Unhas roxas, o que pode ser?

Unhas roxas, o que pode ser?

Em geral, as unhas não tem nenhuma cor, entretanto, refletem o tom natural das pessoas, que pode ser uma cor rosada ou mais escura, dependendo do fenótipo. A mudança de coloração na unha pode ser o aviso do aparecimento de alguma condição no organismo.

As unhas podem adquirir uma cor roxa por diferentes fatores, que vão desde modificações nos hábitos alimentares ou traumatismos, que levam ao aparecimento de um hematoma. Se você ver que suas unhas estão nesta tonalidade, deve ir imediatamente ao médico, ele se encarregará de identificar a causa que estiver provocando esta mudança de coloração.

Continue lendo este artigo do ONsalus para saber com mais detalhes o que pode ser unha roxa e o que fazer a respeito.

Causas das unhas roxas

As unhas roxas nas mãos e pés podem ocorrer por diferentes causas, podendo, em um determinado momento, afetar seu estado de saúde. Algumas delas são:

Unhas roxas por frio

O clima frio pode afetar os vasos sanguíneos, provocando a contração destes a fim de manter o calor do corpo.

A coloração roxa das unhas é produzida, neste caso, pela diminuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.

Anemia

Quando há uma falta de ferro ocorre a anemia. Neste caso, o sangue não transporta o oxigênio de forma suficiente, o que gera uma cor azulada ou roxa nas unhas das mãos.

Hematoma subungueal

Pancadas fortes nas unhas das mãos e dos pés pode fazer com que sua coloração varie de roxo para preto.

Pode aparecer um hematoma subungueal, que é um sangramento que ocorre debaixo da unha após um traumatismo, pancada ou esmagamento da mesma com um objeto. O acúmulo de sangue entre a pele e a unha provoca esta tonalidade roxa.

Dedo de tenista

O uso de calçados apertados ou sofrer alguma lesão durante a prática de um esporte, como o tênis, pode causar a cor roxa nas unhas dos pés, sendo mais frequente em atletas.

Transtornos circulatórios

A má circulação sanguínea pode gerar uma coloração azulada, a qual se deve ao fato de que o corpo não fica oxigenado o suficiente e começa a acumular CO2. Desta forma, as unhas podem ficar roxas.

Problemas cardíacos e pulmonares

As unhas roxas podem ser devido a transtornos cardíacos ou pulmonares. A alteração em questão pode vir acompanhada de outros sintomas como:

  • Dificuldade para respirar.
  • Dor torácica.
  • Palpitações.

Além disso, as doenças pulmonares também podem gerar coloração roxa das unhas, entre elas estão:

  • Asma bronquial.
  • Enfisema pulmonar.
  • Policitemia.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica EPOC.
  • Bronquite crônica.

Doença de Raynaud

Esta doença se caracteriza por ter as unhas roxas e as mãos frias. Afeta os vasos sanguíneos localizados nas mãos e nos pés. Quando há frio ou estresse, os vasos sanguíneos se estreitam fazendo com que a pele não tenha um bom fluxo sanguíneo, por este motivo, os dedos perdem sua cor natural e ficam com uma coloração azul ou roxa.

Ansiedade severa

Este tipo de ansiedade pode alterar a circulação. Nos momentos de muito estresse, o corpo pode levar o sangue ao coração, as pernas e os dedos, tanto das mãos quanto dos pés, aparecendo uma coloração azulada ou arroxeada nas unhas.

Tratamento das unhas arroxeadas

Caso este seja o seu caso e você apresentar as unhas roxas, deve consultar um médico para que ele te indique o tratamento a ser seguido, já que este dependerá da causa e da gravidade dos sintomas que vierem juntos com esta alteração. Se a causa das unhas roxas for uma infecção, o médico recomendará o uso de medicação antibiótica por via local ou oral dependendo dos sintomas que apresentar.

No caso da causa ser a doença de Reynaud, o médico recomendará manter o calor corporal acompanhado de cuidados da pele para controlar seu aparecimento.

Frequentemente, as unhas roxas desaparecem sozinhas sem tratamento médico, se no seu caso isto não acontecer, deve consultar seu médico de confiança.

Como prevenir o aparecimento de unhas roxas

Para evitar o aparecimento de unhas roxas, na medida do possível, siga estas recomendações:

  • Evite a exposição ao frio.
  • Aplique calor e massageie as extremidades, com isto, ativará a circulação do sangue.
  • Se você fica com as mãos frias frequentemente, fique apertando uma bola de borracha entre elas para que se aqueçam.
  • Faça exercícios diariamente para manter seu coração saudável e com um bom fluxo sanguíneo.
  • Mantenha uma alimentação saudável rica em fibras, frutas e vegetais.
  • Aplique técnicas de relaxamento para controlar a ansiedade e o estresse.
  • Se você é atleta, utilize calçados confortáveis que se ajustem com uma certa folga.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Unhas roxas, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Suárez, B. P. (2011). El lenguaje de las uñas. Más dermatología, (15), 4-12.
  • Cherit, J. D., Ávalos, V. F., & Mendoza, D. G. (2011). Uñas.