Dor debaixo do seio direito - Causas e tratamento
A dor nos seios é um dos sintomas mamários mais frequentes, por isso que se tornou um motivo frequente de consulta com um mastologista. Esta dor nos seios pode ser localizada e surgir debaixo do seio direito. Não costuma indicar algo grave, na verdade é um aviso de que algo está acontecendo no tecido mamário ou ao seu redor, e que precisa de uma avaliação médica.
As causas que podem gerar a dor debaixo do seio direito podem variar desde sensibilidade no tecido mamário ou mudanças hormonais até transtornos intestinais ou problemas respiratórios, como a pneumonia, a pleurisia, entre outras doenças.
Neste artigo do ONsalus, explicamos quais são as causas da dor debaixo do seio direito e seus tratamentos.
Pancada ou traumatismo
Um traumatismo no peito ou nas costelas pode causar:
- Dor no peito: nas mulheres, debaixo do seio direito ou esquerdo dependendo do lado da lesão.
- Inchaço.
- Hematoma.
- Fraturas nas costelas dependendo da gravidade da lesão.
Tratamento
Nestes casos, o ideal é ficar de repouso em casa e tomar analgésicos de venda livre como o Acetaminofeno ou Ibuprofeno. Você também pode colocar gelo na área afetada por cerca de 20 minutos.
Lembre-se de que caso se trate de uma lesão grave, é melhor consultar um médico.
Contração muscular
A tensão ou alongamento prolongado dos músculo do peito pode causar tanto dor debaixo do seio direito quanto incômodos em um ou em ambos os seios. Esta condição é bastante comum de ocorrer após manipular objetos pesados.
Tratamento
Para tratar a contração muscular, você deve:
- Ficar em repouso.
- Tomar analgésicos.
- Aplicar calor na área afetada.
Neste outro artigo falamos como curar uma lesão muscular na coxa.
Ciclo menstrual
As mudanças hormonais que as mulheres sofrem durante o ciclo menstrual podem ser o fator desencadeante do aumento de sensibilidade nos seios ou de sua inflamação. Frequentemente, estes sintomas aparecem uma semana antes do ciclo menstrual e podem afetar um ou ambos os seios.
Tratamento
Para aliviar estes sintomas, você precisará de analgésicos e anti-inflamatórios, além de tomar bastante água, a qual ajudará a diminuir a sensibilidade das mamas durante o período menstrual por causa às mudanças hormonais.
Costocondrite
A costocondrite é a inflamação da articulação costocondral, a união entre as costelas e o esterno. Esta alteração é caracterizada pela dor no peito que pode surgir em um ou em ambos os lados do mesmo. Na mulher, pode estar localizada debaixo do seio dependendo da lesão.
Esta dor pode ser aguda e piorar ao respirar profundamente ou ao tossir.
Tratamento
Normalmente, esta alteração melhora sozinha, contudo, costuma durar algumas semanas. Para aliviar a inflamação, além da dor, siga esta recomendações:
- Evite atividades onde sinta pressão na área do peito.
- Aplique compressas quentes no local da lesão.
- O médico recomendará medicamentos anti-inflamatórios ou esteroides AINE, como o Naproxeno ou o Ibuprofeno.
Caso não sinta um alívio, o especialista irá sugerir esteroides injetáveis ou, inclusive, fisioterapia.
Hérnia de hiato
A hérnia de hiato ocorre quando a parte superior do estômago se desloca até a parte de cima através de uma abertura no diafragma, sendo este um músculo que divide o tórax da cavidade abdominal.
A hérnia de hiato não causa dor, mas aumenta o risco de sofrer:
- Refluxo gastroesofágico.
- Acidez.
- Debaixo do seio direito ou também no esquerdo.
- Náuseas e vômito.
- Dificuldade para respirar.
Tratamento
O tratamento será indicado se a hérnia hiatal for sintomática. Se você apresenta refluxo gastroesofágico, considere pôr em prática estes conselhos:
- Tenha uma dieta saudável na qual não haja alimentos que provoquem azia. Também é recomendado comer várias vezes ao dia, em pequenas quantidades, e evitar grandes refeições.
