Verrugas na cabeça: causas, sintomas e como eliminá-las

Verrugas na cabeça: causas, sintomas e como eliminá-las

É muito comum não percebermos tão rápido que temos uma lesão na cabeça como em outras áreas mais visíveis, exceto se for no rosto.

As verrugas costumam ser causadas pelo vírus do HPV e podem ser facilmente contagiadas. Por isto, é importante identificá-las a tempo para tratá-las de forma correta. Além disso, também é bom poder diferenciá-las de outras lesões que podem surgir na região do couro cabeludo ou da cabeça, como a dermatite seborreica ou um tumor.

Neste artigo do ONsalus, te convidamos para conhecer melhor por que aparecem verrugas na cabeça, os sintomas que as acompanham e como eliminá-las.

Por que aparecem verrugas na cabeça?

As verrugas propriamente ditas são lesões que crescem lentamente e são facilmente contagiadas por serem causadas pelo vírus do papiloma humano, conhecido popularmente como HPV.

Este vírus pode se instalar em diferentes partes do corpo e causar diversos problemas, já que existem mais de 100 tipos diferentes. Na pele pode se manifestar com verrugas benignas, mas em outras partes do corpo, como a laringe ou o colo do útero, pode estar associado a problemas de saúde mais graves (como o crescimento de tumores).

As verrugas na pele e couro cabeludo são facilmente contagiadas, tanto de uma pessoa para outra quanto de uma região da sua pele para outra. Isto pode acontecer com o uso compartilhado de toalhas, esponjas ou barbeadores, arranhando a pele ou, simplesmente, pelo contato com as lesões.

Por isso que é recomendado que se você apresenta uma lesão deste tipo, não deve manipulá-la nem tentar arrancá-la. Estima-se que desde o contágio até o aparecimento da lesão podem se passar até 18 meses.

Uma coisa essencial que você precisa saber é que o aparecimento das verrugas depende do estado da sua saúde e de sua imunidade, os quais devem ser apropriados desde que mantenha hábitos de vida saudáveis.

Sintomas das verrugas na cabeça

As verrugas não costumam doer, coçar, nem incomodar, mas é normal sangrarem se forem machucadas. Isto pode te ajudar a saber se a lesão que está apresentando é ou não é uma verruga.

De qualquer forma, não é conveniente mexer na lesão para saber se ela sangra ou não. Lembre-se que elas costumam ser muito contagiosas, inclusive para outras partes da sua pele.

Como saber se as verrugas são malignas

As verrugas propriamente ditas não são e nem se tornam malignas, mas é importante determinar se trata-se de uma verruga ou se a lesão é de outro tipo.

Existem lesões benignas que podem aparentar ser verrugas, como a ceratose seborreica e o acrocórdon. Ambas costumam incomodar apenas se forem esfregadas.

Entre as condições de pele possivelmente malignas que podem ser confundidas com verrugas estão a ceratose actínica e o carcinoma escamoso. Vamos falar um pouco sobre elas:

Ceratose actínica

Estas verrugas na cabeça costumam surgir em pessoas que se expõe muito ao sol ou que sua pele é muito sensível a ele.

Sua aparência é a de uma lesão pequena, menor que 1 cm, branca ou rosada e plana.

Por si só não são malignas, mas precisam de um acompanhamento constante de um(a) dermatologista, já que podem se transformar em um câncer de pele.

Carcinoma escamoso

As verrugas vermelhas, duras e com escamas costumam surgir em pessoas com pele sensível e alta exposição solar. É um tumor maligno e costuma aparecer em pessoas mais velhas.

É extremamente importante consultar um(a) dermatologista para saber se este é realmente o problema ou não e tratá-lo da forma mais rápida e adequada.

Como eliminar as verrugas da cabeça

As verrugas comuns costumam ser fáceis de tirar. Na região do couro cabeludo, não costumam deixar cicatrizes visíveis ou, caso isso aconteça, ficam em uma região pouco visível, mas se a lesão for no rosto, é preciso ter muito mais cuidado com o método de extração da lesão. Você não quer que o remédio seja pior do que a doença, que fique uma cicatriz ou mancha visível no lugar da verruga.

Entre os métodos aos quais pode recorrer para eliminar as verrugas estão:

Aplicação de medicação tópica

São usadas substâncias irritantes que causam o desaparecimento das camadas mais superficiais das verrugas. O mais frequentemente indicado é a aplicação de ácido salicílico durante à noite.

Microcirurgia

Podem ser usados diferentes métodos para extrair delicadamente a lesão. As opções são:

  • Microcirurgia com bisturi: simplesmente a verruga é cortada pela base. É preciso realizar esta cirurgia em condições de assepsia para não contaminar o local. Se for necessário, é feito um ponto de sutura, mas este não costuma ser frequente. Pode ser utilizado um eletrocautério para parar o sangramento. Neste caso, é provável que apareça uma crosta cicatrizante que deve cair sozinha.
  • Microcirurgia com laser: é basicamente igual à cirurgia com bisturi, mas utiliza um método mais moderno e caro. Depois da remoção, fica uma crosta que deve ser cuidada até cair.
  • Criocirurgia: utiliza o frio para remover a verruga. Depois, é formada uma crosta que sai sozinha.

Estes dois últimos métodos têm mais chances de deixar uma cicatriz, especialmente, o laser. Portanto, deve-se avaliar se estes são os métodos mais apropriados para uma lesão em uma área visível.

Agora que você já sabe tudo sobre as verrugas na cabeça, não perca este outro artigo sobre verrugas no pescoço.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verrugas na cabeça: causas, sintomas e como eliminá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Serrano B, Brotons M, Bosch FX, Bruni L. Epidemiology and burden of HPV-related disease. Best Pract Res Clin Obstet Gynaecol. 2018 Feb;47:14-26. doi: 10.1016/j.bpobgyn.2017.08.006. Epub 2017 Sep 2. PMID: 29037457.
  • Salas Márquez C, Repiso Jiménez JB, Padilla España L, Fernández Morano MT. Cryotherapy in Anatomically Difficult Areas. Actas Dermosifiliogr (Engl Ed). 2019 Nov;110(9):771. English, Spanish. doi: 10.1016/j.ad.2018.09.008. Epub 2019 Mar 14. PMID: 30878120.
  • Chow LT, Broker TR. Human papillomavirus infections: warts or cancer? Cold Spring Harb Perspect Biol. 2013 Jul 1;5(7):a012997. doi: 10.1101/cshperspect.a012997. PMID: 23685995; PMCID: PMC3685896.