Doenças de unhas

Unhas quebradiças: causas e tratamento

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 27 janeiro 2025
Unhas quebradiças: causas e tratamento

As unhas das mãos e dos pés podem sofrer várias alterações, sendo as pancadas ou traumas uma das mais comuns. Esses casos representam um motivo frequente de consulta nos serviços de emergência dos centros de saúde. Esse tipo de lesão pode afetar qualquer pessoa, embora seja mais comum em crianças e adultos jovens.

Traumatismos contundentes, como fechar uma porta em um dedo ou receber um golpe direto com um martelo, bem como o uso de calçados que friccionam constantemente as unhas, podem causar lesões que chegam a descolar as unhas, causando dor intensa.

Convidamos você a continuar lendo este artigo do ONsalus, onde encontrará informações detalhadas sobre unhas descascadas, suas causas e tratamentos.

Índice
  1. Trauma ou golpe direto
  2. Lesões repetitivas
  3. Infecções
  4. Reação a produtos químicos ou alérgenos
  5. Tratamento de uma unha descascada

Trauma ou golpe direto

Sofrer uma forte pancada ou esmagamento nos dedos das mãos ou dos pés pode ser uma lesão extremamente dolorosa. Esse tipo de trauma pode fazer com que a unha se desprenda parcial ou totalmente e até mesmo se rasgue a ponto de se perder completamente.

Quando a unha se separa do leito ungueal, ela não volta a se fixar no leito ungueal. Uma nova unha deve crescer nela, um processo que leva tempo. No caso das unhas das mãos, o crescimento pode levar cerca de seis meses, enquanto as unhas dos pés geralmente levam cerca de 18 meses para se regenerar completamente.

Tratamento

O tratamento dependerá da lesão causada pelo golpe ou trauma. Se a unha estiver parcialmente descolada, a unha será removida, a área será mantida limpa para evitar infecção e se aguardará o crescimento.

Unhas quebradiças: causas e tratamento - Trauma ou golpe direto

Lesões repetitivas

Certas atividades físicas, comuns entre atletas, como corrida, ou o uso de calçados inadequados ou muito apertados, podem exercer pressão sobre as unhas. Da mesma forma, tarefas manuais intensas podem causar lesões nas unhas, aumentando o risco de descolamento das unhas.

Esse tipo de problema é comum em modalidades como tênis, futebol ou balé, em que os atletas costumam passar longas horas treinando com sapatos fechados e apertados.

Tratamento

O tratamento a ser seguido dependerá do dano causado e, se houver descolamento completo da unha como consequência do atrito com o calçado, será recomendado parar de usar o calçado até que a unha seja restaurada.

Infecções

Processos infecciosos causados por fungos ou bactérias podem afetar a união entre a unha e o leito ungueal, enfraquecendo-a, o que facilita seu descolamento da pele.

Tratamento

No caso de uma infecção, o tratamento a ser seguido dependerá do fato de ser uma infecção bacteriana ou fúngica, para a qual serão prescritos antibióticos que agem destruindo as bactérias ou os fungos que desencadeiam a infecção.

Unhas quebradiças: causas e tratamento - Infecções

Reação a produtos químicos ou alérgenos

Alguns produtos químicos ou alérgenos podem causar uma reação em determinadas pessoas após a aplicação de um produto nas unhas, como esmaltes, endurecedores e produtos de limpeza, o que pode causar o descolamento das unhas.

Tratamento

O tratamento a ser seguido após uma reação a um produto químico ou alérgeno nas unhas é a suspensão do produto aplicado, bem como a ingestão de um anti-histamínico para controlar a reação alérgica.

Tratamento de uma unha descascada

A indicação do tratamento dependerá do fato de a unha ter se descolado parcial ou totalmente e da existência de dor ou infecção.

1. Limpeza

A primeira coisa a fazer é lavar a área da unha com água e sabão e aplicar um antisséptico para reduzir o risco de infecção.

2. Corte a unha

Se a unha estiver completamente solta, você deve cortá-la. Dessa forma, você evitará que ela fique presa e sofra muito mais danos. O material que você usar, como uma tesoura, deve ser estéril. Não se esqueça de cortar apenas o que se soltou da unha.

3. Faça um curativo na unha

Você deve cobrir a área com gaze ou um curativo limpo enquanto a unha cicatriza. O curativo deve ser trocado diariamente para manter a ferida seca.

4. Aliviar a dor

Na presença de dor, a indicação será tomar analgésicos como ibuprofeno ou paracetamol.

5. Evite a umidade

A área lesionada da unha deve permanecer seca, portanto, evite molhá-la por longos períodos de tempo. Ao tomar banho de chuveiro ou de banheira, cubra a unha com um curativo.

6. Consulte um médico

Vá ao médico se não obtiver alívio com todas as recomendações acima e se a unha apresentar sinais de infecção, o que é evidente por

  • Vermelhidão.
  • Dor intensa.
  • Inchaço.
  • Pus.
  • Grande descolamento da unha.

Você também deve consultar um médico em caso de trauma grave, pois se a base da unha tiver sido afetada, seu crescimento poderá ser comprometido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Unhas quebradiças: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Carmès, S., & Dumontier, C. (2014). Traumatismos del aparato ungueal. EMC-Técnicas Quirúrgicas-Ortopedia y Traumatología, 6(4), 1-11.
  • Chang, P., Haneke, E., & Rodas, A. C. (2009). Hematomas del aparato ungueal. Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica, 7(3), 196-201.
  • Núñez, P. M., Alonso, E. R., González, J. M., & González, M. P. (2020). Traumatismo ungueal,¿ qué es? y¿ cómo tratarlo?. Medicina de Familia. SEMERGEN, 46(2), 140-144.
  • Totosaus, H. C., & Sánchez-Regaña, M. (2011). Distrofias ungueales. Etiología y novedades terapeúticas. Revista española de podología, 22(3), 116-121.
Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Unhas quebradiças: causas e tratamento