Queimação na garganta por refluxo: sintomas, tratamento e remédios

Queimação na garganta por refluxo: sintomas, tratamento e remédios

Em alguns casos, é possível apresentar a sensação de ter a garganta queimada depois de comer, como se tivesse um nó na garganta que demora para aliviar. Na maioria dos casos, este mal-estar está associado ao refluxo gastroesofágico (ERGE) como consequência do retorno do conteúdo gástrico até o esôfago. Esta condição é uma das condições digestivas mais comuns e pode surgir tanto em crianças quanto em jovens e adultos. Independentemente da situação, se for avaliada de forma precoce e iniciado um tratamento adequado, é possível aliviar e combatê-la sem complicações.

Se você frequentemente sente uma queimação na garganta por refluxo, continue lendo este artigo do ONsalus e aprenda quais são os sintomas, o tratamento e os remédios recomendadospara combater este mal-estar.

Por que sinto uma queimação na garganta?

Sentir uma queimação na garganta é um dos mal-estares específicos condição do refluxo gastroesofágico, no qual o ácido do estômago se move até o esôfago.

Na anatomia do sistema digestivo, existe um ponto de união entre o esôfago e o estômago, que tem como finalidade manter a comida e os líquidos no estômago, contudo, pode ocorrer que tão união se abra de forma inadequada, provocando a subida dos alimentos e ácido gástrico até o esôfago, causando ardência na garganta e acidez estomacal.

Sintomas do refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição que apresenta diversos sintomas muito desagradáveis, entre eles, destaca-se a ardência na garganta, um mal-estar específico desta doença. A sensação de garganta queimada é persistente, tanto é que as pessoas que a sofrem, têm dificuldade para comer e beber, uma vez que têm dor e irritação para engolir. Isto se deve ao fato de que o esfinge esofágico não trabalha adequadamente, fazendo com que os fluidos gástricos voltem até a garganta. Este mau funcionamento digestivo produz uma inflamação significativa na região, irritando a garganta consideravelmente.

Outros sintomas que também podem surgir devido ao refluxo gástrico são:

  • Vômitos.
  • Tosse constante.
  • Dificuldade para dormir.
  • Laringite.
  • Dor no peito.

Estes sintomas normalmente são intensificados durante a noite, por isso é importante consultar um médico o quantos antes se estes sintomas forem se agravando.

Tratamento para a queimação na garganta por refluxo

Geralmente, o tratamento indicado para esta doença está focado no uso de medicamentos específicos, acompanhado de uma dieta específica livre de alimentos picantes, gorduras, chocolates, frituras, entre outros alimentos que possam provocar este mal-estar.

Tratar a dor de garganta por refluxo se concentra principalmente em mudar o estilo de vida, sendo importante perder peso se você está com sobrepeso ou obesidade, e evitar o consumo de tabaco e álcool.

Por outro lado, a postura adotada ao dormir é importante para minimizar o mal-estar, por isso que é recomendado se deitar deixando a cabeça inclinada, sobre travesseiros, e o corpo em posição decúbito lateral esquerdo.

De acordo com pesquisas científicas[1], os medicamentos recomendados para tratar os sintomas causados pelo refluxo, como a queimação na garganta, são:

  • Os antiácidos e alginatos se encarregam de acalmar alguns mal-estares, contudo, não cicatrizam as erosões nem impedem complicações. Em geral, quando o refluxo gástrico é leve, estes medicamentos conseguem combater esta condição.
  • Os inibidores de bomba de prótons (IBP) são os recomendados como primeira opção para tratar o refluxo gástrico e minimizar os desagradáveis mal-estares, como a garganta irritada. Estes medicamentos conhecidos como o Omeprazol, Lansoprazo, Pantoprazol, conseguem aliviar os sintomas de forma rápida e eficaz.
  • Os antagonistas dos receptores de histamina H2 bloqueiam o ácido estomacal, contudo, são medicamentos indicados sob certas condições, levando em conta os sintomas que o paciente manifestar, bem como a intensidade destes.

É importante ressaltar que o tratamento médico é individualizado, dependendo do caso clínico de cada paciente.

