Partilhar

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas

O pênis é um dos lugares mais sensíveis do corpo do homem. Além disso, se trata de uma área muito íntima, não são poucos os homens que adiam ao máximo uma consulta com o urologista para diagnosticar qualquer anomalia que afeta o local. Em alguns casos, podem aparecer pontos vermelhos na glande, acompanhados ou não de coceira e dor, que costumam ser motivo de preocupação.

Se você está sofrendo de pontinhos vermelhos na glande que coçam, no ONsalus queremos te explicar aprofundadamente quais são as causas do aparecimento desta condição e quais desencadeantes podem provocá-la.

Causas dos pontinhos vermelhos na glande

Essas são as causas dos pontinhos vermelhos na glande que coçam mais comuns:

  • Alergia a agentes externos;
  • Balanite;
  • Herpes genital,
  • Líquen escleroso;
  • Papiloma humano;
  • Psoríase;
  • Candidíase.

Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas condições e quando é essencial consultar um urologista.

Pontinhos vermelhos na glande que não coçam

Como já explicamos, o pênis é uma das áreas mais sensíveis do homem, por isso mesmo, a primeira coisa que você deve saber é que, se aparecerem pontinhos vermelhos no pênis, mas você não tem dor, coceira, nem nenhum outro sintoma, é possível que não seja nada de grave e que, assim como apareceram, desapareçam em poucos dias. Estes casos costumam se manifestar quando existem reações alérgicas, seja pelo uso de algum sabonete, preservativo ou perfume que tenha afetado seu pênis.

Em outros casos, simplesmente se tratam de folículos capilares que se dilataram durante ou depois de uma ereção.

Pontos vermelhos na glande: Balanite

A causa mais comum do aparecimento de pontos vermelhos na glande com ceira é a balanite, ou seja, a inflamação da glande. No caso de não ser tratada adequadamente, esta infecção pode evoluir para uma balanopostite onde, além da glande, também afeta o prepúcio. Existem várias possíveis causas por trás desta condição, no entanto, algumas das mais comuns são:

  • Falta de higiene em homens não circuncidados.
  • Uso de loções, sabonetes ou preservativos irritantes.
  • Fimose não tratada.
  • Infecções como herpes genital, candidíase ou gonorreia.
  • Doenças dermatológicas.

Além da dor e pontos vermelhos na glande, alguns dos possíveis sintomas de balanite são:

  • Secreções brancas na base do pênis.
  • Mau odor.
  • Manchas brancas.
  • Aparecimento de lesões como bolhas ou fissuras.

No seguinte artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre a balanite, suas causas, sintomas e tratamentos.

Pequenos pontos vermelhos na glande: Herpes genital

A herpes genital é uma das principais doenças sexualmente transmissíveis em todo o mundo, uma doença provocada pelo vírus da herpes simples que começa a se manifestar nos 12 dias seguintes após a relação de risco.

O primeiro dos sintomas costuma ser um leve formigamento na glande que pode ir se tornando uma coceira mais intensa e que acaba se transformando em dor e no aparecimento dos característicos pontinhos vermelhos na glande. Passados alguns dias, esses pontos se transformam em bolhas com um líquido de cor branca no interior que, ao se romper, são muito dolorosas e incômodas. A boa notícia é que a herpes tem cura e, com o tratamento adequado, é possível diminuir muito a dor. Apesar disso, é necessário rever os hábitos sexuais e utilizar preservativo nas relações, enquanto se segue o tratamento indicado pelo especialista.

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas - Pequenos pontos vermelhos na glande: Herpes genital

Carocinhos vermelhos na glande: Líquen escleroso

O líquen escleroso é uma doença de pele tipificada como crônica, e entre os sintomas que provoca destaca-se o aparecimento de placas brancas sobre a superfície da pele. Estas podem aparecer em qualquer região, e a glande e o prepúcio não são exceções.

