Plantas e ervas medicinais

Usos medicinais da babosa

 
Redação ONSalus
Por Redação ONSalus. 1 abril 2022
Usos medicinais da babosa

Você sabe quais os tipos de doenças que a babosa cura? O aloe vera é uma das melhores plantas medicinais que a natureza nos oferece, já que possui propriedades para tratar diversos problemas de saúde, assim como benefícios cosméticos para a pele e o cabelo. A babosa é mundialmente conhecida como um dos melhores remédios que podemos ter em casa para tratar a tosse, eliminar cicatrizes e aliviar a ardência causada por queimaduras na pele. Embora esta planta seja muito usada em todo o mundo, poucas pessoas sabem que o aloe vera é originário da África e Oriente Médio.

Embora no mercado existam diversos cosméticos, cremes, géis e remédios caseiros preparados com o aloe vera, é importante ressaltar que a melhor forma de aproveitar todas as suas propriedades é usando a planta, mais especificamente o gel ou baba que as folhas da babosa possuem. Ali, dentro de cada folha, você poderá encontrar um concentrado de vitaminas, minerais, óleos, taninos e aminoácidos que são uma fonte única de benefícios para a saúde.

Se você quer saber como tirar proveito desta planta, te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus onde falamos sobre os principais usos e benefícios medicinais da babosa.

Também lhe pode interessar: Propriedades medicinais da camomila

Benefícios medicinais da babosa

1. Combate as aftas e a placa bacteriana

Nada é tão irritante quanto uma afta na boca, essa espécie de bolha que pode aparecer nos lábios, nas gengivas ou na parte interna das bochechas e que causa muita dor e ardência quando a esfregamos ou ingerimos alimentos muito quentes. As úlceras bucais duram, normalmente, entre 7 e 10 dias, mas estudos têm demonstrado que o gel da babosa contido naquela baba dela é capaz de acelerar a cura destas lesões diminuindo seu tamanho e agindo de forma mais rápida que os tratamentos convencionais.

Além disso, também descobriu-se que o suco de babosa pode vir a reduzir consideravelmente a placa bacteriana nos dentes, assim como os enxaguantes bucais. A placa é a principal causa do aparecimento das cáries e de doenças nas gengivas como a gengivite e a periodontite, motivo pelo qual prevenir seu acúmulo é muito importante para a saúde e a higiene bucal. Em um estudo, comparou-se o efeito do aloe vera puro com o dos enxaguantes bucais e depois de quatro dias foi comprovado que ambas substâncias são igualmente eficazes, já que a babosa é capaz de eliminar as bactérias que geram a placa e combate a levedura Candida albicans.

2. O aloe vera combate o envelhecimento

Por que existem no mercado tantos cremes e cosméticos a base de aloe vera? Porque esta planta oferece muitos benefícios para a pele, graças as suas propriedades antioxidantes que atuam nos tecidos revertendo o efeito dos radicais livres, responsáveis pela oxidação e envelhecimento das células do corpo. Além disso, a babosa é rica em vitaminas A, B e C, óleos linoleico e oleio, e em taninos, os quais fazem desta planta uma excelente opção natural para prevenir o aparecimento de rugas, conservar a elasticidade da pele, aumentar a produção de colágeno, remover as manchas e cicatrizes causadas pelo sol e ter uma pele muito mais suave e limpa.

Entre os benefícios medicinais da babosa que estão comprovados é que sua aplicação sobre o rosto reduz a vermelhidão da pele causada pelo acúmulo de células mortas, dermatite e falta de higiene. Além disso, também ajuda a tratar queimaduras de pele pelo sol, permitindo que a pele se regenere da forma mais rápida, aliviando e refrescando a ardência.

O aloe vera é um dos melhores remédios para a acne, já que sua ação anti-inflamatória e antisséptica permite combater as bactérias que podem provocar lesões, cravos e espinhas no rosto, proporcionando não apenas uma pele mais limpa, como também uma com a acne mais controlada. Além disso, as peles com acne marcadas com cicatrizes encontram uma solução na babosa, que graças a sua capacidade de regenerar a pele e oferecer um novo tecido, permite disfarçar e melhorar a aparência de marcas leves e profundas. Como sempre, a melhor forma de tirar proveito do uso medicinal do aloe vera é aplicando diretamente seu gel sobre a marca e deixar que a pele o absorva por completo.

