Unha do pé amarela: causas e tratamento

Unha do pé amarela: causas e tratamento

As mudanças no aspecto habitual das unhas pode ser um sinal de algum tipo de problema ou condição delas, por isso que é necessário prestar atenção. Quando a unha do dedão do pé, ao invés de parecer rosada e translúcida, apresenta um tom amarelado e, além disso, fica grossa com ranhuras ou apresenta variações, pode ser consequência de alguma condição, como uma infecção por fungos, psoríase ungueal, pancadas, uso incorreto de calçados, entre outras.

Continue lendo este artigo do ONsalus para descobrir todas as possíveis causas e encontrar a resposta a unha do pé amarela, suas causas e tratamentos para cada caso em específico. Boa leitura.

Unha do pé grossa e amarela por fungos

O engrossamento da unha do dedão do pé e sua coloração amarelada pode ser um sinal de onicomicose, que é uma infecção da unha produzida por fungos. Os fungos que costumam causar este tipo de infecção são os chamados dermatófitos, os quais normalmente se proliferam e afetam a saúde das unhas por fatores como frequentar espaços úmidos e quentes, manter os pés úmidos ou molhados, usar calçados ou meias que não favoreçam a transpiração do pé, sofrer de sudorese excessiva nos pés, etc.

Quando as unhas dos pés são afetadas pela proliferação de fungos, podem apresentar os seguintes sinais:

  • Unhas dos pés amarelas ou com presença de riscas amarelas. Esta tonalidade pode ir escurecendo conforme a infecção avança.
  • Unhas engrossadas, deformadas, rugosas e muito mais frágeis.
  • Rupturas nas unhas, normalmente, isto acontece pelas bordas no início e pode chegar até o ponto de se separar da pele.

Além dos sinais anteriores, os fungos nas unhas também podem provocar dor e desconforto nos dedos diante da pressão e do atrito com os sapatos, e inflamação, vermelhidão e coceira na pele ao redor.

Tratamento

Se você tem a unha do dedão amarela e grossa por fungos, é importante que comece um tratamento adequado antes que a infecção avance. Neste caso, devem ser utilizados medicamentos antifúngicos tópicos, os quais são aplicados diretamente na unha afetada várias vezes na semana. No caso da raiz da unha ter sido afetada, o especialista pode recomendar a ingestão de medicamentos antifúngicos por via oral.

Unha do pé amarela e com linhas por psoríase ungueal

Outro motivo para a unha do pé amarela é a psoríase ungueal ou nas unhas, que afeta por volta de 50% das pessoas que têm psoríase em outras áreas do corpo e 80% das pessoas que sofrem de artrite psoriásica. Trata-se de uma doença cutânea inflamatória crônica da qual são desconhecidas as causas exatas, mas foi sugerido que pode estar relacionada com fatores genéticos e ambientais. Seus sintomas podem variar consideravelmente de uma pessoa para outra e, quando esta doença afeta as unhas, é possível notar as seguintes alterações ou lesões:

  • Engrossamento das unhas.
  • Unhas que mudam de cor, podem ser amarelas, salmões ou marrons. Também podem apresentar manchas brancas ou avermelhadas por debaixo delas.
  • Linhas que atravessam as unhas.
  • Aparecimento de sulcos ou buracos.
  • Maior fragilidade.
  • Escamosas nas bordas e laterais.
  • Descolamento.

Tratamento

Não existe uma cura definitiva para a psoríase ungueal, sendo que o tratamento será voltado ao alívio dos sintomas da condição e em evitar novos surtos dela. Podem ser receitados cremes e pomadas tópicas, as quais normalmente contêm vitaminas A ou D ou corticoides. No caso destes medicamentos não darem resultado, o especialista pode indicar a ingestão de medicamentos por via oral ou a fototerapia.

Unha do dedão do pé grossa e amarela por traumatismo

As pancadas nas unhas dos pés ou o atrito contínuo com um calçado inadequado também pode fazer com que a unha do dedão do pé seja danificada e, como consequência, aparente estar grossa e amarelada. Tanto as pancadas diretas na unha quanto os traumatismos pelo uso de um calçado muito estreito na parte dianteira podem causar alterações no aspecto normal das unhas, fazendo com que apareçam manchas ou linhas verticais ou horizontais arroxeadas, brancas, amarelas, azuladas, etc., devido às pequenas hemorragias dos vasos sanguíneos do leito ungueal.

Tratamento

Embora em muitos casos os sintomas desapareçam com o passar dos dias, no caso de perceber dor, inflamação, hematoma abaixo da unha ou desprendimento da unha, é importante consultar um médico. Ele pode fazer, se considerar necessário, uma drenagem do sangue do hematoma para aliviar os incômodos. Também pode indicar manter a unha protegida e usar um desinfetante tópico para prevenir possíveis infecções.

Unha do dedão do pé encravada

As unhas encravadas são aquelas que não crescem corretamente e que acabam enterrando suas bordas dentro da pele do pé. Isto ocorre mais frequentemente no dedão do pé do que nos demais e pode ser consequência de diferentes fatores, como fatores congênitos, o uso de um calçado muito estreito, não cortar as unhas corretamente, traumatismos na unha, excesso de suor nos pés, sofrer de diabetes ou de má circulação sanguínea, etc.

Quando uma unha fica encravada, suas bordas ou extremidades entram na pele do dedo do pé, o que provoca sintomas como inflamação, vermelhidão e dor, além da unha poder ficar engrossada e apresentar uma coloração amarela e supuração de pus branco, amarelo ou esverdeado no caso de uma infecção avançada.

Tratamento

Diante dos primeiros sinais de unha encravada, você deve consultar um podólogo para solucionar o problema de forma profissional e especializada. Além disso, é importante ter muito cuidado com a higiene da área, fazendo banhos de água morna com sal várias vezes ao dia e aplicando uma solução desinfetante na unha afetada.

Tratamento para a unha do pé amarela

De acordo com a causa da unha do pé amarela, será preciso fazer o tratamento que indicamos para cada caso. Além disso, sempre convém consultar um médico ou dermatologista para que seja um profissional quem recomende o tratamento e as medidas a serem seguidas. A seguir, mostramos alguns dos cuidados diários e hábitos que devem ser conhecidos para prevenir problemas nas unhas dos pés e mantê-las sempre saudáveis:

  • Manter as unhas dos pés curtas e cortá-las de forma adequada. É importante cortá-las de forma reta quando ainda estiverem um pouco úmidas e deixar as bordas um pouco visíveis para evitar que fiquem encravadas.
  • Manter os pés secos e evitar que fiquem úmidos ou molhados durante muito tempo. Secá-los bem depois de lavá-los e evitar usar meias suadas ou ficar com os pés molhados durante longos períodos de tempo.
  • Levar sempre um calçado que seja largo na parte da frente, que permite que o pé respire e se mantenha bem ventilado.
  • Usar meias de algodão e trocá-las com frequência.
  • Hidratar corretamente os pés e as unhas diariamente.
  • Evitar o uso de esmaltes de má qualidade.

Agora que você já sabe as causas e tratamento para a unha do pé amarela, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre como curar unha encravada no dedão do pé.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Unha do pé amarela: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.