
Se você já sentiu o coração acelerado após comer, não se preocupe. Muitas pessoas já tiveram taquicardia após comer, o que geralmente se deve ao consumo de determinados alimentos, alergias alimentares, bebidas alcoólicas e certas condições, como desidratação, ansiedade e até mesmo estresse. Saber o que causa a taquicardia após comer proporcionará alívio imediato, além de proteger a saúde do coração, o que, por sua vez, garantirá tranquilidade. Convido-o a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde você aprenderá sobre as causas e o tratamento da taquicardia após comer.
Alguns alimentos
O consumo de determinados alimentos, como os apimentados, pode aumentar a frequência cardíaca a ponto de causar taquicardia em indivíduos sensíveis após a ingestão. Essa reação é causada pela capsaicina, presente em todos os alimentos picantes, que pode estimular o sistema cardiovascular. Além disso, alimentos com alto teor de açúcar, como doces ou sobremesas açucaradas, podem causar picos repentinos de glicose no sangue. Essas flutuações podem causar batimentos cardíacos irregulares. Além disso, a ingestão excessiva de sódio aumenta o volume de sangue, o que força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Os alimentos com maior teor de sódio incluem sopas enlatadas e carnes curadas.
Tratamento
O tratamento será baseado no controle da dieta. O controle da ingestão de açúcar é essencial em pessoas com tendência à taquicardia, pois ajuda a manter os níveis sanguíneos estáveis e também reduz o risco de distúrbios do ritmo cardíaco. Por esse motivo, recomenda-se reduzir o consumo de alimentos com altos níveis de açúcar.

Resposta digestiva normal
A digestão normal dos alimentos leva de 6 a 8 horas. A jornada começa no estômago, segue para o intestino delgado e depois passa para o intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e, finalmente, a eliminação dos resíduos não digeridos. Durante esse processo, o corpo direciona mais sangue para o sistema digestivo para facilitar a digestão. Para compensar, o coração pode acelerar seus batimentos, o que, em algumas pessoas, pode causar taquicardia após comer.
Tratamento
Se você sentir taquicardia após comer, apesar da digestão normal, siga estas recomendações:
- Faça uma dieta balanceada, ou seja, coma alimentos de todos os grupos alimentares básicos.
- Beba bastante água.
- Mastigue bem os alimentos.
- Evite alimentos gordurosos, adoçantes e bebidas com gás.
Síndrome de Dumping
A síndrome de dumping ocorre quando o estômago esvazia seu conteúdo no intestino delgado muito rapidamente, antes que o alimento seja totalmente digerido. Também conhecida como síndrome de esvaziamento gástrico rápido, ela pode causar aumento da frequência cardíaca, o que pode levar à taquicardia após a refeição.
Tratamento
Nessa situação, o médico aconselhará:
- Evitar alimentos ricos em carboidratos e açúcares refinados.
- Evitar produtos lácteos.
- Fazer pequenas refeições.
- Fazer menos refeições durante o dia.
- Aumentar a ingestão de proteínas e fibras.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Condições médicas subjacentes
Existem algumas doenças que podem causar um aumento da frequência cardíaca após a ingestão de alimentos, entre elas:
- Hipertireoidismo.
- Anemia.
- Refluxo gastroesofágico.
- Arritmias cardíacas (como a fibrilação atrial).
Cada uma dessas condições, após a ingestão de alimentos, pode fazer com que o coração aumente sua frequência, causando taquicardia após a ingestão de alimentos.
Tratamento
O tratamento dependerá da doença subjacente. O médico fará o diagnóstico após a avaliação e indicará o tratamento a ser seguido para controlar a doença e, assim, controlar a taquicardia após a alimentação.
Cafeína
O consumo excessivo de cafeína pode causar taquicardia após a refeição, pois ela age como um estimulante que acelera a frequência cardíaca. Além disso, seu efeito diurético pode causar desidratação, o que também pode contribuir para as palpitações.
Tratamento
Para tratar a taquicardia após comer, o médico recomendará manter-se bem hidratado, aumentando a ingestão de água e reduzindo a ingestão diária de cafeína.

Alergias alimentares
As alergias alimentares são muito comuns e afetam muitas pessoas. O tipo e a gravidade da alergia determinarão como os sintomas se manifestarão. Em alguns casos, essas reações podem causar palpitações cardíacas.
Algumas pessoas têm reações adversas a produtos lácteos, nozes, mariscos ou determinadas frutas, o que pode desencadear uma resposta alérgica que aumenta a frequência cardíaca e cria a sensação de coração acelerado.
Tratamento
A primeira coisa que o médico recomendará é observar sua dieta, prestar atenção ao que você come e à quantidade. Esse registro o ajudará a identificar quais alimentos podem desencadear uma reação alérgica em você.
Desidratação
A desidratação pode alterar o equilíbrio de eletrólitos do corpo, afetando os sinais elétricos do coração e causando taquicardia. Quando o corpo não tem água suficiente, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue, o que é compensado pelo aumento da frequência e da intensidade dos batimentos cardíacos.
Tratamento
O tratamento para a desidratação é aumentar a ingestão de água para restaurar os níveis de água do corpo.
Estresse e ansiedade
A ansiedade e o estresse podem desencadear a resposta de luta ou fuga do corpo. A ocorrência desses sintomas antes, durante ou após as refeições pode levar ao aumento da frequência cardíaca, ou a palpitações.
Tratamento
Para tratar a taquicardia após comer como resultado de estresse ou ansiedade, seu médico recomendará o gerenciamento desses níveis com um terapeuta, usando diferentes técnicas de relaxamento que permitam controlar ambas as situações, como respiração guiada, meditação e ioga.
Medicamentos
Alguns medicamentos que podem ser tomados com alimentos podem causar taquicardia após a ingestão de alimentos, incluindo:
- Antibióticos.
- Medicamentos para alergia, asma e resfriado.
- Pílulas dietéticas.
- Medicamentos para doenças cardíacas.
- Anti-hipertensivos.
- Insulina.
- Medicamentos para a tireoide.
Tratamento
Para evitar a taquicardia após comer devido à ingestão de qualquer um desses medicamentos, consulte seu médico para ajustar a dose ou considerar a descontinuação de acordo com suas necessidades.

Álcool
O consumo de álcool, mesmo que ocasionalmente durante as refeições ou atividades sociais, pode afetar o coração e causar palpitações em pessoas com fibrilação atrial ou arritmia cardíaca.
Tratamento
Se esse for o seu caso, consulte seu médico, que o aconselhará a reduzir o consumo de álcool após um check-up, e é provável que apenas isso resolva o problema.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Taquicardia após comer: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sangue, coração e circulação.
- Aldecoa Landesa, S. (2022). Palpitaciones. AMF: Actualización en Medicina de Familia, 18(10).
- Muñoz, V. M., Jiménez, V. H., Meneses, C. J., & Martínez, N. F. TAQUICARDIA SINUSAL,¿ QUE ESCONDE?. APUNTES DE CIENCIA, 56.
- Molina, L., Delgadillo, S. G., Dávalos, J. D., & Sánchez, J. (2010). Causas más comunes de taquicardias paroxísticas. El Residente, 5(3), 98-102.