Remédios caseiros para a artrose nas mãos

Remédios caseiros para a artrose nas mãos

Com o passar dos anos, um dos problemas que mais afeta as pessoas é a inflamação e desgaste das articulações. Na verdade, praticamente todo mundo deve tomar as medidas preventivas necessárias para diminuir o risco de sofrer disso. Um destes tipos de problemas articulares é a artrose, também chamada de osteoartrite ou artrite hipertrófica, que ocorre por causa de um desgaste da cartilagem que separa os ossos na articulação e, com o tempo, também o desgaste do próprio osso. Trata-se de uma das doenças mais frequentes em pessoas mais velhas, por isso que é preciso ter um conhecimento adequado a respeito do porquê ocorre e como melhorá-la. É por isso que, neste artigo do ONsalus, falaremos sobre alguns remédios caseiros para a artrose nas mãos.

O que é a artrose ou osteoartrite?

A artrose é uma condição que afeta as articulações de algumas pessoas com o passar dos anos. Caracteriza-se pelo desgaste progressivo das cartilagens das articulações entre os ossos. Pode ocorrer em qualquer articulação e as mãos são uma das partes do corpo que mais sofrem esta condição. Com o passar dos anos, podem começar a se deformar e causar certos sintomas, dentre os quais o mais característico é a limitação dos movimentos por causa da dor (geralmente leve), do edema e do inchaço.

Confira a seguir, opções de remédios caseiros para artrose nas mãos que podem ser utilizadas enquanto você aguarda uma consulta com especialista.

Exercícios para a artrose

Adotar o hábito de fazer exercícios físicos regularmente, em especial pela manhã, pode ser incrivelmente benéfico para aliviar os sintomas da artrose nas mãos. Estes exercícios não devem ser feitos com pesos e você deve evitar qualquer movimento que cause dor, focando em exercícios de alongamento e aquecimento dos dedos, mãos e pulsos com uma duração aproximada de 20 minutos.

Um exemplo muito bom de tipo de exercício recomendado é o ioga, por causa dos movimentos progressivos e por ajudar a melhorar o tônus muscular. Um dado adicional muito valioso é fazer os exercícios em um recipiente com água quente, desta forma você estimula a circulação e diminui a dor.

Óleo de rícino como remédio natural para atrose

Este óleo, que vem de uma planta chamada Ricinus communis, é um valioso aliado no tratamento da artrose nas mãos graças a um dos seus componentes, chamado de ácido ricinoleico, o qual possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Para aproveitar dos seus benefícios e usá-lo como remédio natural para artrose existem duas possibilidades: a primeira é fazer massagens na área afetada algumas vezes ao dia e, a segunda, é esquentar duas colheres de óleo de rícino e misturá-lo com suco de laranja, para ser consumido em jejum todos os dias durante ao menos duas semanas.

Azeite de oliva como remédio caseiro para artrose

Um dos diversos benefícios do azeite de oliva é sua capacidade de agir como anti-inflamatório graças a um componente chamado oleocantal, o qual tem uma ação parecida com a dos analgésicos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno e diclofenaco. O óleo pode ser utilizado para fazer uma massagem nas mãos; além disso, tem um efeito melhor se for esquentado e misturado com um pouco de óleo de lavanda.

O azeite de oliva também pode ser usado de forma preventiva, já que pessoas que o consomem regularmente tendem a ter menos risco de sofrer de artrose.

Cloreto de magnésio para artrose

As propriedades dos sais de Epsom, também chamados de sulfato de magnésio, são extremamente amplas e incluem, por exemplo, a redução de estresse, melhorar cãibras, diminuir o risco de ter doenças cardíacas, etc. Uma propriedade bastante vantajosa é sua capacidade anti-inflamatória, a qual pode ser aproveitada para melhorar os sintomas da artrose nas mãos. Submergir as mãos em água quente com sais de Epsom dissolvidos durante 20 minutos produz efeitos muito positivos, uma vez que o produto entra através dos poros, aliviando os sintomas de forma eficaz se for aplicado várias vezes na semana.

Mel e canela como remédio caseiro para artrose nas mãos

O mel é um alimento com diversas propriedades benéficas para a saúde, o que já é bastante conhecido em todo o mundo. A canela é outro produto natural que também conta com bons atributos para a recuperação de certas condições. A combinação do mel e canela cria um aliado bastante valioso para o tratamento da artrose das mãos graças a suas qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes. Para usar essa mistura como remédio caseiro para artrose nas mãos, misture de uma a duas colheres pequenas de canela com uma de mel para fazer este remédio natural, o qual deve ser consumido em jejum, todos os dias, pelo tempo que for necessário para aliviar seus sintomas.

Chá para atrose

Desde antigamente o preparo de chás com ervas específicas tem sido usado na medicina natural para aliviar muitas doenças, entre as quais pode-se incluir a artrose nas mãos. Alguns dos chás que podem ser utilizados com esta finalidade são: o chá de urtiga, graças as suas propriedades anti-inflamatórias; e o chá de gengibre, que tem um efeito antioxidante e reduz o dano sobre os tecidos. Estes chás devem ser tomados diariamente, pelo tempo que for necessário, desta forma você aproveitará suas qualidades.

Vinagre de maçã para artrose nas mãos

O vinagre de sidra de maçã é um produto que contém propriedades anti-inflamatórias muito boas e, portanto, é muito eficaz para aliviar os sintomas da artrose nas mãos. É possível utilizá-lo de várias formas, uma delas é diluindo uma colher de vinagre de maçã com mel para ser consumido em jejum, produzindo efeitos positivos de origem sistêmica. Além disso, é possível preparar uma espécie de pomada para ser utilizada em massagens com uma colher de pimenta caiena.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a artrose nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.