Por que sinto um formigamento no pênis?

Por que sinto um formigamento no pênis?

O pênis é uma das áreas mais sensíveis da anatomia masculina e, é claro, uma das mais cuidadas. As parestesias são sensações "estranhas" em uma área da pele. Podem aparecer como fisgadas, adormecimento ou formigamentos e podem surgir por vários motivos. Uma reação inflamatória, diabetes ou compressão dos nervos da pélvis são algumas das causas.

Te convidamos a ler este artigo do ONsalus para saber as causas e o que fazer em caso de formigamento no pênis ou dormencia na glande. Boa leitura.

O que é a parestesia

A parestesia é uma sensação estranha na pele. A pele é repleta de pequenos receptores que dão informações sobre as diferentes sensações, tais como dor, temperatura, pressão, posição, etc.

Estes receptores enviam sinais ao cérebro através dos nervos. Algumas áreas são muito mais sensíveis que outras e, por fim, ali há uma maior inervação. O pênis é uma das partes do corpo masculino com maior inervação, razão pela qual se trata de uma das áreas mais sensíveis de sua anatomia.

As parestesias são aquelas sensações pouco comuns que surgem na pele. Quase todos nós já sentimos, por exemplo, o adormecimento de um braço ao dormir em uma posição ruim. Isso se chama parestesia.

Na maioria dos casos, se trata de algo temporário, mas em outros casos pode se tornar um problema mais crônico.

Quais outros sintomas podem aparecer além do formigamento no pênis?

Como comentamos, a pele tem diversos sensores que dão informações. Quando por algum motivo esses sensores ou nervos que levam e trazem informações do cérebro não funcionam bem, pode surgir a parestesia.

Nesses casos, pode haver uma série de sintomas, entre os quais o formigamento no pênis é um dos mais comuns, mas também podem aparecer outros como:

  • Fisgadas ou pontadas.
  • Pequena dor que vai e vem.
  • Menos sensibilidade.
  • Sensação de dormência.
  • Incômodos durante as relações sexuais.

Causas do formigamento no pênis

Sabendo que as partes afetadas são os receptores na pele ou os nervos que transportam as sensações, é possível notar que as causas do formigamento no pênis e/ou dormência na glande podem ser as mais variadas. Entre elas, é possível citar:

Reação inflamatória na pele

Tanto se você passou algum creme ou óleo novo, quanto se tem alguma irritação na delicada pele do pênis, você pode sentir formigamento ou até mesmo dor.

Preste atenção se está com uma coloração mais avermelhada, identifica alguma lesão ou percebe um incômodo após ter passado um produto novo.

O que fazer?

Sugiro que caso note alguma reação inflamatória nesta área tão delicada, como primeira medida, tente não passar cremes, pomadas ou outros produtos de higiene. Apenas limpe a área com água morna e suavemente, você também pode recorrer a um sabonete neutro.

Por outro lado, se o incômodo persistir, deve consultar um(a) profissional, que poderá identificar a natureza da inflamação e te ajudar da melhor forma.

Entre os remédios naturais aos quais você pode recorrer, está a infusão de calêndula, mas não fique muito tempo sem consultar um médico, porque o problema pode se agravar.

Uretrite

Uma infecção genitourinária pode envolver a inflamação da uretra. Este é o ducto que passa por dentro do pênis e está relacionada com a parte reprodutora e também com a urinária.

Quando esta zona fica inflamada ou infectada, podem ocorrer uma série de sintomas como:

  • Incômodos, como ardência ou dor ao urinar.
  • Sensação de não ter urinado o suficiente.
  • Secreção.
  • Coceira ou ardência na glande.
  • Vermelhidão.
  • Inflamação.
  • Formigamento ou sensação de inchaço.

O que fazer?

Se você está com estes sintomas, é importante consultar um profissional, já que precisará de um bom diagnóstico e tratamento apropriado. Os sintomas costumam ser bastante incômodos, por isso não deve demorar para se consultar.

Dependendo do seu caso, o médico pode pedir exames, indicar antibióticos em creme ou via oral, anti-inflamatórios ou outros medicamentos.

Compressão dos nervos pélvicos

Uma das causas do formigamento no pênis mais comuns, mas menos conhecidas é a compressão do nervo pudendo. Este nervo atravessa a pélvis e é o encarregado por captar a sensibilidade de toda a região genital e parte dos glúteos.

É muito comum que este seja comprimido por conta de uma inflamação, sobretudo, em ciclistas ou pessoas que sentam em posturas inadequadas ou sobre superfícies inadequadas. Ainda mais naqueles que carregam peso ou fazem esforços em excesso.