Usos medicinais da babosa -

3. Reduz o açúcar no sangue

Um dos principais ingredientes ativos do aloe vera é a emodina, um componente que atua no organismo como hipoglicemiante, ou seja, outro benefício medicinal da babosa é que ela reduz os níveis altos de glicose no sangue. Além disso, a babosa é rica em cormo, magnésio e manganês (substâncias antidiabéticas), e contém altas quantidades de fibras, mucilagem e glucomanano, que ajudam a acalmar o apetite e controlar a absorção de açúcar.

A melhor forma de fazer o uso medicinal do aloe vera é consumir 1 colher de sopa do gel de babosa todos os dias e quando o corpo se acostumar, pode aumentar a dose para 5 a 15 mililitros por dia. É importante ressaltar que a casca da planta não fornece nenhum benefício, logo, deve-se consumir apenas a polpa. Aplicar o gel de aloe vera no pé diabético ajudará a controlar a dor, desinflamar e cicatrizar a ferida.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e tratamento para a diabetes tipo 1.

4. Expectorante natural

Um dos usos medicinais mais famosos da babosa é sua capacidade de melhorar consideravelmente os sintomas de condições respiratórias como a bronquite, a asma, a pneumonia e qualquer outra infecção que afete os brônquios e os pulmões. Isto se deve ao fato de que o gel da babosa oferece um efeito expectorante no organismo e que ajuda com que o corpo expulse de forma muito mais fácil todo o catarro e muco acumulado nos brônquios e nos pulmões, resultados de infecções ou doenças passadas.

Tomar 1 colher de sopa da baba da babosa por dia ajuda a prevenir as crises de tosse causadas pela asma e também ajuda a limpar os pulmões quando decidiu abandonar o cigarro. Misturar o gel de uma folha inteira de aloe vera com uma xícara de mel, galhos de agrião e limão cria um excelente remédio caseiro para limpar as vias aéreas e combater a tosse.

Usos medicinais da babosa -

5. Remédio caseiro de babosa para a caspa e cosmético natural para o cabelo

Devido as suas propriedades antibacterianas e antissépticas, o aloe vera é um excelente remédio natural para combater o fungo responsável pela caspa ao mesmo tempo que mantém o equilíbrio da oleosidade natural do couro cabeludo, elimina os depósitos de gordura e o oferece frescor.

Além disso, o gel da babosa é um excelente hidratante, por isso que se seu cabelo está seco, maltratado ou frágil, você pode aproveitar todas as vitaminas e minerais desta planta para nutrir a fibra capilar e revitalizar completamente seus fios.

6. Analgésico e anti-inflamatório

Estas duas propriedades do aloe vera o transformam em uma planta útil para quase tudo. Por exemplo, ao massagear as pernas com aloe vera você estimula a circulação e alivia consideravelmente o mal-estar das pernas cansadas. Além disso, ajuda a acalmar as dores por lesões e feridas, inclusive aquelas resultantes da depilação.

Sua ação analgésica também ajuda a tratar a dor de dente e a diminuir a dor muscular, não apenas de entorses ou fraturas, como também de doenças que comprometem a saúde das articulações como a artrite e artrose. Também ajuda a eliminar assaduras e outras irritações da pele.

Usos medicinais da babosa -

7. Ajuda a tratar a prisão-de-ventre

Um outro benefício medicional da babosa que listamos aqui é que, devido ao seu alto conteúdo em fibras, o consumo moderado do gel da babosa estimula o trato intestinal, ajudando com que as pessoas com constipação possam ter evacuações menos dolorosas e proporcionando a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Ao contrário do que se pensa, não foi comprovado que o aloe vera possui propriedades curativas para a síndrome do intestino irritável ou da doença intestinal inflamatória.

Agora que você conheceu diferentes benefícios medicinais da babosa, não perca o artigo a seguir em que falamos sobre como usar a babosa para tratar estrias.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Usos medicinais da babosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Bem-estar.

Bibliografia
  • DE PAULA, Kamylla Barden da Silva; CRUZ-SILVA, Claudia Tatiana Araujo. Formas de uso medicinal da babosa e camomila pela população urbana de Cascavel, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Health Sciences, 2010, vol. 32, no 2, p. 169-176. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHealthSci/article/view/6446>. Acesso em 30 de março de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Usos medicinais da babosa