Sucos para limpar o fígado

Sucos para limpar o fígado

O fígado desempenha uma das funções mais importantes para o funcionamento ideal do organismo: eliminar as toxinas. O que isso significa? O fígado purifica o corpo de todas as toxinas que ingerimos através dos alimentos, bebidas e medicamentos, para torná-los inofensivos e impedir que provoquem algum tipo de dano no corpo humano. Portanto, manter uma dieta ruim, consumir muito álcool ou tomar muitos medicamentos são ações que podem fazer com que o fígado não desempenhe sua função de forma eficaz e fazer com que seja necessário limpá-lo.

Limpar o fígado e manter uma dieta saudável é ideal para que este órgão funcione adequadamente, permitindo manter os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue sob controle, eliminar toxinas e armazenar uma boa quantidade de nutrientes e vitaminas. A boa notícia é que há formas simples e naturais de promover a desintoxicação do fígado para ajudá-lo a exercer seu importante papel no organismo. Você sabe quais são os sucos para eliminar gordura no fígado? É sobre eles que vamos falar neste artigo do ONsalus: apresentamos diferentes receitas de sucos para limpar o fígado. Boa leitura.

Por que limpar o fígado?

Quando nos descuidamos da saúde do fígado, ele começa a funcionar mal, acumulando toxinas, armazenando menos vitaminas e nutrientes e tendo problemas de metabolização de gorduras. Quando isso acontece, o fígado pode se tornar a causa de grandes doenças, como por exemplo:

  • Esteatose hepática ou fígado gorduroso.
  • Doença hepática.
  • Hepatomegalia ou fígado aumentado
  • Cirrose hepática
  • Congestão hepática

Para evitar que qualquer uma dessas condições afete a saúde e o funcionamento do fígado, é necessário limpar o órgão para garantir seu bem-estar. A ingestão de sucos para limpar o fígado é uma boa maneira de mantê-lo em seu funcionamento ideal, além de garantir uma boa nutrição. Esses sucos também são uma importante opção de como desintoxicar o fígado rapidamente.

1. Suco de beterraba para desintoxicar o fígado

Devido ao seu alto teor de betanina, a beterraba é um excelente antioxidante para o organismo, ajudando a eliminar metais pesados do corpo e é um dos melhores alimentos para prevenir o câncer de fígado. A mistura de beterraba com limão tem como resultado um excelente suco para limpar o fígado.

Para preparar o suco de beterraba, capaz de desintoxicar o fígado rapidamente, você vai precisar de apenas três ingredientes:

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 limão inteiro
  • 1 copo d'água

Preparo

  1. Corte a beterraba em quatro pedaços e coloque-a em água fervente.
  2. Quando tiver amolecido, misture com o suco do limão inteiro e adicione um copo de água no liquidificador.
  3. Em poucos segundos, este excelente suco detox para o fígado está pronto para ser consumido.

2. Suco de agrião para limpar o fígado

Uma outra excelente opção de suco detox para o fígado é o suco de agrião. Este vegetal verde ajuda a eliminar toxinas, auxiliando o fígado em suas funções e tornando o trabalho do órgão menos difícil. O agrião é altamente recomendado para o tratamento de hepatite, bilirrubina alta e cálculos biliares.

Para preparar o suco de agrião você vai precisar:

Ingredientes

  • Duas xícaras de agrião sem raiz
  • Água

Preparo

  1. Ferva meio litro de água
  2. Acrescente os dois copos de agrião e misture
  3. Deixe repousar e beba após jejum, preferencialmente, pela manhã.

E como estamos falando do agrião como um importante ator para desintoxicar o fígado, você provavelmente vai se interessar por este outro artigo do ONsalus sobre os alimentos antioxidantes e seus benefícios.

3. Suco de laranja e gengibre para limpar o fígado

Esta é mais uma receita muito simples, barata e rápida para fazer um suco detox para o fígado. Para preparar o suco de laranja e gengibre, além desses dois ingredientes, você vai precisar:

Ingredientes

  • 1 xícara de suco de laranja natural
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Preparo

  1. Coloque o suco de laranja, o gengibre ralado o azeite no liquidificador
  2. Bata durante alguns segundos sem adicionar açúcar
  3. E pronto. Este ótimo suco para limpar o fígado está pronto e deve ser tomado por três noites consecutivas para desintoxicar corretamente o fígado.

4. Suco de limão, alho e azeite de oliva

A mistura de limão, alho e azeite de oliva resulta em um poderoso antioxidante que limpa o corpo e facilita o funcionamento do fígado. O alho é um ingrediente muito importante neste suco devido à sua capacidade de ajudar o organismo a se livrar de metais pesados.

Para preparar este suco detox para o fígado de limão, azeite de oliva e alho, você vai precisar:

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de gengibre ralado.
  • 2 limões inteiros
  • 1/4 copo de alho esmagado
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 copo d'água

Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador
  2. Com este suco para limpar o fígado pronto, sirva e beba fresco

Como tomar os sucos para limpar o fígado?

Agora que você já conheceu algumas receitas bem simples de sucos detox para o fígado, saiba que, para que eles tenham um melhor efeito, é aconselhável bebê-los com o estômago vazio, ou seja, em jejum, quando o fígado está em repouso e está há várias horas sem assimilar nenhum tipo de alimento. Isso vai permitir com que ele absorva melhor todos os nutrientes e vitaminas que estas bebidas contêm. O ideal é limpar o fígado tomando esses sucos por dois até cinco dias consecutivos. Mais do que isso é considerado contraproducente e, portanto, não indicamos.

Talvez você possa se interessar por este outro artigo em que mostramos como limpar o cólon naturalmente.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sucos para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Alimentação.

Bibliografia
  • MONTEIRO, Mirelle Lordelo. Consumo de uma preparação detox: conhecimento popular. 2018. Disponível em: <http://131.0.244.66:8082/jspui/handle/123456789/1285>. Acesso em 7 de setembro de 2021.
  • Tudo Receitas. Suco de laranja com gengibre. Disponível em: <https://www.tudoreceitas.com/receita-de-suco-de-laranja-com-gengibre-7940.html>. Acesso em 7 de setembro de 2021.