A questão é que, antes que apareçam as placas, um dos primeiros sintomas são os pontinhos vermelhos, neste caso na glande, que nesta região tão sensível pode vir acompanhados de coceira, dor ou ardência. Além disso, o aparecimento do líquen escleroso na glande ou no prepúcio pode levar a um engrossamento da pele que estreite o prepúcio e cause o surgimento da fimose.

Pontinhos vermelhos na glande peniana: Papiloma humano

O vírus do papiloma humano é a doença sexualmente transmissível mais propagada em todo o mundo. No entanto, apesar de se acreditar que ele possa afetar cerca de 80% das pessoas sexualmente ativas, ele nem sempre se manifesta através de sintomas. Na verdade, no caso dos homens, pouquíssimas vezes causa sintomas.

No caso de que aconteça, uma dos principais costuma ser o aparecimento de pontos vermelhos no pênis, assim como rugas no membro ou no ânus. No seguinte artigo te falamos sobre o papiloma humano em homens.

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas - Pontinhos vermelhos na glande peniana: Papiloma humano

Pontos vermelhos no pênis: Psoríase

A psoríase é outra das doenças crônicas que afetam a derme. Esta costuma aparecer na forma de surtos, piorando ou melhorando dependendo de certos fatores. Entre os sintomas da psoríase destacamos as características placas avermelhadas e pele descamada que, embora geralmente não tenham complicações, em alguns casos podem causar dor e coceira.

Caso apareçam na zona genital, algo muito raro, é possível que nas primeiras fases surjam pontos vermelhos no pênis.

Pontinhos vermelhos no pênis que coçam: Candidíase

Embora normalmente esteja associada a mulheres, sendo mais comum nelas, a candidíase é outra das doenças mais comuns no pênis do homem. Acontece devido a um crescimento excessivo do fungo tipo cândida. Em um primeiro momento costuma-se aparecer uma erupção vermelha, na glande ou no tronco do pênis, assim como erupções cutâneas ou placas brancas.

No seguinte artigo do ONsalus, te falamos da candidíase em homens, seus sintomas, como preveni-la e como é seu tratamento.

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas - Pontinhos vermelhos no pênis que coçam: Candidíase

Pontinhos vermelhos na glande: principais causas

Como pudemos ver ao longo do artigo, algumas das principais causas do aparecimento da coceira e pontos vermelhos na glande são:

  • Proliferação bacteriana: a glande é uma das áreas do pênis que, devido à sua anatomia e funções, mais bactérias podem ficar acumuladas. Seja pela urina ou através de relações sexuais, e tendo em conta que é uma região úmida e escura, a proliferação bacteriana é uma das principais alterações desta área.
  • Higiene em excesso: assim como a falta de higiene, que cria um terreno ideal para que as bactérias se proliferem, uma higiene em excesso também pode ser prejudicial. Seja pela fricção, pelo uso de produtos inadequados ou, simplesmente, por acabar com a flora bacteriana natural da glande, se limpar em excesso também pode causar estas alterações.
  • Falta de higiene: de acordo com tudo o que acabamos de explicar, a higiene é essencial para evitar infecções no pênis. Isto é especialmente importante no caso dos homens não circuncidados, que por sua própria forma dificultam a limpeza e favorecem o acúmulo de resíduos.
  • Ingestão de medicamentos: existem medicamentos, como os antibióticos, que podem afetar a flora bacteriana da glande. Além disso, as erupções na pele são um dos principais sintomas das reações alérgicas. Estas lesões podem variar, mas normalmente são pontinhos vermelhos ao longo da derme, inclusive na glande.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • "Lesões penianas cutâneas" por Patrick J. Shenot, MD, Associate Professor and Deputy Chair, Department of Urology, Sidney Kimmel Medical College at Thomas Jefferson University. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/profissional/dist%C3%BArbios-geniturin%C3%A1rios/doen%C3%A7as-penianas-e-escrotais/les%C3%B5es-penianas-cut%C3%A2neas

Escrever comentário sobre Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Diogo Ventura
Mancha vermelha no pênis, qual o tratamento?

Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas
1 de 4
Pontinhos vermelhos na glande que coçam: causas

Voltar ao topo da página