Partilhar

Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas

 
Por Nicolas Garin, Redator ONsalus. Atualizado: 10 outubro 2017
Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas

O hiato é uma abertura natural do diafragma, o músculo que se encarrega de separar o tórax do abdômen, sendo utilizado para a respiração. Quando uma parte do estômago desliza para o tórax, através do hiato, é o que conhecemos como hérnia de hiato. Existem três tipos de hérnias hiatais. A mais frequente é a deslizante, a segunda é a hérnia paraesofágica (que apenas representa 5% das hérnias habituais e que se desenvolve quando uma parte do estômago é levada ao peito e ao lado do esófago) e a última se refere a uma combinação das duas anteriores. No ONsalus explicamos quais são as causas, sintomas e tratamento da hérnia de hiato.

Hérnia de hiato: Causas

Embora a causa da hérnia de hiato não esteja muito clara, ela pode ser originada pelo enfraquecimento do tecido de suporte do diafragma. Existem alguns fatores que podem causar esta doença, tais como:

  • Constipação: As pessoas constipadas podem fazer um grande esforço muscular e isso pode fazer com que o estômago se desloque.
  • Idade: Com o envelhecimento o diafragma vai perdendo a sua força, sendo esta condição muito comum em pessoas com mais de 50 anos.
  • Obesidade: A pressão exercida nos órgãos internos, devido à massa abdominal pode exercer muita força através do hiato.

Embora não seja habitual, existe a possibilidade de existir hérnia de hiato em crianças e, geralmente, é provocada por uma causa congênita ou pelo refluxo gastroesofágico quando são muito pequenas.

Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas - Hérnia de hiato: Causas

Hérnia de hiato: sintomas

A hérnia de hiato é, geralmente, assintomática. Os potenciais sinais que indicam que você pode estar sofrendo desta doença são a dor torácica entre o pescoço e o abdômen, o refluxo gastroesofágico (principalmente depois de comer) e a dificuldade em engolir.

Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas - Hérnia de hiato: sintomas

Hérnia de hiato: Tratamento

O tratamento para as hérnias de hiato serve para aliviar os sintomas e prevenir possíveis complicações. Geralmente, são receitados medicamentos para controlar a acidez e fortalecer os músculos do esófago, evitando também que os ácidos regressem. Se a hérnia se torna crônica devido ao refluxo no estômago, o seu médico pode recomendar uma cirurgia como a fundoplicatura ou laparoscopia, podendo também fazer uma cirurgia aberta para que a parede estomacal se mantenha no lugar. Ela se realiza através de uma sonda que é retirada uma semana depois.

Mesmo que você se encontre em tratamento, as mudanças de certos hábitos ajudam a diminuir os sintomas. Você deve evitar fazer movimentos como agachar ou se deitar imediatamente depois de comer. Você deve, também, evitar comidas muito pesadas e ricas em gorduras saturadas, assim como o aumento de peso e fumar. É recomendável dormir com a cabeça ligeiramente levantada para evitar o refluxo.

Com o tratamento adequado, é possível evitar complicações. No entanto, elas podem aparecer, abrangendo desde anemia a perda de sangue e, se a hérnia é muito grande, aspirações gástricas até os pulmões, estrangulação da hérnia e problemas irreparáveis no tubo digestivo.

Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas - Hérnia de hiato: Tratamento

Quando ir ao médico?

Se você sofre destes sintomas e se encontra em tratamento mas não vê melhoras ou se detecta alguns sintomas novos, você deve consultar o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema digestivo.

Escrever comentário sobre Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas

O que lhe pareceu o artigo?

Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas
1 de 4
Hernia de hiato: Tratamento, causas e sintomas

Voltar ao topo da página