Remédios caseiros para a foliculite

Remédios caseiros para a foliculite

A foliculite é uma infecção que ocorre nas áreas onde o pelo cresce, conhecidas como folículo piloso. Esta alteração está relacionada com um infecção bacteriana, por fungos ou, inclusive, pela obstrução do mesmo folículo por processos como o barbear. A foliculite pode aparecer em qualquer área da pele, contudo é muito comum vê-la no pescoço, costas, axilas, cabeça, rosto, virilha e pernas. Esta condição pode ir de leve a grave, no entanto, sempre vai diminuir ao fazer um tratamento. Por outro lado, existem alternativas naturais que poderão te ajudar a acabar com esta desagradável condição. No ONsalus te mostramos alguns remédios caseiros para a foliculite.

Sintomas da foliculite

Para saber se você está com uma foliculite e não confundi-la com uma acne, te mostramos alguns sintomas que geralmente são bastante claros, dentre eles:

  • Aparecimento de espinhas;
  • Formação de espinhas ou pústulas;
  • Coceira;
  • Erupções cutâneas;
  • Inchaço da área.

Diferenças entre foliculite e a acne

Pode ser que você esteja confuso ao identificar se trata-se de uma foliculite ou de uma acne, por isto te esclareceremos quais são as diferenças:

  • A acne é um processo inflamatório enquanto que a foliculite é um processo infeccioso.
  • A localização é diferente, a acne geralmente aparece no rosto e nas costas, já a foliculite pode se manifestar no rosto, pescoço, virilha, axilas e nas costas.
  • O aparecimento de pontos pretos são próprios da acne, resultado do acúmulo de queratina no folículo. No caso da foliculite aparecem pústulas, especialmente em áreas que ficam constantemente em atrito.

Entenda a seguir, o que é bom para a foliculite.

Alho como remédio caseiro para a foliculite

O alho é um antibiótico natural, por isso favorece nosso sistema imunológico e nos ajuda a combater os processos infecciosos. A forma de utilizar este remédio caseiro para a foliculite é colocar em uma gaze o suco que o alho libera ao ser triturado e colocá-la alguns minutos na área afetada. Além disso, adicione o alho para temperar seus alimentos, desta forma você estará limpando seu corpo tanto por dentro quanto por fora.

Óleo essencial de tomilho

Os óleos essenciais são cada vez mais utilizados para curar certas condições, o de tomilho é um deles. Trata-se de um óleo muito concentrado, extraído a partir de suas folhas e que é ideal para tratar diferentes doenças da pele. Entre suas propriedades temos:

  • Melhora o sistema imunológico;
  • É um antibiótico natural;
  • É um excelente tônico e cicatrizante;
  • Combate todos os tipos de infecções.

Use o óleo essencial de tomilho para tratar a foliculite da seguinte forma: em um recipiente misture 2 gotas de óleo essencial de tomilho com 2 gotas de óleo essencial de chá e 2 gotas de óleo essencial de lavanda. Lave a área afetada com um sabonete antibacteriano e hidrate-a com um tônico, em seguida, passe a mistura diretamente sobre a pele, deixando o óleo essencial agir até secar e aplicando até a foliculite desaparecer.

Tratamento caseiro para foliculite com aveia

A aveia é um alimento rico em fibras, no entanto, suas propriedades vão muito além disso e não se limitam apenas ao uso interno, fazendo parte de tratamentos de beleza, tanto em relação ao cuidado com a pele quanto ao cabelo. Este cereal tem um grande efeito sobre a coceira, por isto é um excelente remédio caseiro para a foliculite.

Em uma panela coloque um copo d'água, deixe ferver e adicione 1 colher de aveia, deixando ela ferver por alguns minutos, em seguida, apague o fogo. Coe a água resultante e, quando estiver morna, passe-a com uma gaze sobre a área onde está o folículo infectado. Repita este processo quantas vezes precisar.

Compressas para tratar a foliculite

As compressas são uma excelente forma de tratar a foliculite. A seguir, vamos te mostrar algumas opções para que você decida qual melhor se adapta à você:

  • Compressa de vinagre de maçã: o vinagre de maçã é um ingrediente muito utilizado ultimamente, sobretudo para tratar as condições de pele, reduzindo a coceira da mesma. Para este tratamento caseiro você deve misturar em um recipiente, 1 copo d'água morna e 2 colheres de vinagre de maçã. Aplique molhando um pano na solução e colocando-o sobre a área a ser tratada. Deixe agir por 5 minutos.
  • Compressa de água salgada: basta você colocar em um recipiente 1 copo d'água morna e 1 colher de sal, a qual terá um efeito antisséptico incrível sobre a foliculite. Aplique da mesma forma que indicamos anteriormente, ao menos 2 vezes ao dia.
  • Compressas de acetato de alumínio: se trata de um sal produzido por uma reação química e que é utilizado como antisséptico, sendo também conhecido como solução de Burow. Misture 1 colher pequena deste elemento em 1 copo d'água quente. Molhe uma toalha limpa, torça-a e aplique sobre a área afetada por alguns minutos. Quanto tiver acabado, limpe o recipiente e o pano com água fria e deixe secar antes de usá-los novamente.

Como evitar foliculite

Deve-se destacar que em casos graves ou frequentes de foliculite é necessário que você consulte um dermatologista, já que este te indicará a melhor opção de tratamento, sejam antibióticos, pomadas ou anti-inflamatórios e, em casos ainda mais sérios, será necessário drenar o folículo. A seguir te damos alguns conselhos para prevenir a foliculite:

  • Evite usar roupas muito apertadas, uma vez que não favorecem a circulação, podendo pressionar os folículos pilosos e causar a foliculite.
  • Sempre utilizar uma lâmina nova quando for se barbear, sobretudo em áreas onde frequentemente sofre de foliculite.
  • Se algum pelo ficou encravado, deixe que saia por conta própria. Se tentar tirá-lo fará com que a área que fique ainda mais inflamada.
  • Não compartilhe utensílios pessoais.
  • Evite tomar banhos de água quente, prefira água morna.
  • Lava frequentemente toalhas que entrarem em contato com a área afetada.
  • Não use cremes que tenham uma consistência grossa.
  • Esfolie sua pele antes de se barbear e, após isso, use algum tônico na pele.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a foliculite, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.