Quem tem fimose pode fazer sexo?

Quem tem fimose pode fazer sexo?

Os problemas na região genital podem demorar para serem tratados por causa da vergonha que o paciente tem de ir se consultar. Quando adulto, o prepúcio normalmente deveria baixar até descobrir toda a glande, quando isso não acontece, pode provocar incômodos nas ereções e dificuldade para higienizar a glande.

Se você quer saber o que pode fazer para poder ter relações sexuais satisfatórias, continue lendo o artigo a seguir do ONsalus. Aqui você encontrará as informações que precisa para saber se quem tem fimose pode fazer sexo, por que isso acontece e o que é possível fazer nestes casos. Boa leitura.

Por que o prepúcio não baixa: causas

O prepúcio é a pele do pênis que cobre a glande. O normal é que a pele seja elástica e desça até a parte debaixo da glande quando o pênis está ereto, permitindo que a glande fique completamente livre. Se isto não acontecer, pode ser que o freio seja curto ou que a pessoa sofra de fimose:

  • Freio curto: o freio é uma área de pele fibrosa que une o prepúcio com o pênis. Deveria ter extensão e flexibilidade suficientes para permitir que o prepúcio baixe e toda a glande seja descoberta. Quanto ele é curto e muito fibroso, pode impedir que o prepúcio baixe, o que pode gerar certos incômodos durante as ereções e dificuldade na higienização da área, favorecendo o acúmulo de restos de urina, sabão, etc.
  • Fimose: é quando o prepúcio não pode ser retraído, o que não permite ver a glande. É algo normal durante a infância, até 90% das crianças a sofrem. Ocorre devido às aderências entre o pênis e o prepúcio que vão se desprendendo com as ereções normais que existem durante a infância. Quando estas aderências não se desprendem sozinhas na infância, são chamadas de fimose. Muitas vezes, essa fimose é congênita, ou seja, a criança nasce com um anel mais estreito, que não permite baixar o prepúcio, mas na maioria das vezes acontece porque durante a infância, ao tentar retrai-lo de forma forçada, se machuca a área ou a infecta, gerando cicatrizes.

Quem tem fimose pode fazer sexo?

Muitas pessoas, especialmente adolescentes, se perguntam se quem tem fimose pode transar.E destacamos que cada caso é diferente, existem homens que não têm nenhum problema em ter relações sexuais tendo certo grau de fimose ou o freio mais curto e fibroso do que o normal, e outros homens, pelo contrário, sentem dor nas ereções.

O que acontece frequentemente no caso do freio ser curto, é que durante uma relação sexual ou masturbação, este freio se rompa, causando incômodos e podendo vir a sangrar, parando somente com a compressão da área. Isto não trará mais consequências além do certo incômodo nos dias posteriores até a cicatrização, a qual demora cerca de uma semana.

No caso da fimose, pode ser que as ereções sejam dolorosas e, portanto, as relações sexuais também serão, o que é chamado de dispareunia masculina.

Sabendo disso, é possível concluir que sim, quem tem fimose pode transar, mas dependerá da gravidade do problema e dos sintomas particulares que sentir pois, a princípio, sexo com fimose é completamente normal.

O que fazer no caso do prepúcio não baixar?

Se você está preocupado porque seu prepúcio não baixa e quer ter relações sexuais satisfatórias, pode considerar as seguintes medidas:

  • É fundamental que deixe a vergonha de lado e consulte seu médico de confiança ou um(a) especialista em urologia. Você pode tentar resolver o problema sozinho, mas é provável que acabe atrasando um tratamento adequado que seria indicado por um profissional. Dependendo do seu caso, ele te indicará medicamentos ou uma cirurgia mínima com anestesia local.
  • Você pode tentar retrair o prepúcio suavemente uma vez ao dia, sempre e quando isso não te causar dor. Algum óleo suave, como o de coco, amêndoas ou azeite de oliva, pode te ajudar.
  • Os cremes com corticoides podem ajudar a tratar a distensão da pele do prepúcio. O ideal é que um médico(a) te indique alguma, já que poderá avaliar sua eficácia. Além disso, você não pode usar qualquer creme em uma área tão delicada e muito menos por muito tempo, já que pode causar efeitos colaterais.
  • Não tente retrair o prepúcio à força, muito menos se estiver sentindo dor, pois isso somente causará desconforto, feridas, possíveis infecções e até uma condição conhecida como parafimose (é quando a glande fica retida no anel fibroso da fimose, causando bastante inflamação e precisando de atendimento médico urgente).

Agora que você já sabe que quem tem fimose pode fazer sexo e que, em caso de incômodos, é melhor buscar um urologista, recomendamos a leitura deste outro artigo em que falamos sobre a pele do tronco do pênis inflamada.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem tem fimose pode fazer sexo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Sexualidade.