- Evite se deitar logo após comer.
- Durma com a cabeça levemente elevada.
- Evite o tabaco.
O médico te indicará medicamentos que diminuam a acidez estomacal:
- Antiácidos.
- Bloqueadores dos receptores H2.
Caso isto não melhores seus sintomas, seu médico recomendará corrigir a hérnia de hiato através de uma cirurgia.
Cálculos biliares
A presença de cálculos na vesícula biliar pode bloquear o fluxo da bílis, o qual causa uma inflamação da mesma. Geralmente, surge com dor no estômago ou no lado direito do peito.
Se a condição durar mais de algumas horas, pode se complicar até o ponto de causar:
- Febre.
- Náuseas ou vômito.
Tratamento
As pessoas com condições na vesícula devem ficar sob acompanhamento médico. Se este for o seu caso, você deve seguir as indicações do seu médico responsável, especialmente, se os sintomas persistirem, pois certamente te recomendará remover a vesícula através de uma cirurgia para diminuir o risco de ter complicações.
Síndrome do cólon irritável
Esta síndrome provoca sintomas gastrointestinais, contudo, os sinais que acompanham esta condição podem variar de uma pessoa para outra. Alguns deles são:
- Gases.
- Diarreia ou constipação.
- Inchaço.
- Dor no lado direito do peito, que a mulher sente debaixo do seio.
Tratamento
Se este for o seu caso, seu médico te recomendará:
- Mudanças na alimentação: comer alimentos ricos em fibras e evitar aqueles que aumentam a flatulência.
- Praticar exercícios diariamente.
- Diminuir o estresse.
- Dormir o suficiente.
- O médico pode indicar alguns medicamentos para controlar a dor, constipação e a diarreia.
Pleurisia
Pleurisia é a inflamação da pleura, uma membrana grande e fina que se dobra para formar 2 camadas: uma envolve os pulmões e a outra reveste a cavidade torácica. O espaço formado entre ambas é chamados de espaço pleural.
Quando há uma inflamação, ocorre a fricção entre as camadas, o que pode ocasionar a dor no peito ou tosse ao respirar profundamente, sendo sentida debaixo do seio direito.
Tratamento
O tratamento dependerá da causa e gravidade dos sintomas. Se é resultado de uma infecção bacteriana, o médico indicará antibióticos, além de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos para diminuir os sintomas.
Pneumonia
A pneumonia é um processo infeccioso que ocorre nos pulmões. Entre os sintomas que a caracterizam estão:
- Febre.
- Calafrios.
- Tosse acompanhada de catarro verde amarelado ou com sangue.
- Dificuldade para respirar.
- Dor no peito no lado da condição.
Tratamento
O tratamento da pneumonia deve ser indicado por um médico, já que pode gerar complicações que colocam em risco a vida do paciente.
Este vai depender do tipo de pneumonia, assim como da gravidade dos sintomas que apresentar.
Em casos de pneumonia bacteriana é necessária a prescrição de antibióticos. Caso se trate de uma pneumonia viral, o indicado são os medicamentos antivirais.
Quando apresentar um pneumonia leve, esta pode ser tratada em casa seguindo as recomendações do seu médico:
- Descanso.
- Aumentar a ingestão de líquidos.
- Antibioticoterapia via oral ou antivirais conforme a indicação.
- Analgésicos.
Agora que você já sabe as causas e tratamentos se sente uma dor debaixo do seio direito, não perca este outro artigo no qual detalhamos o que pode ser quando você sente uma dor no peito depois de comer.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor debaixo do seio direito - Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.
- Manual MSD Versión para profesionales. Derrame Pleural. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es-ve/professional/trastornos-pulmonares/trastornos-mediast%C3%ADnicos-y-pleurales/derrame-pleural?query=causa%20y%20tratamiento%20del%20dolor%20en%20>. Acesso em 18 de agosto de 2022.
- Reyes Sanamé, F. A., Pérez Álvarez, M. L., Alfonso Figueredo, E., Céspedes Cuenca, Y., & Fernández Mendoza, A. (2018). El método clínico aplicado al diagnóstico del dolor torácico agudo. Correo Científico Médico, 22(3), 474-495.