Doenças de pele

Caroço na cartilagem da orelha: causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 20 agosto 2023
Caroço na cartilagem da orelha: causas e tratamento

A cartilagem da orelha é uma área muito sensível e vulnerável ao meio ambiente, portanto, geralmente pode sofrer lesões, inchaços ou infecções e afetar todo o pavilhão auricular. Geralmente, as doenças da cartilagem se manifestam como pequenas protuberâncias, às vezes inofensivas, que desaparecem com o passar dos dias, por exemplo, quando causadas por acne ou cistos, enquanto em outros casos são muito dolorosas e desconfortáveis, quase sempre ligadas a infecções, doenças do ouvido ou tumores.

Entretanto, na maioria dos casos, um caroço na cartilagem do ouvido não é grave e se resolve sem complicações. O importante é consultar um dermatologista imediatamente se houver dor intensa, secreção, aumento repentino e acompanhado de outros sintomas, como febre. Neste artigo do ONsalus, explicamos as causas mais relevantes da formação de um caroço na cartilagem da orelha e os possíveis tratamentos.

Índice

  1. Acne
  2. Cistos
  3. Lipoma
  4. Condrodermatite
  5. Pericondrite
  6. Angioleiomioma cutâneo

Acne

A acne é uma doença de pele muito comum que aparece quando os poros ficam obstruídos com sebo secretado pelas glândulas sebáceas e misturado com células mortas da pele. A formação dessa camada gordurosa permite que as bactérias entrem e permaneçam, criando espinhas ou bolinhas em diferentes partes do corpo, como rosto, cabeça, costas e, às vezes, na cartilagem da orelha.

Os inchaços que aparecem principalmente na cartilagem da orelha são muito dolorosos, especialmente quando são pressionados e incham rapidamente, pois essa parte da orelha fica muito exposta ao ambiente e, portanto, é mais vulnerável ao contato com microrganismos.

Tratamento

Normalmente, esse tipo de caroço ou pequena protuberância formada na cartilagem da orelha desaparece por si só. Às vezes, porém, ele permanece e aumenta de tamanho com o passar dos dias. Nesses casos, o tratamento farmacológico é necessário e deve ser prescrito por um dermatologista.

Normalmente, o especialista indica lavar muito bem a área afetada com um sabonete especial para acne e, posteriormente, o uso de medicamentos básicos, como: gel ou loções contendo ácido retinoico, ácido salicílico e peróxido de benzoíla; antibióticos em cremes ou comprimidos, dependendo do caso, e isotretinoína para reduzir a atividade das glândulas sebáceas.

Cistos

Os cistos são bolsas cheias de líquido que podem surgir em qualquer parte da pele, inclusive na cartilagem da orelha e ao redor da área externa. Eles são claramente evidentes como uma pequena protuberância com uma estrutura macia que pode se mover quando tocada.

Esses caroços são quase sempre benignos e geralmente são causados por problemas nas glândulas sebáceas, distúrbios genéticos, lesões de pele ou acne.

Eles são sentidos sob a pele da cartilagem, como protuberâncias suaves que muitas vezes são confundidas com espinhas. Eles têm cor semelhante à da pele e não são dolorosos, a menos que aumentem de tamanho ou sejam constantemente pressionados com o uso de fones de ouvido.

Tratamento

O tratamento para o caroço na cartilagem da orelha provocado por um cisto dependerá da condição do cisto, portanto, se ele não for um problema, não precisará ser tratado. Eles geralmente desaparecem em um período de dias.

Por outro lado, se ele causar desconforto, dor e aumentar de tamanho, deverá ser removido por meio de injeções para reduzir o tamanho e a inflamação. Além disso, é geralmente tratado com incisão e drenagem para remover o conteúdo ou com uma pequena cirurgia para removê-lo completamente e garantir que não retorne.

Lipoma

Lipomas são nódulos de tecido adiposo que aparecem sob a pele em qualquer parte do corpo, inclusive na área auricular.

