Por que sinto queimação nas partes íntimas?

Por que sinto queimação nas partes íntimas?

Sentir ardência vulvar ou excesso de calor na região vaginal pode ser realmente preocupante. Ela pode vir acompanhada de outros sintomas como coceira, corrimento vaginal, ou que não haja nada aparente, o que pode desorientar muito quem sofre disso e também o(a) profissional que irá te consultar.

A ardência vaginal pode ter muitas origens, desde uma simples infecção até doenças autoimunes, passando por alergias ou reações medicamentosas. Encontrar a causa é essencial para alcançar o melhor tratamento.

A seguir, neste artigo do ONsalus, te explicamos quais são os motivos que podem responder sua pergunta de "por que sinto queimação nas partes íntimas?".

Infecção vaginal

As vaginites são uma das causas mais frequentes da consulta com um ginecologista. Um dos sintomas que mais frequentemente aparecem é a queimação nas partes íntimas, ou seja, a ardência vulvar ou a coceira.

Pode se tratar de uma infecção fúngica, bacteriana ou também viral:

  • Uma infecção vaginal fúngica pode surgir com coceira, corrimento abundante e esbranquiçado. Podem ser geradas irritações ou fissuras que causam ardência.
  • Uma infecção bacteriana como a vaginose bacteriana pode causar mau cheiro, ardência ou lesões na região genital.
  • O vírus da herpes provoca muita ardência antes de aparecerem as lesões na forma de bolhas e pode surgir de forma recorrente.

Todas elas necessitam de tratamento específico que pode ser através de óvulos locais, medicamentos por via oral e, inclusive, alguns problemas podem requerer tratamento por vários meses. O importante é consultar um(a) ginecologista para saber se o problema é uma infecção ou há outro motivo e receber, desta forma, o melhor tratamento possível.

Além disso, é fundamental saber se esta infecção foi contagiada sexualmente. Se este for o caso, é bastante importante descartar outros problemas mais graves que são transmitidos da mesma forma, como o HIV e a hepatite.

Alergias

O uso de um produto de higiene, cremes, substâncias espermicidas, roupas íntimas sintéticas ou látex de uma camisinha podem desencadear uma reação alérgica local na região da vulva. Além da sensação de queimação nas partes íntimas ou ardência vulvar, é possível apresentar coceira, vermelhidão e até mesmo pode surgir uma erupção cutânea.

É fundamental não voltar a ter contato com a substância que possa ter causado esta resposta em seu corpo. É recomendável consultar um(a) médico(a) para que possa determinar se realmente se trata de uma reação alérgica e possa te fornecer o melhor tratamento. Em alguns casos, apenas um creme é suficiente, mas em outros é preciso recorrer a corticoides ou anti-histamínicos orais ou injetáveis.

A alergia é uma predisposição pessoal, por isso que ter hábitos de vida saudáveis pode te ajudar a melhorar esta condição.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral esta ardência nas suas partes íntimas. Isto pode ocorrer por causa de:

  • Alergia a um medicamento.
  • Reação inflamatória causada pelo medicamento: pode ser vista em casos de tratamento com lítio e corticoides.
  • Como efeito colateral a um tratamento.

Um caso bastante comum é que após o tratamento com antibióticos apareça corrimento vaginal que costuma estar relacionado com fungos. Isto pode causar ardência por irritação.

Normalmente, suspendendo o medicamento o estado da pele volta ao normal. Às vezes, podem ser necessários tratamentos com cremes ou medicação sistêmica.

Dermatose

São mais comumente conhecidas como líquen. Tratam-se de lesões inflamatórias que podem se instalar em diferentes partes da pele, entre elas, a vulva.

Podem ser de diferentes tipos, de acordo com o que for observado: líquen plano, líquen escleroso e líquen simples crônico. Em resumo, todos aparecem com sintomas sobre a pele da vulva de forma crônica e podem surgir novamente em determinados momentos, causando a queimação nas partes íntimas.

O importante é chegar ao diagnóstico, para o qual costuma ser necessária uma consulta médica, um exame completo e uma retirada de amostra da lesão.

Podem ser indicados tratamentos tópicos, como os corticoides ou inibidores de calcineurina, ou outros por via oral, como corticoides ou imunossupressores, sendo que também pode ser necessária uma cirurgia.

Síndrome de Behcet

É um problema pouco frequente no qual aparecem feridas em diferentes partes do corpo como a boca ou os genitais, erupções na pele ou inflamação nos olhos.

