotina no corpo, a qual é absorvida através da pele e vai até a corrente sanguínea, a fim de manter uma quantidade pequena dela no corpo. Com isso, se evita, ou são reduzidos, os sintomas que ocorrem ao parar de fumar.

Ao longo do dia, o adesivo liberará gradualmente uma quantidade de nicotina muito menor do que era consumida toda vez que se fumava um cigarro. Tais quantidades serão distribuídas de forma constante ao longo do dia.

Pode fumar usando adesivo de nicotina?

A finalidade destes adesivos é diminuir o desejo de fumar, assim como minimizar os sintomas que a falta de nicotina gera depois de você ter se acostumado a ela, por isso que não se deve continuar fumando enquanto estiver fazendo este tratamento.

Se você fumar enquanto está utilizando os adesivos de nicotina, pode causar uma sobredosagem da mesma, a qual causará o aparecimento de alguns sintomas como:

  • Sudorese
  • Pele pálida
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Aumento da salivação
  • Dificuldade para respirar
  • Dor de cabeça
  • Tremores
  • Confusão mental
  • Visão embaçada
  • Transtornos na audição

Se você utilizar doses muito altas de nicotina, por fumar em excesso ao mesmo tempo em que usa os adesivos, além dos sintomas anteriormente descritos, também é possível que apresente:

  • Hipotensão
  • Dificuldade para respirar
  • Colapso circulatório
  • Convulsões generalizadas

Continuar fumando enquanto se faz a terapia de reposição aumenta o risco de aparecerem os sintomas de overdose, por isso, uma vez que decidir iniciar a terapia com os adesivos, deve parar de fumar, somente assim evitará que estes sintomas apareçam.

Os adesivos não contêm as substâncias químicas e tóxicas que os cigarros têm. Estes vão compensar a falta de nicotina no seu corpo gradualmente e medicamente, diminuindo assim, dia após dia, sua dependência. Por isso, você não deve fumar, já que seu organismo irá se acostumando gradualmente as doses de nicotina que o corpo recebe através do adesivo.

Como usar adesivo de nicotina

A colocação de um adesivo de nicotina deve ser indicada por um médico ou terapeuta que esteja te orientando na terapia de reposição. O importante é saber que ao iniciar este tratamento, deve eliminar completamente o consumo de cigarros.

Neste sentido, será necessário usar o adesivo de nicotina diariamente por pelo menos 8 semanas, de acordo com a dose previamente indicada. Assegure-se de fazer este procedimento sempre no mesmo horário.

Para evitar uma irritação no local onde for colocá-lo, deve retirar o plástico que recobre o adesivo, em seguida, deixe-o ao ar livre por vários segundos para só então colocá-lo.

A área da pele onde o adesivo vai ser colocado deve estar limpa, seca, saudável e livre de pelos, a localização ideal é por cima da cintura. É recomendável repetir o procedimento diariamente em lugares diferentes.

Uma vez colocado o adesivo sobre a pele, pressione-o com um dedo para grudá-lo bem. Caso ele rasgue, você deve usar um novo.

Este adesivo tem um tempo de duração que varia de 16 a 24 horas. Se colocar o de 16 horas, precisará retirá-lo antes de dormir, enquanto que no de 24 horas só precisará retirá-lo na manhã seguinte.

Os adesivos de nicotina são considerados medicamentos e devem ser utilizados como tal, ou seja, com acompanhamento médico, assim terá sucesso com a terapia de reposição.

Efeitos colaterais dos adesivos de nicotina

Ao colocar o adesivo de nicotina você pode notar o aparecimento de alguns incômodos, como:

  • Mal-estar geral.
  • Coceira e vermelhidão na pele onde foi colocado o adesivo. Este incômodo costuma desaparecer sozinho em alguns dias.
  • Dor de cabeça.
  • Dor de estômago acompanhado de diarreia.
  • Algumas pessoas podem apresentar problemas para dormir e ter sonhos estranhos, que podem se tornar pesadelos.
  • Pode causar uma reação alérgica em pessoas que têm sensibilidade ao material do adesivo.

Caso você deseje começar a utilizar os adesivos e toma medicamentos para alguma doença, consulte seu médico antes de começar o tratamento com os adesivos de nicotina, com isto você evitará complicações e poderá obter os efeitos que tanto deseja.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode fumar usando adesivo de nicotina?, recomendamos que entre na nossa categoria de Transtornos mentais.

Bibliografia
  • Ruiz, C. J., Pinedo, A. R., & Martín, S. F. (2003). Terapia sustitutiva con nicotina (TSN). Prevención y Tratamiento del Tabaquismo, 165.