Remédios naturais para curar queimação na garganta por refluxo

Alguns remédios caseiros ajudam bastante a aliviar diversos sintomas. No caso do refluxo gástrico, conseguem acalmar significativamente os mal-estares de forma simples e fácil. A seguir te indicamos os mais eficazes:

  • O suco de limão é uma bebida natural muito boa para neutralizar a acidez estomacal, nivelando o pH do estômago, conseguindo acalmar os incômodos gerados pelo refluxo gástrico. O recomendado é beber uma colher de sopa de limão em 1/2 litro de água em jejum.
  • O chá de gengibre possui grandes benefícios para a saúde, suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam a melhorar o processo digestivo, aliviando a irritabilidade da garganta e a queimação estomacal. O ideal é ralar aproximadamente 4 rodelas de gengibre em 1/4 de litro de água e tomá-lo em jejum durante todo o dia.
  • O chá de camomila é uma infusão de sabor agradável, que se caracteriza por ser um calmante natural, neste sentido, tomá-lo três vezes ao dia melhorará a digestão e a queimação estomacal.
  • O bicarbonato de sódio, devido às suas propriedades alcalinas, ajuda a equilibrar a acidez estomacal, permitindo aliviar os sintomas do refluxo, como a sensação de queimação na garganta. O ideal é diluir uma colher de café de bicarbonato em pó em meio copo d'água e tomá-lo depois da refeição.
  • O aloe vera é um remédio natural benéfico para cicatrizar as feridas estomacais e aliviar a queimação na garganta. Esta planta facilita a regeneração da mucosa do estômago. Recomenda-se consumir 20 ml do suco de aloe vera antes de cada refeição.

Os remédios caseiros, em sua maioria, ajudam a melhorar os incômodos típicos do refluxo gastroesofágico, contudo, é preciso estar atendo se demorarem para aliviar, já que nestes casos o ideal é consultar um médico imediatamente.

Normalmente, a queimação na garganta devido ao refluxo costuma ser aliviada com mudanças de hábitos alimentares e certos medicamentos específicos de venda livre. Além disso, em alguns casos, os sintomas podem perdurar, piorar e aparecerem outros novos, como febre, pus na garganta, dificuldade para respirar, nódulo no pescoço e rouquidão. Nestas situações, é necessário consultar um médico imediatamente para começar um novo tratamento e evitar complicações.

O refluxo e a vitamina B12

Os medicamentos para minimizar os sintomas do refluxo gástrico, de acordo com diversas pesquisas científicas, quando consumidos por muito tempo podem bloquear a absorção da vitamina B12, gerando uma carência significativa deste nutriente. É fundamental estar atento a este processo de absorção durante o tempo de tratamento para combater o refluxo, já que a carência desta vitamina no organismo pode causar complicações sérias se não for diagnosticada e tratada a tempo.

É fundamental esclarecer com o médico quaisquer preocupações ou dúvidas referentes ao nível de vitamina B12, posto que, a partir de um exame detalhado, será avaliada a possibilidade de trocar a dose dos medicamentos prescritos para combater o refluxo ou será sugerida a ingestão de um suplemento vitamínico adicional.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Queimação na garganta por refluxo: sintomas, tratamento e remédios, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Referências
  1. Huerta, F. Bielsa-Fernández, M. y col (2016). Diagnóstico y Tratamiento de la enfermedad por reflujo gastroesofágico: Recomendaciones de la Asociación Mexicana de Gastroenterología. [Documento en Línea]. Disponible: http://www.revistagastroenterologiamexico.org/es-diagnostico-tratamiento-enfermedad-por-reflujo-articulo-S0375090616300350
Bibliografia
  • Arin, A. Iglesias, M (2005). Enfermedad por reflujo gastroesofágico. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.academia.edu/68455661/Enfermedad_por_reflujo_gastroesof%C3%A1gico>. Acesso em 17 de maio de 2022.
  • Mendoza, E. (2005). Enfermedad por reflujo gastroesofágico (ERGE). [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.academia.edu/58261242/Enfermedad_por_reflujo_gastroesof%C3%A1gico_ERGE_>. Acesso em 17 de maio de 2022.
  • Mayo Clinic (2022). Medicamentos para la acidez estomacal y la deficiencia de vitamina B-12. [Documento en Línea]. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/gerd/expert-answers/heartburn-meds-and-b12/faq-20348628>. Acesso em 17 de maio de 2022.