Por que gozo rápido e o que fazer para evitar isso

Por que gozo rápido e o que fazer para evitar isso

A ejaculação é a saída do sêmen através do pênis, isto acontece nos homens, especificamente no orgasmo durante a relação sexual ou através da masturbação. Quando a ejaculação ocorre de forma rápida e sem controle, costuma estar ocorrendo um distúrbio sexual que é conhecido como ejaculação precoce.

Grande parte dos homens já teve esse problema em algum momento da sua vida: desde a adolescência, por causas hormonais, até a fase adulta, como consequência de fatores psicológicos, entre os quais se encontram os problemas com a companheira/o, problemas econômicos ou um mau controle das suas emoções.

Se você continuar lendo este artigo do ONsalus, terá a resposta da sua pergunta "Por que gozo rápido e o que fazer para evitar isso".

O que é a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que ocorre no sexo masculino quando este goza rapidamente, em questão de segundos ou em alguns minutos, ao menor estímulo. Em alguns casos, é tão rápido que não se chega ao orgasmo, razão pela qual a relação sexual se torna insatisfatória.

O homem pode perder o controle sobre a ejaculação por diversas causas, em especial quando está ante situações de estresse, ansiedade ou medo; estas emoções podem gerar a ejaculação de forma involuntária. Se isto ocorre repetidas vezes com seu cônjuge, pode ser o resultado de problemas no âmbito sexual.

Gozo rápido: causas psicológicas

As causas que podem gerar o aparecimento de uma ejaculação rápida, também conhecida como ejaculação precoce, são várias e você as conhecerá a seguir. Estas podem ser causas psicológicas ou físicas.

Para começar, compreenderemos as causas psicológicas, que afetam diretamente a ejaculação precoce do homem e que podem responder o "por que gozo muito rápido?":

Genética

Quando a causa é de origem genética, é causada pela alteração da sensibilidade nos receptores cerebrais da serotonina, causando assim a ejaculação rápida de forma involuntária.

Ansiedade ou depressão

Ambas situações podem desencadear o aparecimento de disfunções sexuais, como a ejaculação precoce.

Você pode ler mais informações sobre a ansiedade no artigo Como controlar a ansiedade e o nervosismo.

Nervosismo ou medo

Na hora de ter relações sexuais, estas 2 emoções poderiam gerar a ejaculação rápida. O nervosismo ou medo geram esta reação.

Estresse

O controle ruim do estresse no dia a dia é uma das principais causas da ejaculação precoce. Os problemas no trabalho, problemas econômicos ou familiares podem levar ao surgimento do estresse e a incapacidade de controlar cada uma destas situações, sem as devidas ferramentas psicológicas, causa a disfunção sexual.

Diminuição da frequência das relações sexuais

É uma situação que pode se apresentar ao passar muito tempo entre uma relação sexual e outra, isto faz com que o homem não controle sua ejaculação e tenha ela com um mínimo contato sexual com sua parceira ou parceiro.

Transtornos de personalidade

Os problemas que afetam a personalidade do indivíduo como, por exemplo os transtornos bipolares, desencadeiam problemas na sexualidade, especialmente quando se trata da ejaculação precoce.

Conflitos de casal

Os desentendimentos entre casais e a falta de comunicação são um gatilho para que apareça uma disfunção sexual como a ejaculação precoce durante as relações sexuais.

Gozo rápido: causas físicas

Além das causas psicológicas, também existem causas físicas que podem gerar a ejaculação precoce e responder o "por que gozo rápido?". As mais frequentes são causadas por infecções e transtornos.

Infecções

Entre as causas mais comuns da ejaculação precoce, causadas por alterações e condições no organismo, estão:

  • Infecções urinárias.
  • Infecção da próstata.
  • Prostatite crônica.
  • Problema nas glândulas suprarrenais.

Transtornos

  • Transtornos hormonais: estes aparecem frequentemente durante a adolescência, devido a imaturidade do sistema reprodutor masculino.
  • Transtornos de circulação: o fluxo anormal do sangue até o pênis, resultado da má circulação, pode gerar a saída de sêmen antes de chegar ao orgasmo.

Além destas causas, outras alterações físicas podem produzir a ejaculação precoce, como é o caso do consumo elevado de álcool e tabaco, que também trazem como consequência a disfunção sexual.

Sintomas da ejaculação precoce

Quando sentir a presença dos seguintes sintomas, é provável que você sofra de ejaculação precoce:

  • Incapacidade de atrasar a ejaculação em mais de 1 minuto depois da penetração.
  • Angústia.
  • Frustração.
  • Medo de ter relações sexuais.
  • Sentir a necessidade de evitar ter relações sexuais.

O que fazer para não gozar rápido

Inicialmente, o aconselhável é que você consulte um profissional. Os especialistas que podem te ajudar oferecendo as ferramentas necessárias para controlar esta alteração, tanto para você quanto para sua parceira ou parceiro, são:

  • Urologista.
  • Psicólogo.
  • Sexólogo.

Os especialistas vão descartar a existência de uma causa física que esteja originando o aparecimento da ejaculação rápida. Caso se trate de um problema psicológico, o psicólogo e o sexólogo serão os encarregados de te orientar e ajudar a solucionar este problema.

Tratamento psicológico

O tratamento psicológico é uma excelente opção no tratamento da ejaculação precoce, neste devem estar envolvidos tanto o paciente quanto sua parceira/o, para que desta forma ambos possam conhecer o grau de envolvimento emocional no qual se encontram.

Através do tratamento psicológico você conhecerá como estão suas emoções, bem como a forma correta de controlá-las para evitar que afetem sua vida sexual.

Tratamento farmacológico

O tratamento farmacológico é deixado para último casos, pois é recomendado caso o tratamento psicológico não dê os resultados esperados. Através de certos medicamentos serão gerenciados os quadros de ansiedade, que são os mais frequentes nestes casos. Para isso, se recorrerá ao uso de antidepressivos, como a Fluoxetina ou Sertralina.

Praticar o exercício de Kegel

Através destes exercícios é possível fortalecer os músculos localizados no assoalho pélvico, conseguindo controlar a ejaculação. Estes exercícios também são utilizados nos casos de incontinência urinária.

Para obter os resultados esperados deve fazê-lo diariamente em grupos de 10 séries com 10 repetições, relaxando e contraindo os músculos localizados entre a região pélvica e a uretra.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que gozo rápido e o que fazer para evitar isso, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Fernández Delgado, D. (2014). La eyaculación precoz: actualización del tema. Revista Clínica de Medicina de Familia, 7(1), 45-51.