Partilhar

Suco de cranberry para infecção urinária

Por Nídia do Carmo, Editora e redatora ONsalus. 26 junho 2018
Suco de cranberry para infecção urinária

Apesar de requererem um tratamento médico específico, alguns remédios caseiros são eficazes para promover a cura de infecções urinárias e prevenir o seu aparecimento recorrente. Contudo, entre todas as opções, se destaca o suco de cranberry ou mirtilo vermelho. Vários estudos demonstraram que estes pequenos frutos são capazes de impedir a proliferação de bactérias que causam as infecções no trato urinário. Logo, além de consultar o sue médico e receber o tratamento adequado, o suco de cranberry pode ser um excelente aliado diário para evitar o padecimento de doenças como cistites, uretrite ou pielonefrite.

Continue lendo esse artigo do ONsalus para saber quais são os benefícios do suco de cranberry para infecção urinária e como consumi-lo corretamente.

Causas e sintomas da infecção urinária

As infecções urinárias podem se desenvolver em zonas diferentes do trato urinário, entre as quais se encontra a bexiga (cistite), os ureteres, a uretra (uretrite) ou os rins (pielonefrite ou infecção renal). No geral, a maioria é provocada pela entrada de bactérias na uretra que logo acessam a bexiga e, a partir daí, podem subir para os rins.

Este tipo de infecções são mais comuns entre mulheres devido ao fato de terem uma uretra mais curta que a do homens - isso faz com que as bactérias da zona retal possam ingressar com mais facilidade. No entanto, alguns fatores e condições podem contribuir para o padecimento de uma infecção urinária. Essas são as causas de infecção urinária mais comuns:

  • Gravidez.
  • Ser sexualmente ativo.
  • Diabetes.
  • Ter uma idade avançada.
  • Problemas para esvaziar a bexiga corretamente.
  • Segurar a vontade de urinar por muito tempo.
  • Cálculos renais.
  • Condições que bloqueiam o fluxo de urina, como prostatite ou uretra estreita.
  • Ter uma sonda vesical.
  • Ter sido operado cirurgicamente nas vias urinárias.
  • Incontinência intestinal.
  • Fatores genéticos.

No geral, os sintomas de infecção urinária mais comuns são: necessidade intensa e urgente de urinar com frequência, urina escura ou com presença de sangue, dores e ardência durante a micção, febre em alguns casos e desconforto ou sensação de pressão na zona abdominal inferior ou no fundo das costas. Nos casos em que a infecção chega aos rins, também podem surgir calafrios, tremores, suores noturnos, febre alta, dor abdominal, nas costas ou na virilha, pele avermelhada e quente, náuseas, vômitos e fraqueza geral.

Suco de cranberry para infecção urinária - Causas e sintomas da infecção urinária

Benefícios do suco de cranberry para infecção urinária

Vários estudos comprovaram a eficácia dos mirtilos vermelhos para prevenir e tratar as infecções urinárias. O consumo do suco preparado com essa fruta é, portanto, um excelente tratamento natural para a condição.

Este poder curativo do cranberry sobre a infecção de urina se deve ao ser alto conteúdo em proantocianidinas (PAC), polifenóis com a capacidade de evitar ou impedir que a bactéria Escherichia Ecoli, a principal causadora de infecções urinárias, adira às paredes do trato urinário e fabrique biocamadas que fazem com que a bactéria prolifere e se multiplique no organismo. Os estudos demonstram que o suco de cranberry previne essa aderência bacteriana e começa a atuar 8 horas depois do seu consumo. Além disso o cranberry é diurético, favorecendo assim a limpeza dos órgãos através da expulsão da urina e, logo, das bactérias que provocam a infecção.

Então, para que serve cranberry? Por tudo isso, podemos dizer que o suco de cranberry é benéfico para a cistite e demais infecções urinárias, sendo especialmente eficaz para quem sofre dessa condição com frequência ou de forma recorrente.

No entanto, assim como indicado pelos especialistas, é essencial que o seu consumo seja um complemento natural do tratamento médico e não um substituto. Devemos ter em conta que as infecções de urina apenas podem ser curadas com medicamentos antibióticos e que, se não forem tratadas rapidamente, podem progredir e dar lugar a doenças mais graves.

Como fazer suco de cranberry

Para poder aproveitar todos os benefícios do suco de cranberry para infecção urinária, você deve consumir um suco que seja puro, descartando completamente os sucos industrializados ou com açúcar. O melhor é visitar uma ervanária ou uma loja especializada na venda de produtos naturais para comprá-lo. Outra opção é comprar o mirtilo vermelho uma frutaria e preparar um suco natural em casa com a receita indicada em seguida.

Ingredientes:

  • 2 copos de cranberry (mirtilo vermelho)
  • 1 copo de água fria
  • Suco de 1/2 limão
  • Um pouco de açúcar

Como fazer suco de cranberry

  1. Lave muito bem o cranberry e coloque-os no liquidificador com a água fria e o suco de meio limão acabado de espremer.
  2. Bata em velocidade média até triturar tudo o obter o suco.
  3. Coloque o suco em um copo, adoce a gosto e, se desejar, coe o líquido.
  4. Beba em temperatura ambiente ou reserve na geladeira até gelar.
Suco de cranberry para infecção urinária - Como fazer suco de cranberry

Como tomar suco de cranberry para infecção urinária

É importante tomar o suco de cranberry corretamente para que faça efeito e atue contra as infecções urinárias. Recomendamos o consumo de um copo de suco puro 2 vezes por dia, como mínimo, um pela manhã e outro no final da tarde/noite. Caso você compre cranberry concentrado, pode tomar uma colher de sopa três vezes ao dia.

Nas ervanárias também é possível encontrar comprimidos ou cápsulas de cranberry concentrado, também boas opções para prevenir e tratar a cistite. Nesse caso, recomendamos a toma de um comprimido por dia à noite, acompanhado de um pouco de água.

Além disso, como prevenção, é essencial que você (pelo menos 2 litros) para diluir a urina e expulsar as bactérias do seu organismo. Evite também o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco e faça um esforço para ter uma dieta saudável e equilibrada.

Conheça outros tratamentos naturais para infecção de urina no artigo Remédios caseiros para infecção urinária.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Suco de cranberry para infecção urinária, recomendamos que entre na nossa categoria de Rins e sistema urinário.

Escrever comentário sobre Suco de cranberry para infecção urinária

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Matheus Vieira
Cranberry emagrece?
jorge david de carvalho
como posso encontrar esse produto para o consumo do mesmo?

Suco de cranberry para infecção urinária
1 de 3
Suco de cranberry para infecção urinária

Voltar ao topo da página