Remédios caseiros para afta na boca

Remédios caseiros para afta na boca

As úlceras bucais, também conhecidas como feridas ou aftas na boca, podem aparecer na parte interna das bochechas, no palato ou na língua. Apesar de se tratar de uma alteração inofensiva, que costuma desaparecer sem precisar de um tratamento médico, pode ser muito incômoda devido ao fato de que causa bastante dor ao comer, falar ou escovar os dente. Apesar disso, é importante consultar um especialista, principalmente, quando seu aparecimento é constante e não desaparecem facilmente, já que podem estar surgindo devido a uma alteração intestinal. Contudo, existem outras causas mais frequentes como o estresse, ter maus hábitos alimentares e ter danificado os tecidos da área afetada.

Devido a tudo isto, muitas pessoas buscam diversas alternativas para aliviar os incômodos causados por esta condição. É por isto que no seguinte artigo do ONsalus te oferecemos informações sobre os remédios caseiros para afta na boca.

Causas das aftas na boca

Ainda não se sabe exatamente porque surgem as aftas na boca, mas considera-se que vários fatores poderiam estar relacionados a isso e que estes favoreceriam o aparecimento delas. Em geral, as aftas na boca podem surgir ante uma irritação na mucosa bucal ou na língua caso o organismo apresente algumas deficiências, as quais permitiriam seu desenvolvimento. Entre as possíveis causas das feridas na boca mais frequentes, destacam-se:

  • Ter um sistema imunológico baixo;
  • Sofrer pancadas ou lesões dentro da boca, por exemplo, ao se morder, queimar com algum alimento ou ter um dente esfregando e causando irritação na área onde aparece a ferida;
  • Infecção por fungos ou bactérias;
  • Estar sob muito estresse ou ansiedade;
  • Apresentar falta de nutrientes, como minerais e vitaminas, pois estes são essenciais na cura rápida das feridas;
  • Fumar constantemente ou mascar tabaco;
  • Não produzir a salivação necessária;
  • Usar aparelhos ou próteses dentárias, já que podem favorecer a presença de agentes patógenos ou traumatismos na língua ou na mucosa bucal;
  • Sofrer de alergias;
  • Ter mudanças hormonais.

É importante ressaltar que estas feridas bucais não são o mesmo que a herpes labial, já que esta última ocorre pelo vírus da herpes simples sob condições que o ativam, manifestando feridas sobre ou ao redor dos lábios, e que podem ser transmitidas muito facilmente, enquanto que as aftas orais ocorrem no interior da boca, na língua e nas gengivas, sendo benignas e não contagiosas.

Bicarbonato de sódio como remédio caseiro para afta

O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais econômicos que oferece resultados incríveis para o tratamento natural de diversas alterações. No que diz respeito à cavidade bucal, o bicarbonato de sódio é uma excelente alternativa para clarear os dentes, ajudar a eliminar as cáries e, é claro, para acabar com as úlceras bucais e dos incômodos que as mesmas geram.

Para aproveitar os benefícios contra as feridas, recomenda-se realizar uma pasta misturando bicarbonato de sódio e água e aplicá-la diretamente sobre a úlcera bucal, deixando-a agir durante alguns minutos. Desta forma, é possível reduzir consideravelmente os incômodos, além do fato dela promover uma cicatrização mais rápida.

Além disso, também se pode optar por misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo d'água e utilizá-lo como enxaguante bucal, repetindo isto até 3 vezes por dia.

Aloe vera, tratamento caseiro para as aftas na boca

A planta conhecida como aloe vera ou babosa é uma das mais populares quando se fala em remédios naturais. Isto porque é bem conhecido, em todo o mundo, os benefícios que uma folha desta erva possui graças aos nutrientes que tem, principalmente, o gel que está em seu interior.

Trata-se de um produto natural antisséptico, bactericida, hidratante, regenerador e anti-inflamatório. Para utilizá-lo como remédio caseiro para as aftas na boca aconselha-se tirar um pouco do gel que há em seu interior e aplicá-lo, suavemente e diretamente na boca, especificamente, nos caroços que causam os incômodos; no entanto, também pode ser utilizado como enxaguante bucal várias vezes ao dia se for misturado com um pouco de água.

Sal na afta (solução salina)

A solução salina é outra excelente opção se você está procurando remédios caseiros para acabar com as úlceras bucais. Utilizar este produto de forma adequada garante que os incômodos causados por estas feridas ao comer, engolir ou falar sejam eliminados de forma eficaz.

Para isso, é preciso dissolver 1/2 colher de chá de sal em um copo d'água e fazer enxagues e gargarejos durante o dia. Recomenda-se fazer isto 3 vezes ao dia durante pelo menos 30 segundos por cada repetição. Embora o sal seja um excelente antisséptico, é importante saber que pode arder bastante ao fazer os enxagues; no entanto, é altamente eficaz.

Camomila, ideal para curar as aftas na boca

A camomila é um produto natural totalmente recomendado para diversas alterações devido a grande quantidade de propriedades que contém, entre elas, destaca-se seu poder antisséptico, por isso é ideal para ajudar a fazer com que as aftas na boca desapareçam de forma rápida e eficaz.

Para isto, recomenda-se fazer uma infusão com meia colher de sopa de flores secas por copo d'água e deixar que a mistura fique bem concentrada. Por fim, você deve fazer enxagues bucais várias vezes ao dia para aliviar os sintomas.

Outros remédios caseiros para as úlceras bucais

Além dos remédios naturais para as aftas na boca que foram mencionados anteriormente, cujos ingredientes são mais fáceis de serem encontrados em casa, existem outros métodos caseiros que podem favorecer o alívio desta alteração bucal e os incômodos que ela causa. Estes são tão eficazes quanto outros tratamentos, por isso você pode escolher dependendo de como se sente mais confortável com a alteração. Dentro das opções naturais contra as úlceras bucais, estão:

  • Enxaguantes bucais com leite de coco;
  • Gargarejos de infusão de calêndula;
  • Enxaguantes com infusão de meia babosa seca;
  • Misturar água com um pouco de água oxigenada e passar nas feridas com um cotonete;
  • Mudar a alimentação, aumentando a ingestão de alimentos ricos em vitamina B e tomando bastante água.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para afta na boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Dentes e boca.