Partilhar

Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento

 
Por Leonardo Simon. 8 novembro 2018
Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento

O frio, a pele seca ou o uso de detergentes agressivos para a pele são algumas das causas que podem causar descamação nas pontas dos dedos, uma condição que pode ser muito desconfortável, sobretudo, se a ferida é profunda e aparece sangue ou crosta nesta área. É importante hidratar bem a pele para evitar esta condição e, assim, conseguir ter mãos em perfeitas condições, uma vez que elas são nossas ferramentas básicas para trabalhar e manusear objetos todo os dias. No ONsalus vamos te mostrar as causas e tratamentos das pontas dos dedos descascando e rachando para que, assim, possa melhorar o quanto antes esta condição cutânea.

Pontas dos dedos descascando e rachando: causas

As pontas dos dedos descascando são, muitas vezes, um problema causado pelo ressecamento excessivo da pele ao redor dos dedos. Essa pele extremadamente seca pode ser causada por vários fatores, e geralmente é observada durante o inverno, pois o clima frio e seco rouba a hidratação da sua pele. Isto pode acabar gerando pequenas rachaduras e fissuras nas pontas, que podem ser muito dolorosas e inclusive podem chegar a causar o sangramento em alguns casos.

Outras das causas da pele rachada são:

  • Além das condições extremas do inverno que prejudicam a pele, as mudanças frequentes de temperatura, ou seja, do frio para calor ou vice-versa, também afetam a circulação arterial de uma pessoa, o que por fim acaba resultando em rachaduras e coceiras.
  • Se as mãos estão expostas a detergentes e sabões, estes podem dar lugar à irritação da pele, o que causa as rachaduras nas pontas dos dedos. É comum em pessoas que não usam luvas para lavar os pratos ou fazem trabalhos de jardinagem.
  • A dermatite de contato e as alergias podem ser outra causa das pontas dos dedos. Quando a pele entra em contato com certas substâncias irritantes que podem ser encontradas em detergentes e desinfetantes ou um alérgeno específico, como a hera venenosa, pode causar o aparecimento das rachaduras.
  • As infecções por fungos como a dermatofitose e os eczemas fazem com que a pele da área afetada fique escamosa e seca, com uma sensação de coceira e ardência. Por vezes, bolhas cheias de líquido também podem se desenvolver devido ao eczema.

Pontas dos dedos descascando: tratamento

Vamos ver agora como é possível tratar as pontas dos dedos descascando e rachando para poder recuperar uma pele suave e sem dores ou irritação. A primeira coisa que você deve saber é que a pele pode rachar devido à falta de hidratação, portanto, te recomendamos que sempre tenha a mão um creme hidratante especial para as mãos e que aplique-o em diferentes momentos do dia, sobretudo depois de tê-las lavado com água.

Caso já tenha a pele muito escamada ou rachada, então a melhor coisa a se fazer é dar uma hidratação extra com produtos como vaselina ou óleo com vitamina E, já que eles conseguirão reparar os tecidos e reparar de forma mais rápida este ressecamento da derme.

Além disto, outro dos melhores tratamentos para as dedos descascando consiste em, durante a noite, cobrir a pele das mãos com luvas depois de te ter aplicado seu método de hidratação; desta forma, fará com que as propriedades curativas e hidratantes do remédio consigam penetrar mais facilmente no interior das camadas da pele.

Tratamento no caso de infecção fúngica

Se a causa das pontas dos dedos rachadas é uma infecção por fungos, o tratamento desta condição é diferente, pois o que você precisa é de um remédio para diminuir a infecção micótica e conseguir recuperar a saúde da sua pele.

Neste sentido, você deve saber que o mais adequado é aplicar cremes antifúngicos para fazer desaparecer esta condição; fale com seu médico para que ele receite o melhor tratamento para você.

Remédios caseiros para a pele rachada

Também é possível tratar as pontas dos dedos descamando aproveitando as propriedades naturais de alguns produtos que encontramos na terra e que nos ajudarão a conseguir uma máxima hidratação da pele e, por fim, a resolver esta condição. Os remédios caseiros mais indicados são os seguintes:

  • Aloe vera: a aloe vera é um dos melhores remédios para conseguir hidratar a pele de forma profunda, já que conta com propriedades umidificantes que repararão o ressecamento. Além disto, se trata de uma planta com propriedades regenerativas que melhorarão a condição da pele, acelerando sua cura de forma natural. Para isso, você deve apenas colher o gel da aloe vera ou a polpa que há no interior da planta e espalhá-la pela área dos dedos através de uma leve massagem.
  • Creme de calêndula: outro dos melhores remédios para melhorar a hidratação da pele é a calêndula, uma planta ideal para reparar o ressecamento e conseguir uma pele mais hidratada e suave. Para isso, faça um creme criado a partir desta planta e use-o diariamente.
  • Mel e azeite de oliva: é outro dos melhores remédios caseiros para as pontas dos dedos rachadas é a combinação de mel e o azeite de oliva, dois alimentos que têm propriedades umidificantes que hidratam a pele e conseguirão reparar seus danos. Para isso, você deverá apenas misturar ambos os ingredientes e aplicá-los sobre as mãos deixando que ajam durante 15 minutos por dia.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Tratamentos estéticos.

Escrever comentário sobre Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento
Pontas dos dedos descascando: causas e tratamento

Voltar ao topo da página