Remédios caseiros para fungos no couro cabeludo

Remédios caseiros para fungos no couro cabeludo

O cabelo é uma parte importante da aparência para algumas pessoas. Para muitas delas, manter os cabelos saudáveis é algo indispensável para se sentirem bem consigo mesmas. O couro cabeludo, onde nascem cada um dos nossos cabelos, assim como qualquer outra parte do corpo, também está suscetível a ter doenças, algumas das mais comuns são, por exemplo, a caspa, a dermatite ou os fungos. As infecções por fungos podem ser extremamente difíceis de combater devido a resistência destes microrganismos, por isso sempre é bom passar algum remédio adicional que possa contribuir com a recuperação durante o tratamento. Neste artigo do ONsalus, temos como objetivo te mostrar algumas opções eficazes e simples para utilizar contra estes tipos de infecções, por isso vamos apresentar diversos remédios caseiros para fungos no couro cabeludo.

Como identificar uma irritação no couro cabeludo

No caso das infecções por fungos na cabeça, a mais frequente de todas é a tinha da cabeça, uma infecção causada pela proliferação e multiplicação de microrganismos no couro cabeludo que apresenta certas características, como por exemplo:

  • Umidade constante no cabelo
  • Presença de lesões ou cortes
  • Falta de higiene

Também podem ser contagiadas através do contato com pessoas que tenham os fungos, ou por usar peças de roupa contaminadas.

O aparecimento de manchas vermelhas e inflamadas no couro cabeludo, as quais se caracterizam por causar coceira, é o sintoma mais característico da infecção por fungos na cabeça. Devido à alteração no couro cabeludo, o cabelo crescerá com defeitos, ficando mais frágil.

Iogurte como remédio caseiro para fungos no couro cabeludo

O iogurte é, talvez, o tratamento caseiro mais conhecido contra os fungos de praticamente qualquer tipo. Tem este efeito porque possui, em sua composição, bactérias benéficas para o corpo e, em contato com os fungos, lutam contra estes, gerando assim um efeito antifúngico. Você deve lavar sua cabeça com o iogurte, sendo geralmente recomendado misturá-lo com alguns dos outros produtos descritos mais abaixo neste artigo.

Limão para couro cabeludo inflamado

O componente mais característico do limão é o ácido cítrico, o qual dá seu sabor e muitas de suas propriedades. Entre os efeitos do ácido cítrico está o de combater microrganismos como os fungos, por isso que pode ser eficiente contra a infecção por fungos na cabeça, assim como qualquer outro tipo de infecção. É possível utilizar o suco de limão puro para lavar sua cabeça, mas você pode ter resultados melhores se o misturar com iogurte.

Fungos no couro cabeludo: tratamento com vinagre

Assim como o limão, o vinagre de sidra de maçã tem em sua composição ácidos que contribuem na luta contra os fungos e outras infecções. Além disso, ele possui uma boa concentração de antioxidantes, os quais contribuem com a rápida recuperação da pele lesionada pela infecção. Você deve misturá-lo com um pouco de água e utilizar a solução para lavar sua cabeça duas ou três vezes por semana.

Alho como remédio caseiro para fungos no couro cabeludo

O alho é uma planta muito valiosa na medicina natural graças aos seus diversos benefícios e propriedades. Para este caso, o alho é eficaz contra os fungos da cabeça devido ao fato de que, ao ser consumido ou aplicado na área afetada, produz efeitos que combatem diversos tipos de microrganismos, entre os quais estão inclusos os fungos. Para sua aplicação tópica, recomenda-se ferver o alho junto com limão e alecrim por 10 minutos, e utilizar a solução resultante em sua cabeça diariamente. Além disso, você também pode utilizar o óleo de alho da mesma forma.

Bicarbonato de sódio para combater os fungos na cabeça

É um tratamento muito eficaz contra as infecções por fungos no couro cabeludo, já que ataca o problema por todos os lados. Primeiro, o bicarbonato em si produz um efeito antifúngico eficaz contra os diferentes tipos de fungos, sendo capaz de esfoliar o couro cabeludo eliminando as células mortas e a caspa, assim como os sintomas de coceira. Você pode prepará-lo misturando um copo de água quente com uma colher de sopa de bicarbonato. Esta mistura deverá ser aplicada com uma massagem após você lavar o cabelo e, então, você deverá deixar ela agir durante 5 minutos antes de tirá-la com água.

Óleos naturais: remédios caseiros para o fungo capilar

Diversos óleos naturais, como por exemplo:

  • De coco
  • De árvore de chá
  • De Neem
  • O azeite de oliva

Caracterizam-se pela presença de diversos componentes, como por exemplo, vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados, que combatem a infecção por fungos e que promovem o alívio e recuperação das consequências de uma infecção no couro cabeludo. Os óleo podem ser passados sozinhos, misturando-os entre si ou com alguma das outras opções que apresentamos, como por exemplo o bicarbonato ou o limão, e deve ser usado para lavar sua cabeça pelo menos três vezes por semana.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para fungos no couro cabeludo, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.