Por que tenho dificuldade para respirar à noite?

Por que tenho dificuldade para respirar à noite?

A falta de ar pode ser desesperadora. A oxigenação tão essencial para nossa vida parece ser insuficiente quando surge alguma dificuldade.

O ronco, o sobrepeso, a ansiedade, problemas pulmonares ou cardíacos, infecções ou o refluxo gastroesofágico são algumas das principais causas deste incômodo.

Se você quer saber por que tem dificuldade para respirar à noite, te convidamos a ler o artigo a seguir do ONsalus.

1. Apneia obstrutiva do sono

Uma das causas mais comuns para a dificuldade para respirar à noite é a apneia obstrutiva do sono. Este problema costuma surgir naquelas pessoas que roncam ou têm algum dificuldade física com a passagem do ar quando estão na cama. Pode ser causada por um desvio do septo após uma pancada, alergia, rinossinusite, aumento de peso, entre outros motivos.

Pode surgir somente quando a pessoa deita de barriga para cima, embora algumas pessoas tenham este problema em qualquer posição.

O ronco costuma ser frequente e, normalmente, outros sintomas são sentidos, como cansaço durante o dia, sonolência e olheiras. Pode ser pior diante de certos fatores como jantar muito tarde ou comer muito antes de deitar, ou ainda beber álcool, por exemplo.

O que fazer?

Antes de mais nada, é essencial saber por que esta dificuldade aparece e focar no seu tratamento para poder resolvê-la desde sua origem.

Em muitos casos, basta mudar certos hábitos, por exemplo, ter uma alimentação mais saudável, praticar atividades físicas, jantar mais cedo, evitar o uso de telas nas últimas horas da tarde e da noite.

Em outros casos, podem ser indicados tratamentos com anti-inflamatórios no nariz, antibióticos e, inclusive, pode vir a ser necessária uma cirurgia.

Quando estas opções não são suficientes, pode ser sugerido o uso de um dispositivo que insufla ar por pressão, chamado comumente de "CPAP", que significa pressão positiva contínua nas vias respiratórias.

2. Sobrepeso

É um dos motivos mais comuns do ronco e apneia. O aumento de peso além do que o corpo precisa pode levar à dificuldade para respirar à noite. O aumento dos tecidos não ocorre apenas para fora do corpo, mas também cresce e deixa mais flácido por dentro.

Durante a noite, os tecidos ficam relaxados e vibram com a passagem do ar, o que às vezes pode colapsar diretamente e trazer aquela sensação desesperada de asfixia.

O que fazer?

Se você acha que seu problema está agravado pelo excesso de peso, convém prestar atenção aos seus hábitos.

As dietas restritivas não costumam ser eficazes porque não dão bem-estar, é melhor ir adotando hábitos saudáveis progressivamente para poder deixar de lado aqueles outros hábitos que te fazem mal.

Sair para caminhar de manhã é um bom começo e que rapidamente te dará energia e bem-estar.

Escolher alimentos mais naturais, evitar doces e alimentos processados são alguns dos passos que você poder dar pouco a pouco, sabendo que isto será o que te ajudará a respirar e se sentir melhor.

3. Inflamação

A inflamação do nariz, garganta ou resto da via respiratória pode gerar essa dificuldade para respirar à noite.

Ela pode ser desencadeada, por exemplo, por uma infecção, alergia ou refluxo gastroesofágico.

O que fazer?

Identificar a causa do incômodo é essencial para solucioná-lo. É aconselhável consultar um(a) profissional médico, pois é ele ou ela quem te ajudará a encontrar o motivo do seu problema e um tratamento adequado.

Ter uma alimentação saudável, uma dieta específica, antialérgicos e substâncias anti-inflamatórias naturais (como o gengibre em pó ou a cúrcuma) podem te ajudar a se recuperar.

4. Ansiedade

A mente pode nos levar a um estado de bem-estar, mas também pode nos complicar se não aprendemos a manejá-la adequadamente.

A vida moderna é cheia de pressa, exigências, imediatismo e telas, o que leva a uma epidemia muito nociva: o estado de ansiedade, e isto pode ser visto tanto em crianças quanto em adultos.

A ansiedade pode te gerar diversos sintomas como alterações no sono, problemas digestivos, dores de cabeça e, também, a dispneia. Este incômodo costuma ser mais evidente durante a noite.

O que fazer?

