menu
Partilhar

Caroço na virilha: causas

 
Por Redação ONSalus. 26 setembro 2021
Caroço na virilha: causas

Quando aparece um nódulo em qualquer área do corpo, pode ser um sinal preocupante para muitas pessoas. Em relação à saúde, temos a tendência de pensar no pior dos casos, mas a verdade é que, na maioria das vezes, não precisamos nos preocupar, embora também não devemos ignorar.

O aparecimento de uma íngua na virilha pode ocorrer por diversas causas, a maioria delas benignas e muitas das quais desaparecem em pouco tempo sozinhas. Mas se você quer conhecer profundamente a origem dessa protuberância, continue lendo este artigo do ONsalus sobre caroço na virilha: causas.

Também lhe pode interessar: Furúnculo na virilha: causas e como curar

Sintomas de um caroço na virilha

Os caroços na virilha podem ser devidos a muitas causas. É por isso que, para poder ter um diagnóstico mais preciso e ajudar seu médico a encontrar a causa com mais facilidade, é importante que você preste atenção nos outros sintomas que acompanham este nódulo.

A seguir, te explicamos algumas das características do caroço na virilha:

  • Podem aparecer calafrios e febre.
  • A pele ao redor pode ficar avermelhada.
  • Você pode sentir calor na área afetada.
  • É possível perder o apetite.
  • Vômitos e náuseas.
  • Sentir dor na área dos genitais.
  • Sentir dor na parte inferior do abdômen.
  • Secretar fluidos incomuns pelo pênis, vagina ou reto.

Identificar estes sintomas que acompanham a íngua na virilha é essencial para saber por quê aparecem. A seguir, te explicamos as possíveis causas do aparecimento de um caroço na virilha.

Gânglio inflamado na virilha

Os gânglios linfáticos são uma parte essencial do sistema linfático e são os encarregados por defender o organismo de qualquer problema imunológico. Por isso, qualquer processo infeccioso que ocorre no corpo pode ser um desencadeante para que os gânglios fiquem inflamados. Dados que eles têm de trabalhar para eliminar o agente infeccioso, podem aumentar de volume e, quando isto acontece na virilha, podem gerar os nódulos.

O mais normal é que quando os gânglios ficam inflamados é porque a infecção está localizada em alguma área do corpo próxima a estes gânglios. Ou seja, quando os gânglios inflamados estão na região da virilha é porque esta infecção está localizada na zona genital ou em alguma parte das extremidades inferiores. Um exemplo claro que pode provocá-lo são as doenças sexualmente transmissíveis. E qual DST causa caroço na virilha? Entre as DSTs que podem causar caroço na virilha estão o cancro mole e o linfogranuloma venéreo (DST também conhecida como mula).

Do mesmo modo, qualquer ferida ou lesão na parte genital, pés ou pernas, como por exemplo o corte causado por uma depilação ruim, pode fazer com que quando ela comece a se curar, os gânglios fiquem inflamados como parte do processo de cura.

Caroço na virilha: causas - Gânglio inflamado na virilha

Caroço interno na virilha sem dor: cisto

Se você tem um nódulo interno na virilha que não dói, ele pode ser um cisto. Quando falamos de cistos epidermoides, nos referimos àqueles pequenos nódulos que aparecem abaixo da pele, seja no rosto, no pescoço ou na região genital. Em geral, estes cistos costumam ser benignos. Além disso, se forem infectados, romperem ou incomodarem o paciente, sempre podem ser removidos através de cirurgia.

Os cistos se distinguem de outras protuberâncias porquê são redondos e pequenos, portanto é muito fácil movê-los com o dedo. Embora possam ser de tamanho variável, normalmente vão desde os milímetros até os poucos centímetros.

Para encontrar sua causa, é preciso entender o funcionamento da pele e sua renovação celular. A epiderme é composta por uma fina camada de células que o organismo vai eliminando continuamente. Contudo, quando estas células não são esfoliadas, ficam aderidas à pele, ficando acumuladas e formando os cistos. Normalmente isto acontece em áreas onde há folículos pilosos e glândulas sebáceas, por isso que são mais comuns:

  • No rosto.
  • No pescoço.
  • Nas costas.
  • Na virilha, que é nosso assunto atual.

Caroço por hérnia na virilha na mulher e no homem

Existem diferentes tipos de hérnia de acordo com a área do corpo onde estiverem, no caso da hérnia na virilha, obviamente, ocorre na virilha. Esta protuberância é causada pela ruptura da parede abdominal, que faz com que alguns órgãos da região, normalmente o intestino delgado, saiam pelo rompimento. Quando estes órgãos saem, é formado um nódulo pelo canal da virilha, com a forma parecida a de um saco. De todas as hérnicas, essas costumam ser as mais comuns, especialmente no caso dos homens.

As causas de uma hérnia na virilha em mulheres e homens podem ser diversas:

  • Fraqueza congênita na parede abdominal do nascimento.
  • Cicatrização ruim de uma cirurgia abdominal.
  • Levantar muito peso.
  • Uma hérnia na virilha em mulheres pode ser ocorrer durante a gravidez.

As hérnias na virilha são muito fáceis de detectar, pois a região do abdômen fica inchada e é muito fácil apalpá-las. Outros dos sintomas mais comuns são:

  • Hérnia na virilha no homem: Dores que são sentidas como fisgadas nos testículos.
  • Hérnia na virilha na mulher: Fisgadas dolorosas nos lábios vaginais.
  • Estes sintomas pioram quando há mais pressão abdominal, por exemplo, ao tossir ou apertá-las.

Caso a hérnia seja muito pequena, pode ser necessário recorrer a uma ecografia para poder diagnosticá-la. Isto também pode ocorrer nos casos de obesidade grave, quando é impossível apalpá-la. Para eliminá-la, o único tratamento que realmente pode funcionar é a intervenção cirúrgica. Esta cirurgia pode ser feita através de laparoscopia, com uma mínima invasão, ou com ferida aberta. Dependendo da localização e do tipo, os médicos optarão por uma medida ou outra.

No seguinte artigo te falamos sobre as complicações após cirurgia de hérnia umbilical ou de umbigo.

Tumor na virilha

De todas as causas mostradas de caroço na virilha, esta é a menos comum, mas não podemos esquecer que certos tipos de tumores podem se desenvolver causando inflamação dos gânglios da região da virilha.

No caso dos homens, o câncer de testículos pode fazer com que os gânglios da virilha fiquem inflamados, causando um nódulo na região. O mesmo acontece nas mulheres com algum tumor na região genital. Apenas nos casos em que os sintomas e exames descartem qualquer um dos motivos anteriores poderemos recorrer a certos exames para detectar se é possível que se trate de um câncer.

Considerando a importância e possível gravidade deste tipo de condição, é necessário consultar um médico logo que notar o nódulo na virilha, para que ele possa ser diagnosticado e para que você possa começar o tratamento o mais rápido possível. Isto não quer dizer que você deve se preocupar, como dissemos, é pouco provável que seja um câncer.

E já que estamos falando de caroço na virilha, talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre íngua na axila: causas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço na virilha: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Caroço na virilha: causas
1 de 2
Caroço na virilha: causas

Voltar ao topo da página