Tratamento da síndrome do olho seco por causa do ar condicionado

Tratamento da síndrome do olho seco por causa do ar condicionado

Os hábitos associados ao estilo de vida atual, que aumentam consideravelmente o uso das telas de computadores, especialmente após o trabalho, a calefação e o ar condicionado estão contribuindo para que os números da doença do olho seco aumentem. Para você ter uma ideia, na Espanha, mais de 5 milhões de pessoas sofrem desta condição, causada pela falta ou déficit de lágrimas ou pela má qualidade desta. O inverno é, além disso, a época que mais agrava a doença, por isso é aconselhado prestar mais atenção à saúde dos olhos.

Segundo José Manuel Benítez del Castillo, professor de Oftalmologia da Universidade Complutense de Madrid, no Congresso da Sociedade Espanhola de Oftalmologia, "há estudos que demonstram que os piores meses são de outubro a fevereiro, por isso nesta época do ano é preciso ter um cuidado especial e seguir procedimentos que possam ajudar a aliviar os sintomas, assim como um tratamento adequado".

Neste artigo do ONsalus falaremos sobre o tratamento da síndrome do olho seco por causa do ar condicionado. Boa leitura.

O que é a doença do olho seco

A doença do olho seco é a condição mais comum nos olhos e uma das causas mais frequentes das consultas ao oftalmologista. É uma doença que causa irritação, sensação de ter areia no olho e ardência, sensibilidade à luz, dor e fadiga ocular. Estes sintomas dificultam a realização de tarefas cotidianas como ler, dirigir, assistir TV ou trabalhar na frente de um computador. Além disso, a doença de moderada a grave está associada a uma redução da vitalidade, um mau estado de saúde geral e, frequentemente, depressão.

A prevalência mundial da doença do olho seco é de até 33% em algumas populações, e entre 5 e 10% das pessoas têm a doença de moderada a intensa. Contudo, especialistas consideram que os novos hábitos de vida estão influenciando negativamente nos sintomas e, portanto, na incidência. Uma situação que piorou ainda mais com a pandemia da Covid-19, posto que durante o período de isolamento houve um aumento na média de horas em exposição à telas.

Por outro lado, também influencia no envelhecimento da população. As doenças oculares como a síndrome do olho seco e seus sinais também aumentam com a idade. Por este motivo, a prevalência da doença aumenta com o envelhecimento populacional, que vem junto com o aumento de doenças, como a diabetes, que estão ligadas à EOS.

Da mesma forma, as mulheres são um dos grupos mais vulneráveis ante estas doenças, e assim como diz o Prof. Benítez del Castillo, "têm um risco 5 vezes maior de sofrer a síndrome do olho seco". O risco aumenta especialmente a partir do período de menopausa, quando as mulheres sentem uma redução dos hormônios sexuais. A descida destes hormônios produz alterações no epitélio da superfície ocular e nas glândulas lacrimais e Meibomio, que pode causar os sintomas mais comuns da síndrome do olho seco.

O que fazer se você sofre de olho seco

O primeiro de tudo é encontrar um oftalmologista que possa fazer um diagnóstico preciso e recomendar o tratamento adequado para estes sintomas. Além disso, você pode considerar estes pontos para ter uma melhor saúde ocular:

  1. Aumentar a umidade relativa do ambiente: colocando, por exemplo, um umidificador no local de trabalho.
  2. Faça descansos frequentes da tela do computador: o recomendado é trabalhar duas horas no computador e fazer descansos de meia hora onde seja possível fazer outros trabalhos que não envolvam fixar a vista na tela.
  3. Considere a qualidade da tela: é importante que a tela tenha uma boa resolução, os filtros de tela não ajudam em nada.
  4. Coloque a tela abaixo da linha de visão: se a tela está muito alta, você mantém os olhos mais abertos e a fenda palpebral (a abertura natural que existe entre as pálpebras) fica maior, o que faz com que a superfície de evaporação seja maior e o olho seque mais.
  5. Use óculos ao invés de lentes se trabalha em frente ao computador. As lentes são um fator agravante do olho seco, por sua vez, os óculos protegem os olhos do ar que os seca.
  6. Beba água: a desidratação piora o problema da doença do olho seco.
  7. Evite o tabaco e o álcool: que são dois dos fatores que favorecem a doença do olho seco
  8. Aumente a ingestão de ômega 3 e diminua a ingestão de ômega 6: escolha alimentos como peixes oleosos, legumes, frutos secos e evite o excesso de carnes.
  9. Utilize um tratamento para a doença do olho seco: o oftalmologista te indicará qual melhor se adapta às suas necessidades.