Acalmar a mente é essencial. Focar no que você está vivendo e pensar menos no que aconteceu ou no que pode acontecer. Você pode fomentar isto com práticas de mindfulness e meditação.

Um exercício muito bom na hora que sentir dificultade para respirar é focar na respiração. Tentar fazê-la de forma pausada, na posição que achar melhor, sem prestar atenção aos seus pensamentos, somente na entrada e saída de ar, tentando fazê-la da forma mais suave possível.

5. Refluxo gastroesofágico

Quando líquidos sobem do estômago até a via respiratória chamamos de refluxo gastroesofágico. Como a garganta e a árvore respiratória não estão acostumadas com a irritação que estas substâncias provocam, é gerada uma inflamação. Desta forma, podem aparecer sintomas como:

  • Dificuldade para respirar à noite.
  • Tosse.
  • Mais secreções.
  • Gosto ruim na boca.
  • Inflamação do nariz.
  • Otite repetitiva.
  • Asma.

O que fazer?

O excesso de ácido costuma ser uma resposta a nossos hábitos: a ansiedade, comer rápido, comer ingerindo líquidos, uma dieta pouco saudável, comer e logo em seguida se deitar, comer estressado ou com raiva. Estes são alguns pontos que você deve prestar atenção.

Você também pode recorrer a antiácidos ou substâncias que diminuem a produção de ácido.

6. Problemas cardíacos

A dificuldade para respirar à noite pode ocorrer devido a um problema de insuficiência cardíaca. Pode vir acompanhada de outros sintomas, como:

  • Retenção de líquidos (edema nas pernas, urinar à noite)
  • Tosse.
  • Fadiga.
  • Palpitações.

Este problema pode ocorrer por diferentes doenças cardíacas e o que acontece é que o coração não consegue bombear sangue adequadamente.

O que fazer?

É aconselhável consultar um(a) médico(a) se você começou a ter sintomas deste tipo, ainda mais se sofre de problemas de saúde crônicos como a hipertensão ou a diabetes.

Pode ser necessário o uso de certos medicamentos para ajudar o coração em seu funcionamento. Também é fundamental rever seus hábitos alimentares, de sono, exercícios, entre outros.

7. Problemas pulmonares

Algumas doenças pulmonares podem fazer com que você sinta mais incômodos e dificuldade para respirar pela noite. Entre as mais frequentes estão:

  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (EPOC).
  • Doenças autoimunes.
  • Coágulos nos pulmões.
  • Fibrose cística.
  • Bronquiectasia.
  • Desvio acentuado da coluna vertebral.

Os sintomas variarão de acordo com o problema de saúde em específico mas, em geral, costuma haver um histórico de tosse e dificuldade respiratória com ou sem secreções.

O que fazer?

Identificar qual é o problema e acompanhar com um tratamento adequado é a melhor coisa a se fazer. Para isso, você deve recorrer a um(a) médico(a) que possa te ajudar a identificar a causa e trabalhar sobre ela. O tratamento dependerá desta causa e pode ir desde medicamentos em aerossol até medicamentos via oral, como anti-inflamatórios, antibióticos e, inclusive, medicamentos para frear a resposta inflamatória do seu corpo.

Lembre-se que, como temos enfatizado, o estado de saúde geral do seu corpo é essencial para conseguir se sentir melhor, sendo que para isso melhorar seus hábitos de vida é fundamental.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho dificuldade para respirar à noite?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pulmão e vias respiratórias.

Bibliografia
  • Schulz R, Gerke C, Stein S, Specht MB, Hirche TO. „Ich wache öfters nachts mit Luftnot auf“ [Nocturnal dyspnea]. MMW Fortschr Med. 2018 Apr;160(6):43-46. German. doi: 10.1007/s15006-018-0381-8. PMID: 29619694.
  • Renier W, Winckelmann KH, Verbakel JY, Aertgeerts B, Buntinx F. Signs and symptoms in adult patients with acute dyspnea: a systematic review and meta-analysis. Eur J Emerg Med. 2018 Feb;25(1):3-11. doi: 10.1097/MEJ.0000000000000429. PMID: 29252938.
  • Rundo JV. Obstructive sleep apnea basics. Cleve Clin J Med. 2019 Sep;86(9 Suppl 1):2-9. doi: 10.3949/ccjm.86.s1.02. PMID: 31509498.