Além do formigamento, você pode sentir dor nos glúteos, na virilha e na parte alta da coxa. Você pode sentir uma sensação de queimação e até coceira em toda a região.

O que fazer?

Para muitas pessoas, se trata de um problema crônico que não têm solução. O segredo está em identificá-la e tratá-la da forma adequada.

Existem centros especializados na região pélvica, mas também é um tratamento que pode ser feito por um ou uma fisioterapeuta experiente.

É importante desinflamar a área para descomprimir o nervo. Também é muito importante trabalhar na postura e utilizar assentos ergonômicos na bicicleta ou naqueles lugares onde costuma sentar.

Diabetes

Um dos principais problemas para quem sofre esta doença são os transtornos nos nervos. Problemas nos rins, na sensibilidade das pernas, nos olhos..., tudo isso por causa das neuropatias.

É assim que também pode afetar o pênis: diminuindo a sensibilidade, provocando a parestesia e, inclusive, causando problemas de ereção.

O que fazer?

Os tratamentos comuns da diabetes tentam diminuir os níveis de açúcar no sangue, mas não vão até a causa do por quê o açúcar não fica bem regulado, ou seja, tratam apenas os sintomas.

É importante saber que se você corrigir seus hábitos, a diabetes pode melhorar desde sua origem, evitando toda a série de complicações no futuro. A alimentação, os exercícios e o descanso adequado são alguns dos pontos essenciais.

Quando a parestesia aparece, geralmente não há muito mais a se fazer além de controlar os níveis de açúcar para que não piore, mas se corrigir o que está causando a diabetes, realmente pode melhorar o formigamento no pênis e outros transtornos.

Talvez você também possa se interessar por este outro artigo sobre formigamento na mão esquerda.

Outras neuropatias

Outras condições que podem gerar problemas nos nervos e, consequentemente, formigamento no pênis, são:

  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
  • Consumo de tabaco.
  • Esclerose múltipla.
  • Alimentação incorreta com falta de nutrientes.

O que fazer?

O mais importante é saber qual é a causa pela qual os nervos estão sofrendo. Se notar que o formigamento na glande é persistente e aparecerem outros sintomas, é conveniente consultar seu médico ou médica de confiança. Determinar a origem da alteração, com certeza, te ajudará a resolver o problema de uma forma mais adequada e rápida.

Traumatismo

Uma pancada na região pélvica ou nas costas pode causar transtornos nos nervos por conta da inflamação, compressão ou, inclusive, lesão dos mesmos.

Desde a dor até o formigamento no pênis ou dormência na glande, são várias as sensações anormais que podem aparecer.

O que fazer?

Não é preciso dizer que se você levou uma pancada séria nesta região e, a partir disso, começaram os sintomas, é importante que seja avaliado em um hospital ou clínica de saúde.

Se você sofreu um traumatismo recente, pode aplicar gelo na área e tomar um anti-inflamatório até o momento de se consultar, sendo que não deve demorar pra fazer isso. Lembre-se que quando os incômodos se tornam crônicos, são cada vez mais difíceis de tratar.

Medicamentos

Não é muito frequente, mas foi descrito que o uso de finasteride (comumente conhecido como Viagra), para gerar e manter ereções, pode causar, como efeito colateral, uma sensação de formigamento no pênis e, inclusive, dor.

Se este for o seu caso, não hesite em comunicá-lo à sua médica ou médico e, obviamente, não volte a utilizar este medicamento, exceto caso tenho sido indicado especificamente como, por exemplo, por causa de uma fibrose pulmonar. Neste caso, deveria à médica ou médico para saber sobre o efeito colateral e buscar outras formas de tratamento.

Agora que você já sabe tudo sobre o formigamento no pênis, você pode se interessar por este artigo sobre as causas da coceira no pênis.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto um formigamento no pênis?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Elsakka KM, M Das J, Allam AE. Ilioinguinal Neuralgia. 2021 Feb 5. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan–. PMID: 30855844.
  • Giatti S, Diviccaro S, Panzica G, Melcangi RC. Post-finasteride syndrome and post-SSRI sexual dysfunction: two sides of the same coin? Endocrine. 2018 Aug;61(2):180-193. doi: 10.1007/s12020-018-1593-5. Epub 2018 Apr 19. PMID: 29675596.
  • Amarenco G, Sheikh Ismaël S, Verollet D, Le Breton F, Lacroix P, Fahed M. Analyse clinique et neurophysiologique des troubles de la sensibilité pénienne. Étude prospective de 44 cas [Clinical and electrophysiological study of sensory penile alterations. A prospective study of 44 cases]. Prog Urol. 2013 Sep;23(11):946-50. French. doi: 10.1016/j.purol.2013.06.011. Epub 2013 Jul 31. PMID: 24010926.