Está relacionado com uma inflamação nos vasos sanguíneos e pode ser muito incômoda, causando a ardência vaginal.

É considerado um transtorno autoimune, ou seja, que o organismo, de certa forma, não reconhece alguma estrutura específica e a danifica.

O tratamento é orientado em reduzir esta resposta inflamatória através de medicamentos locais ou sistêmicos, mas neste, assim como em outros casos, é de extrema importância rever quais hábitos, alimentos e emoções podem estar agravando seu estado de saúde.

Pênfigo o penfigoide

É um problema autoimune no qual diversas áreas da pele ou das mucosas (por exemplo, da zona genital) ficam cobertas com bolhas que se rompem facilmente causando ardência e dor, entre outros incômodos.

É um problema crônico que precisa de tratamento local e por via oral com diferentes substâncias para tentar parar as lesões.

É importante chegar ao diagnóstico adequado e, sobretudo, adotar hábitos saudáveis para permitir que o organismo possa recuperar seu equilíbrio e interromper a sensação de queimação nas partes íntimas.

Lesões malignas e pré-malignas

É muito raro. Os tumores e aquelas lesões que antecedem os tumores (conhecidas como pré-malignas) podem gerar diversos sintomas, entre os quais está a ardência na região vulvar.

Podem aparecer manchas ou áreas mais ressecadas, alguma erupção ou, inclusive, uma lesão mais visível. É importante que diante destes sintomas ou lesões que persistem e não desaparecem, mesmo com tratamento, seja feita uma consulta médica afim de saber se trata-se deste tipo de problema.

Cicatrizes

Doenças crônicas da vulva, uma episiotomia durante um parto ou o tratamento de um problema como uma infecção ou uma queimadura (por exemplo, por radioterapia) podem causar cicatrizes que incomodam e, inclusive, podem passar esta sensação de ardência.

Se notar que o que está te incomodando é a cicatriz, é provável que o processo de cura não esteja ocorrendo muito bem. Neste caso, consultar um(a) médico(a) pode te ajudar. Existem diversos tratamentos que podem ser feitos, como a aplicação de cremes, uso de pranchas de silicone ou aplicação de substâncias sobre a cicatriz que ajudam a resolver estes incômodos.

Vulvodinia

Quando foram descartadas todas as possíveis causas orgânicas dos incômodos na região íntima, é hora de fazer um diagnóstico para vulvodínia.

A vulvodínia pode surgir com diversos sintomas na zona vulvar ou no clitóris, os quais podem persistir por três meses ou mais. A ardência é um dos incômodos mais frequentes, mas ela também é descrita com outras sensações como:

  • Coceira.
  • Queimação.
  • Corrimento.
  • Irritação.
  • Pontadas.

Mesmo com a medicina científica atual não é possível explicar o motivo pelo qual aparecem estes incômodos e, muitas vezes, é atribuída a fatores psicológicos.

Do ponto de vista da Ayurveda temos outras respostas. É considerada como parte de um desequilíbrio de excesso de calor no corpo. Este pode ter diferentes motivos e cada caso em particular deve ser estudado, já que os hábitos, a alimentação e a forma como controla as emoções são pontos essenciais para se avaliar e que rapidamente podem levar a alcançar o bem-estar caso sejam adotadas as medidas adequadas.

Agora que você já sabe tudo sobre as possíveis causas da queimação nas partes íntimas, talvez possa se interessar por este artigo sobre dor no clitóris ao urinar, causas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto queimação nas partes íntimas?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor feminino.

Bibliografia
  • Ghisu GP, Fink D. Vulväres Brennen: Stellenwert der Chirurgie bei entzündlichen und präkanzerösen Vulvapathologien [Burning Vulva: Significance of Surgery in Inflammatory and Precancerous Vulvar Pathologies]. Praxis (Bern 1994). 2015 Jun 17;104(13):689-93. German. doi: 10.1024/1661-8157/a002043. PMID: 26081381.
  • Vaginitis in Nonpregnant Patients: ACOG Practice Bulletin, Number 215. Obstet Gynecol. 2020 Jan;135(1):e1-e17. doi: 10.1097/AOG.0000000000003604. PMID: 31856123.
  • Vasileva P, Strashilov SA, Yordanov AD. Aetiology, diagnosis, and clinical management of vulvodynia. Prz Menopauzalny. 2020 Mar;19(1):44-48. doi: 10.5114/pm.2020.95337. Epub 2020 Apr 27. PMID: 32699543; PMCID: PMC7258372.