Saúde da pele

Como tirar pelo encravado da virilha

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 19 setembro 2022
Como tirar pelo encravado da virilha

Você tem um pelo encravado na virilha que gerou um caroço interno e quer saber como tirar? Provavelmente, em algum momento, você teve um pelo pubiano encravado como consequência de se depilar muito rápido ou por utilizar uma lâmina que já está velha e, com certeza, sofreu com o incômodo e a dor que isso pode causar. Não é necessário se assustar diante dessa situação, já que não é algo grave. Mas é recomendado tratar o mais rápido o possível, para evitar possíveis infecções e inflamações na área afetada.

Por isso, é fundamental tirar o pelo encravado da maneira correta, levando em conta que a área íntima é muito delicada, por esse motivo deve-se ter muito cuidado para impedir irritações agudas e a proliferação de microrganismos, visto que essa é uma área úmida.

Você tem um pelo pubiano encravado e não sabe o que fazer? Então, continue lendo este artigo da ONsalus e descubra como tirar pelo encravado na virilha com estas dicas.

Também lhe pode interessar: Caroço na virilha: causas

1. Higienize corretamente sua área íntima

A limpeza da área íntima, no caso do púbis, é crucial. Por isso, é importante limpar o local com água e sabão antibactericida antes de remover o pelo encravado. Isso permite que os poros abram com facilidade e evita possíveis infecções. Logo após, seque cuidadosamente a área utilizando uma toalha limpa com toques delicados.

Como tirar pelo encravado da virilha -

2. Use compressas de camomila ou de água quente

Geralmente, o pelo encravado se forma a partir de um poro inflamado bastante visível e incômodo, que muitas vezes pensamos em espremer. Mas essa não é a abordagem correta, pois pode agravar a infecção. Nesse caso, é recomendado colocar compressas de água quente diretamente no poro por alguns segundos várias vezes ao dia, ou aplicar compressas mornas de camomila ou um pouco quente para diminuir o inchaço e evitar uma infecção, já que é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Dessa maneira a pele irá se recuperar mais rápido.

Para fazer isso, umedeça uma compressa ou gaze com uma infusão de camomila e a aplique na área a afetada por aproximadamente 10 minutos, e logo após, seque bem a área tratada com uma toalha limpa.

No link a seguir você pode acessar mais informações sobre as propriedades medicinais da camomila.

3. Faça exfoliação na área do pelo pubiano encravado

Se você quer saber como tirar o pelo encravado da virilha da melhor forma possível, o processo de exfoliação da zona onde se localiza o pelo em questão é indispensável para facilitar sua saída para fora do poro. A ideia de exfoliar a pele, justamente na área afetada, é eliminar as células mortas acumuladas na superfície e ajudar a abrir os poros a abrirem mais fácil. Assim sendo, uma mistura muito utilizada para exfoliar adequadamente a pele, é a combinação de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um pouco de água, coloque essa pasta refrescante suavemente no local do pelo encravado, massageando em movimentos circulares, deixando agir por 5 minutos e depois remova com água morna.

No link a seguir poderá encontrar mais informações sobre os Como usar bicarbonato para tirar manchas na pele.

4. Utilize uma pinça para retirar o pelo encravado

Pode acontecer de o pelo encravado estar um pouco mais profundo do que o esperado. Nesse caso, é necessário utilizar uma pinça para sobrancelha previamente esterilizada água fervente para pegar e retirar o pelo com segurança, mas é preciso fazer isso com muito cuidado e pressionando a pele na área afetada, para garantir a extração até a raiz e sem causar mais danos na área lesionada.

Como tirar pelo encravado da virilha -

5. Aplique uma loção antisséptica

Logo após retirar o pelo encravado pela raiz, é necessário aplicar uma loção antisséptica, como o iodo, na área afetada, para impedir infecções e eliminar resíduos de pus que tenham ficado no poro. Esses produtos podem ser encontrados em qualquer farmácia ou até mesmo em supermercados, porque são vendidos sem receita.

Porém, a aloe vera ou babosa é uma opção natural muito eficaz para eliminar a sujeira e os resíduos existentes nos poros e com o passar do tempo, o pelo encravado. Além disso, é uma alternativa natural que atua também como calmante e regenerador, fazendo com que a irritação e a inflamação sejam rapidamente aliviadas.

Como tirar o pelo encravado na virilha - Casos mais complexos

Existem circunstâncias em que o pelo encravado está muito profundo, ao ponto de não haver fácil visualização, o que causa uma dor intensa e uma inflamação considerável. Nesse tipo de situação, o mais apropriado é não tocá-lo para tentar extraí-lo, porque nessa situação, existe a possibilidade de haver uma forte infecção.

Assim sendo, o correto é ir ao médico para que seja realizada a extração do cabelo encravado com a instrumentação adequada, que geralmente, requer uma pequena intervenção ambulatorial. Em alguns casos, depois de avaliação médica, é recomendado o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos para aliviar o desconforto e tratar a infecção.

Como tirar pelo encravado da virilha - Como tirar o pelo encravado na virilha - Casos mais complexos

Como evitar pelos encravados na virilha - Dicas

Para finalizar, ressaltamos alguns pontos importantes para a prevenção de um pelo encravado na virilha, uma área bem delicada:

  • Troque a lâmina sempre antes de se depilar;
  • Não depile a área da virilha se ela estiver. Pelo contrário, antes de se depilar é recomendado umedecer a pele com água e sabão ou gel próprio para esse tipo de procedimento, para evitar irritações;
  • Depile na mesma direção que o pelo cresce e limpe a lâmina da gilete com frequência durante a depilação;
  • Avalie opções de depilação limpas e seguras, como a depilação a laser ou depilação por eletrólise.

Agora que você já sabe as melhores formas de como tirar o pelo encravado da virilha, não perca este outro artigo sobre foliculite genital, suas causas, sintomas e tratamento.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar pelo encravado da virilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Mayo Clinic (2022). Vellos Encarnados. [Arquivo online]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/ingrown-hair/diagnosis-treatment/drc-20373898>. Acesso em 16 de setembro de 2022.
  • Mayo Clinic (2022). Foliculitis. [Arquivo online]. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/folliculitis/symptoms-causes/syc-20361634>. Acesso em 16 de setembro de 2022.
  • López, E. (2018). Foliculitis, de granito a granote. [Arquivo online]. Disponível em: https://efesalud.com/foliculitis-granito-granote/>. Acesso em 16 de setembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tirar pelo encravado da virilha