Doenças do pênis

O que é o esmegma e como eliminá-lo

O que é o esmegma e como eliminá-lo

Cada célula do nosso corpo possui um determinado ciclo de vida, que pode ser mais ou menos prolongado, dependendo do tipo da célula. Um bom exemplo disto é a rápida troca de células que nossa pele passa diariamente, já que este órgão é composto por diversas camadas de células que se substituem umas às outras enquanto vão produzindo novas células constantemente.

Dependendo de certas circunstâncias, esta troca de células pode levar a uma alteração na pele, como a formação de placas de esmegma no pênis, quando as células mortas da pele são combinadas com outros elementos para formar esta substância. No ONsalus, te convidamos a ler nosso artigo sobre o que é o esmegma e como eliminá-lo a fim de te dar conhecimentos importantes que te ajudarão a preservar a boa saúde do seu corpo.

Também lhe pode interessar: O que é fimose - sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é o esmegma?
  2. Por que o esmegma fica acumulado?
  3. Esmegma: consequências
  4. Como acabar com o esmegma?

O que é o esmegma?

Esmegma é uma substância formada naturalmente nos órgãos reprodutores das pessoas. Embora os homens produzam uma maior quantidade de esmegma nas dobras do prepúcio, as mulheres também produzem esta substância ao redor do clitóris e nos lábios da vagina, mas sempre em menor quantidade.

O esmegma é formado pela combinação de diferentes componentes, que são:

  • Células mortas da pele
  • Secreções da próstata
  • Células brancas do sangue
  • Sebo das glândulas da região

Estes componentes se combinam nas dobras do prepúcio para assim formar o esmegma.

Neste outro artigo falamos sobre as causas para o esperma com cheiro de peixe.

Por que o esmegma fica acumulado?

O esmegma é uma substância que fica acumulada como consequência das diversas dobras que existem nesta área onde ocorre. Em condições normais, esta substância é produzida para contribuir com a defesa contra bactérias e outros microrganismos, contudo quando sua quantidade é muita, começa a acumular na forma de bolinhas e é neste ponto que começa a causar problemas.

O descuido com a higiene do pênis costuma ser a causa do acúmulo de esmegma. Quando um homem tem uma higiene adequada, o acúmulo de esmegma não costuma ser grave nem ter consequências. Alguns homens, contudo, podem acumular mesmo tendo uma boa higiene devido à presença de um prepúcio com diversas dobras, ou por sofrer de fimose.

O que é o esmegma e como eliminá-lo - Por que o esmegma fica acumulado?

Esmegma: consequências

Na maioria dos casos, o esmegma não possui maiores consequências sobre a saúde do pênis do homem, além do mau cheiro que uma grande quantidade da substância pode produzir, algo que anda de mãos dadas com a má higiene do órgão.

O excesso de esmegma pode produzir uma irritação sobre a glande, a qual a deixa avermelhada e inclusive pode avançar até causar a inflamação da glande, o que é conhecido como balanite. Em outros casos pode ocorrer a inflamação e irritação do prepúcio, o que recebe o nome de postite, podendo vir acompanhado de um maior acúmulo de esmegma devido à incapacidade de retrair o prepúcio pela inflamação, acentuando desta forma a má higiene.

Um excesso de esmegma também pode provocar o aparecimento de colônias de bactérias, o que tem como consequência o aparecimento de infecções. Alguns estudos tentaram associar a presença de esmegma com um maior risco de sofrer de câncer de pênis, o que embora algumas autoridades considerem como falso, é algo que muitos profissionais consideram como possível.

Confira também as causas e tratamento em caso de pênis inflamado.

O que é o esmegma e como eliminá-lo - Esmegma: consequências

Como acabar com o esmegma?

O esmegma fica acumulado de forma natural no prepúcio e faz parte dos mecanismos de defesa do órgão contra microrganismos. Quando existe um excesso de depósitos de esmegma no pênis, em sua maioria como consequência de uma falta de higiene, a correção dos hábitos de higiene costuma ser suficiente para melhorar a situação.

Para isso, é necessário que durante cada banho a pele do prepúcio seja retraída, a fim de descobrir completamente a glande e desdobrar as rugas da pele, e desta forma acessar adequadamente todas as partes do órgão. O pênis é lavado com água e sabão para eliminar o esmegma, que sempre é de fácil remoção.

Quando existe uma irritação ou infecção no pênis pode ser necessário o uso de antimicóticos e cremes que favoreçam a recuperação. Cremes ricos em vitamina E, A, B3 e C podem favorecer bastante estas situações.

Em situações mais graves, nas quais há um excesso de pele que dificulta a eliminação do esmegma, inclusive com as técnicas adequadas, ou em casos de fimose, pode ser necessário considerar realizar uma circuncisão para eliminar o causador e favorecer assim a saúde do pênis.

Agora que você já sabe o que é o esmegma, não perca este outro artigo sobre dor no pênis, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o esmegma e como eliminá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
kaik issy da silva
eu estou com isso mais é normal eu estar com bolinhas na lingua tbm?
OldSchoold
Se for nos lábios, procure um medico que pode ser herpes. Se doer não é normal!
1 de 3
O que é o esmegma e como eliminá-lo