Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos

Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos

A sensação de que temos algo preso na garganta é um problema bastante frequente e que muitas pessoas sentem. Geralmente, no início, isso pode provocar alguma apreensão, sempre que esta condição vem acompanhada de outros sintomas como febre, dificuldade em engolir ou a presença de altos. Normalmente, este é um problema benigno com soluções pontuais. No ONsalus, explicamos em detalhe as causas mais comuns da sensação de algo preso na garganta e quais são as soluções mais habituais.

Estresse ou ansiedade e a sensação de ter algo na garganta

Sabemos que o estresse ou um período de grande tensão podem ser causadores de diversas condições de saúde e uma das causas mais frequentes para que você sinta algo preso na garganta (como que se um pedaço de alimento tivesse caído ali) tem que ver precisamente com a tensão.

Se você está passando por um período de grande ansiedade ou estresse, isto pode dar origem a uma condição conhecida como globo histérico ou globo faríngeo, uma patologia caracterizada pela sensação de ter algo preso na garganta que não desaparece nem por nada. Este incômodo na garganta não se deve a nada orgânico nem a uma falha em particular, é apenas um sinal próprio do estresse, da depressão ou da ansiedade.

O globo histérico se caracteriza por:

  • Sentir uma espécie de muco na garganta, como que se um alimento estivesse preso na zona.
  • Não surgem dificuldades para comer ou beber e o desconforto pode melhorar quando o fazemos ou quando liberamos nossas emoções, tal como o ato de chorar.
  • Não existe nenhum outro sintoma associado, não tendo febre, protuberâncias na zona, dificuldade em engolir, nem problemas digestivos.

Embora a ciência não saiba ao certo o porquê dos músculos do esôfago responderem desta forma a estímulos como a tensão, a ansiedade ou a depressão, o certo é que quando estas condições estão controladas o desconforto desaparece. Comunicar adequadamente os nossos estados anímicos, evitar situações de repressão (como chorar) e tentar liberar adequadamente a tensão são as melhores soluções para aliviar e eliminar esta condição e, assim, acabar com o incômodo na garganta.

No artigo seguinte do ONsalus, oferecemos alguns truques para curar a ansiedade.

Refluxo gastroesofágico: sintomas na garganta

Quando comemos ou bebemos, os alimentos ou os líquidos passam para o estômago através do esôfago, onde se mantêm graças a anéis de fibras musculares localizados na parte interior do esôfago - o esfíncter esofágico - que se fecha para que nada passe novamente no esôfago. Porém, se este anel não se fecha de forma adequada, o conteúdo do estômago, especialmente os ácidos gástricos, sobe ao esôfago originando uma condição conhecida como refluxo.

Os sintomas do refluxo gastroesofágico são:

  • Incômodo na garganta ou sensação que o alimento se prende na garganta ou atrás do esterno.
  • Acidez ou ardor na zona do peito.
  • Náuseas após ingerir comida.

As causas do refluxo são diversas e, na sua persistência, você deve consultar um gastroenterologista, que realizará os exames necessários para determinar a causa destes sintomas. Descubra tudo o que você deve saber sobre esta patologia em refluxo gastroesofágico: causas, sintomas e tratamentos.

Esôfago de Barrett: sintomas

O esôfago de Barret é uma condição que apresenta quando o esôfago esteve demasiado tempo exposto aos ácidos estomacais. De um modo geral, sofrem mais as pessoas que não tratam o refluxo gastroesofágico e, embora esta condição não apresente sintomas, é suficiente ter refluxo para experimentar a sensação de ter algo preso na zona, como a sensação de ter um pelo preso na garganta, por exemplo.

Tal como no caso anterior, esta patologia deve ser diagnosticada e tratada por um gastroenterologista.

Infecção ou inflamação na garganta

Se a sensação de ter algo preso na garganta vem acompanhada de outros sintomas como a dificuldade em engolir alimentos ou bebidas, dor, febre ou a percepção de uma protuberância na zona, é muito provável que se trate de uma inflamação ou infecção na garganta. Neste caso, é necessário consultar um otorrinolaringologista num centro de saúde para fazer análises que permita diagnosticar a inflamação ou infecção e receber o tratamento adequado, independentemente da condição que o originou.

Os remédios caseiros para a garganta irritada podem servir para aliviar a irritação e sensação de ter uma bola na garganta.

Nódulos na tireoide

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço encarregue de segregar diversas hormonas que influenciam processos importantes tal como o crescimento e o funcionamento adequado do nosso metabolismo. Falamos de um nódulo quando se tem um crescimento anormal das células da tireoide que levam á formação de um câncer ou nódulo, devido ao qual se pode ter dificuldade para engolir, entre outros sinais.

Os sintomas de quem tem nódulos na tireoide mais comuns são:

  • Presença de um nódulo na zona que pode ser palpado facilmente.
  • Troca de voz ou rouquidão repentina.
  • Dor no pescoço.
  • Dificuldade em respirar (especialmente quando se está deitado).
  • Além disso, podem surgir sintomas similares aos dos hipertireoidismo como nervosismo, irritabilidade, taquicardia, ganho de apetite e perda de peso.

No nosso artigo nódulos na tireoide: causas, sintomas e tratamento, explicamos esta condição com mais detalhe.

A importância de ir ao médico

A sensação de algo preso na garganta, geralmente pode ser produto do globo histérico ou faríngeo. No entanto, quando surgem outros sintomas para além deste incômodo semelhante um nódulo na garganta, é necessário ir a um otorrinolaringologista para uma revisão completa.

Alguns dos sintomas que nos devem alertar na presença de dor na garganta é a dificuldade em engolir saliva, comida ou líquido, percepcionar um alto na garganta ou ter outros sintomas como febre, muco excessivo ou placas brancas na garganta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.