Por que meu prepúcio não baixa quando estou ereto?

Por que meu prepúcio não baixa quando estou ereto?

Os problemas que afetam a saúde sexual ou as partes íntimas sempre devem ser um motivo para consultar um médico, no entanto, muitas pessoas sentem vergonha disso, o que faz com que prolonguem este tempo e esses problemas podem piorar. Em condições normais, o prepúcio deve ser retraído até a base da glande sem nenhum tipo de problema nem dor, se isso não acontecer, é preciso tratar este problema.

Está se perguntando por que seu prepúcio não baixa estando ereto?. Neste artigo do ONsalus, damos as respostas que você está procurando.

Até onde o prepúcio baixa na ereção

Muitos homens se perguntam como a glande deve ficar. Como qualquer parte do corpo, não existem dois pênis iguais. Todos têm suas peculiaridades e características, algo totalmente lógico e que, dentro de alguns limites, não representa nenhum problema para levar uma vida totalmente normal. Dependendo do caso, o prepúcio será mais longo ou mais curto, mais ou menos flexível e se retrairá mais ou menos, contudo, o que é considerado normal é que em ereção o prepúcio deve baixar até descobrir a glande.

Embora o normal é que conforme o pênis vai ficando ereto o prepúcio vai baixando sozinho, em certos casos é necessário uma certa ajuda manual. No entanto, isto não representa nenhum problema desde que a glande seja descoberta sem nenhum incômodo ou dor. Portanto, enquanto puder descobrir a glande sem problemas, não precisa se preocupar, embora, se isto não acontecer, pode ser devido a diferentes condições. A seguir te explicamos por quê não consegue baixar seu prepúcio.

Não consigo baixar meu prepúcio quanto estou excitado

O prepúcio deve ser capaz de ser abaixado. Mesmo tendo uma ereção, a pele que recobre a glande deve poder abaixar e descobri-la sem que isso cause nenhum tipo de incômodo ou dor. Caso não consiga abaixar o prepúcio quando está ereto pode ser devido a duas causas:

Fimose

A fimose é uma das condições mais comuns entre os homens. Em geral, é possível tratá-la sem nenhuma complicação durante a infância, no entanto, caso não a trate durante este período, ela irá se prolongando até chegar à idade adulta. A fimose consiste no fato do prepúcio ser muito estreito ou pouco elástico para que seja possível baixá-lo ou descobrir a glande. Pode ser total, se não for possível baixar nada, ou parcial, se é possível baixar apenas um pouco. Do mesmo modo, dependendo da gravidade, pode ocorrer somente durante a ereção ou também quando o pênis está flácido. Como resultado, se pode ter muita dificuldade e dor ao urinar, ter relações sexuais ou, simplesmente, limpar o pênis.

Freio curto

É chamado de freio curto um pequeno pedaço de pele com características elásticas localizado abaixo da cabeça do pênis e que serve como união entre a glande, a mucosa do pênis e o prepúcio, possibilitando a retração deste último. O problema acontece quando este freio é muito curto e dificulta, ou até mesmo impossibilita o prepúcio de ser baixado, o que é agravado quando está ereto. Além disso, ao tentar abaixá-lo, a pessoa sente incômodos e dor, podendo vir a sangrar bastante se for rompido.

Como saber se tenho fimose ou freio curto

Como você viu no parágrafo anterior, os sintomas da fimose e do freio curto podem ser muito parecidos, basicamente, a pessoa é incapaz de baixar o prepúcio. Além disso, são duas condições distintas que precisam de tratamentos diferentes e que devem ser diferenciadas:

  • Na fimose, o problema está no prepúcio, o qual não é flexível ou largo o suficiente para deixar a glande passar.
  • No freio curto, o problema está, obviamente, no freio, que não suficientemente longo para permitir a descida da glande.

Como deixar a glande sempre exposta

Existem vários exercícios que você pode fazer para tentar melhorar a condição e para que o prepúcio possa ser baixado, ou seja, de como deixar a glande sempre exposta. A seguir, te explicamos alguns:

  • Com o pênis ereto, suba e abaixe lentamente o prepúcio até onde for possível. É importante que isso não te cause dor nem desconforto. Repita este exercício uma vez ao dia para melhorar a elasticidade do prepúcio.
  • O próximo exercício para baixar o prepúcio é parecido, com a diferença de que são utilizados cremes com corticoides. Você deve fazê-lo 2 vezes ao dia durante 1 ou 2 meses até que a pele possa ser baixada.
  • Caso não consiga baixar o prepúcio até a base do pênis é importante que depois volte a subi-lo, posto que caso fique ali pode te causar uma parafimose.

Vale destacar que estes exercícios são úteis nos casos em que a fimose seja leve, em outros casos será necessário consultar um médico para fazer uma circuncisão. A circuncisão é a cirurgia através da qual se corta uma parte do prepúcio, permitindo que a glande fique descoberta. Trata-se de uma cirurgia muito simples que dura cerca de 30 minutos e que é completamente segura.

No caso do freio curto você também deverá passar pela sala de cirurgia para realizar uma frenuloplastia, uma técnica muito simples que, através de um pequeno corte, libera-se o prepúcio, acabando com a tensão provocada pelo freio.

Agora que você já sabe por que seu prepúcio não baixa quando está ereto, não perca este outro artigo em que falamos sobre dor na ereção - causas e tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu prepúcio não baixa quando estou ereto?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.