Remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada funciona?

Remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada funciona?

Além de ser um problema estético, os fungos nas unhas costumam ser difíceis de tratar. Isto pode ocorrer por três motivos: porque não está fazendo o tratamento correto, porque não está dando o tempo necessário para que a unha se cure ou, ainda, porque na verdade não tem fungos, sendo que há outra coisa danificando suas unhas.

Muitas pessoas usam a água oxigenada como tratamento para a micose na unha, mas será possível que este potente limpador e desinfetante também seja útil nestes tipos de casos? Em outras palavras, será que remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada funciona? Se você quer saber como são as características da onicomicose e se pode ter a água oxigenada como uma aliada para seu tratamento, continue lendo este artigo do ONsalus.

Sintomas dos fungos nas unhas

Os fungos nas unhas ou onicomicose, como é conhecida medicamente, é bastante frequente, mas não é a única condição a afetar as unhas, portanto, muitas vezes são feitos diversos tratamentos sem bons resultados pois o diagnóstico não está correto. Entre 40% e 60% dos problemas nas unhas são causados por fungos, sendo que afetam mais comumente pessoas com mais de 40 anos, sendo que a maior parte das consultas costumam ser feitas por mulheres jovens, por causa dos problemas estéticos que este problema gera.

Em termos gerais, uma infecção por fungos nas unhas se manifestará da seguinte forma:

  • O começo do problema costuma ser lento com: mudança de coloração (tende ao pardo-amarelado), engrossamento, aspecto amadeirado, maior fragilidade, entre outros.
  • Conforme o problema vai avançando pode afetar a matriz ungueal, podendo afetar severamente a unha.
  • A unha adquire um aspecto deteriorado, frágil, quebradiço.
  • A unha pode se soltar da carne.
  • Costumam afetar mais as unhas dos pés, mas as unhas das mãos também podem ter fungos.
  • É comum que afete somente um dedo.
  • Não costuma causar dor, mas se for infectada por muitas bactérias, o que é comum, pode vir a incomodar, ficando avermelhada e pode, inclusive, se espalhar para as pernas, especialmente em pessoas com diabetes ou baixa imunidade.

Sempre é conveniente ter o diagnóstico de um(a) dermatologista, que além de pegar uma amostra para saber qual fungo é o causador do problema, pode te orientar com um tratamento eficaz.

A água oxigenada serve para tratar os fungos nas unhas?

Existem diferentes fungos que podem causar este tipo de quadro, sendo os mais comuns os dermatófitos, cujo principal representante é o Tricophytum rubrum. Como foi visto, até 60% dos problemas nas unhas não ocorrem por causa de fungos, portanto, a avaliação de um(a) dermatologista costuma ser necessária para evitar tratamentos desnecessários e que não ajudarão a resolver o problema.

Além disso, mesmo com o diagnóstico correto, as micoses nas unhas costumam ser bastante difíceis de tratar, exigindo muita constância, sobretudo com tratamentos locais: os antifúngicos tópicos em forma de esmalte de unha por exemplo, precisam de um tratamento prolongado (de até 12 meses ou mais) para poder reverter a infecção e um tratamento com água oxigenada não é diferente disso.

Remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada funciona? Para poder fazer um tratamento com água oxigenada, você precisa pensar que será lento e precisará de um manejo cuidadoso da unha afetada. A vantagem é que por não se contrapor a outros tratamentos (como antifúngicos tópicos ou em comprimidos), pode ser feito à parte sem trazer consequências indesejadas por causa disso.

O peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é uma substância que tem diversos usos de acordo com sua concentração. A que é utilizada em casa ou em finalidades médicas é a que tem a concentração mais baixa: de 3% a 5%, cujos benefícios mais aproveitados são:

  • Desinfecção, já que é útil para eliminar patógenos como bactérias, vírus e fungos.
  • Anti-inflamatórios: contribui para melhorar a inflamação dos tecidos.
  • Limpeza profunda: devido ao seu poder oxigenante, é um excelente limpador.
  • Fornece oxigênio, o qual melhora o funcionamento corporal, eliminando substâncias estranhas que não podem conviver com este gás.

Assim, costuma ser comumente usada para desinfetar feridas, limpar a cera dos ouvidos (com certos cuidados), fazer clareamentos dentários, em limpezas profundas, entre outros.

A partir disso, é possível deduzir, e muitas pessoas compartilham isso, que a água oxigenada seria um bom remédio caseiro para combater as micoses nas unhas, mas na verdade não existem muitas evidências científicas a esse respeito. Sim, há pessoas que a usam e, certamente, não te causará problemas se usar com cuidado, contudo, é importante saber que se você não tiver o resultado que espera e for o único que está fazendo, pode estar atrasando o tratamento que um dermatologista te prescreveria.

Como usar a água oxigenada como remédio caseiro para micose de unha

Para realizar um tratamento com água oxigenada para os fungos nas unhas, você deve levar em conta os seguintes cuidados:

  • Mergulhe o dedo afetado na água oxigenada (de 3% a 5%, é claro) por pelo menos 10 minutos. Você deve repetir este tratamento diariamente até que toda a unha saudável tenha crescido. Isto pode demorar de 6 meses a 1 ano.
  • Se notar uma irritação na pele, não volte a usar a água oxigenada desta forma, já que pode ser que sua pele seja sensível a este produto, podendo causar mais problemas do que aquele que quer solucionar.
  • Você pode combinar a água oxigenada com o vinagre, já que desta forma são combinados os efeitos antifúngicos e equilibrantes do pH, através dos quais é possível evitar que os fungos continuem crescendo.
  • Você deve manter as unhas o mais curtas possível, sem se machucar, já que a queratina que já está doente não curará e é um foco infeccioso que espalha a micose. Além disso, debaixo da unha solta há uma maior predisposição ao acúmulo de detritos e bactérias, havendo maiores chances de gerar uma superinfecção. Se for possível, é conveniente que essa manutenção seja feita por um(a) profissional em podologia, desta forma, você terá a garantia de ter uma boa evolução do seu tratamento.
  • Se estiver fazendo outro tratamento tópico, certifique-se de comentá-lo com seu médico(a) para ter certeza que estes tratamentos não afetem um ao outro. Geralmente, os tratamentos tópicos, ou seja, com esmalte, necessitam que o produto aja sobre a unha durante toda a noite. Portanto, é recomendado deixar o dedo afetado de molho na água oxigenada algumas horas antes de aplicar o medicamento, ou também pode fazer isso pela manhã, depois do outro remédio já ter agido durante toda a noite.

No seguinte artigo você pode se informar sobre as causas, sintomas e tratamentos para os fungos nas unhas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para micose de unha com água oxigenada funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Salas-Campos, Ingrid, & Gross-Martínez, Norma T. (2012). Agentes etiológicos de onicomicosis diagnosticadas en el laboratorio de micología médica de la Universidad de Costa Rica. Acta Médica Costarricense, 54(2), 114-118. Retrieved April 23, 2020. Disponível em: <http://www.scielo.sa.cr/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0001-60022012000200008&lng=en&tlng=es>. Acesso em 1 de junho de 2021.
  • Bouklas T, Fries BC. Aging as an emergent factor that contributes to phenotypic variation in Cryptococcus neoformans. Fungal Genet Biol. 2015;78:59–64. doi:10.1016/j.fgb.2014.10.004
  • Elsayed MM. Development of topical therapeutics for management of onychomycosis and other nail disorders: a pharmaceutical perspective. J Control Release. 2015;199:132–144. doi:10.1016/j.jconrel.2014.11.017