Neste outro artigo explicamos o que pode ser quando o olho esquerdo fica tremendo.

Quais soluções existem para combater o olho seco

Muitas vezes, o uso de soro fisiológico é considerado suficiente para aliviar os sintomas, mas a principal função deste tipo de produto é a de limpar os olhos. Os soros fisiológicos não hidratam nem protegem a membrana ocular. É por isso que para tratar o olho seco é recomendado o uso de lágrimas artificiais. Estas são colírios lubrificantes com uma formulação específica para reduzir os sintomas da síndrome do olho seco.

Todas as lágrimas artificiais são iguais? Não. Algumas são mais aquosas, outras mais densas e algumas têm apenas um ingrediente. As aquosas poder dar um alívio rápido sem deixar a visão embaçada e precisam ser reaplicadas frequentemente, o que pode ser frustrante em alguns casos. As lágrimas artificiais mais densas possuem um efeito maior a longo prazo. Contudo, podem deixar a visão embaçada.

Diante desta situação, para poder aliviar os sintomas da síndrome do olho seco, é necessário fornecer soluções que cubram as necessidades dos pacientes de obter um alívio dos incômodos e poder proteger os olhos dos sintomas do ressecamento ocular a longo prazo.

Agora que você já sabe como tratar a síndrome do olho seco por causa do ar condicionado, não perca este outro artigo sobre como tirar o inchaço dos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento da síndrome do olho seco por causa do ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Olhos e visão.

Referências
  1. National Eye Institute. Facts about dry eye. Disponível em: <https://nei.nih.gov/health/dryeye/dryeye> Acesso em 20 de julho de 2022.
  2. Estudio Observacional SOS en Farmacia Comunitaria 2015 (002).pdf
  3. Viso E, Rodriguez-Ares MT, Gude F. Prevalence of and associated factors for dry eye in a Spanish adult population (the Salnes Eye Study). Ophthalmic Epidemiol 2009;16(1):15-21.
  4. Ophthalmology. 2015 Aug; 122(8): 1727–1729.Seasonal Variation in Dry Eye Naresh Kumar, PhD,1 William Feuer, MS,2,3 Nicole L. Lanza, Med,3 and Anat Galor, MD, MPSH2,4,
  5. Resumen ejecutivo del informe de TFOS DEWS II. Disponível em:<http://www.tfosdewsreport.org/reporttfos_dews_ii_report/36_36/es/>. Acesso em 20 de julho de 2022.
  6. Stapleton F et al. Dry Eye. Springer Berlin Heidelberg, 2015. 21-29
  7. World Health Organisation. Ageing and health factsheet. 2015. Disponível em:< http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs404/en/> Acesso em 20 de julho de 2022.
  8. World Health Organisation. Diabetes factsheet. 2015. Disponível em: <http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs312/en/> Acesso em 20 de julho de 2022.
  9. Prevalence, burden, and pharmacoeconomics of dry eye disease. Pflugfelder SC.Am J Manag Care. 2008 Apr;14(3 Suppl): S102-6
  10. Buckley RJ. Assessment and management of dry eye disease. Eye 2018; 32: 200–203.
  11. Rouen PA, et al. Dry Eye Disease: Prevalence, Assessment, and Management. Home health now. 2018;36(2): 74-83
  12. Mateo A. et al. Clinical Ophthalmol. 2018; 12:1-9
  13. Simmons PA, Vehige JG. Clinical performance of a mid-viscosity artificial tear for dry eye treatment. Cornea. 2007;26(3): 294–302.
  14. Instrucciones de uso de OPTAVA® ADVANCE