Eles raramente se formam nessa área, mas, quando isso acontece, aparecem como nódulos pequenos e inofensivos, macios ao toque e indolores na maioria dos casos, a menos que pressionem um nervo ou contenham muitos vasos sanguíneos.

Caracteristicamente, eles têm crescimento lento. Qualquer pessoa pode sofrer com eles, porém, ocorrem mais comumente em adultos entre 40 e 60 anos e possuem uma forte predisposição genética, portanto, tendem a ocorrer em famílias.

Tratamento

Em geral, os lipomas não requerem tratamento, a menos que causem desconforto. Para isso, o dermatologista recomenda a remoção do conteúdo adiposo encapsulado nessa parte da orelha por meio de uma pequena cirurgia sob anestesia local. É muito seguro e eficaz e raramente reincide.

Condrodermatite

A condrodermatite é uma doença que afeta o pavilhão auricular, especificamente a parte superior da orelha. Ela se manifesta como um nódulo ou caroço muito doloroso ao toque, de cor avermelhada, com bordas bem definidas, coberto por uma crosta e possivelmente ulcerado.

Essa condição é causada pela falta de suprimento de sangue para a área como resultado da pressão repetida sobre a área, como dormir do mesmo lado a noite toda. Frio, exposição ao calor e pressão de aparelhos auditivos ou telefones celulares também podem causar essa lesão no ouvido.

Tratamento

Esses casos são geralmente tratados de forma conservadora, tomando-se medidas para evitar a pressão sobre a área auricular e usando medicamentos como corticoides tópicos para reduzir a inflamação ou nitroglicerina e terapia fotodinâmica para destruir as células anormais.

O especialista também pode recomendar cirurgia, dependendo da situação clínica, para remover completamente o nódulo.

Pericondrite

A pericondrite é uma infecção do tecido que envolve a cartilagem da orelha. Geralmente ocorre devido a feridas, queimaduras, furúnculos, picadas de insetos ou piercing na orelha.

Forma um nódulo doloroso na cartilagem à medida que o pus se acumula nos tecidos ao redor da área afetada, a ponto de interferir no fluxo sanguíneo para a cartilagem, destruindo-a e causando a deformação da orelha.

Tratamento

Os médicos removem rigorosamente os objetos estranhos colocados na cartilagem, aplicam compressas mornas e drenam o pus contido no caroço formado.

Eles também recomendam antibióticos, dependendo da bactéria causadora, incluindo ciprofloxacino, corticoides orais para inflamação e analgésicos para aliviar a dor.

Angioleiomioma cutâneo

O angioleiomioma cutâneo é um tumor benigno de aparência lisa, que pode ocorrer raramente no pavilhão auricular. São neoplasias formadas por células correspondentes às fibras musculares que compõem a parede vascular da derme.

É evidente como um nódulo pequeno, solitário, de crescimento lento e doloroso, macio ao toque, que pode ser causado por insuficiência venosa, crescimento anormal de células e tecidos, problemas hormonais ou trauma.

Tratamento

O tratamento para esses tumores se concentra exclusivamente em sua remoção por meio de cirurgia sob anestesia local. Essa é uma maneira eficaz de removê-lo completamente sem o risco de voltar a crescer.

Agora que você já sabe as principais causas para caroços na cartilagem da orelha e conheceu diferentes tratamentos, não perca este outro artigo sobre as causas e o que fazer sobre as bolinhas na orelha.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Caroço na cartilagem da orelha: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Aviles, J. y col. (2005). Nódulo en el pabellón auricular. Disponível em: https://www.actasdermo.org/es-nodulo-el-pabellon-auricular-articulo-13081655
  • Martel, F. y col. (2007). Lipomas en conducto auditivo interno. Experiencia clínica y revisión del tema. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-48162007000300007
  • Manual MSD. (2022). Pericondritis. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/es-ve/hogar/trastornos-otorrinolaringol%C3%B3gicos/trastornos-del-o%C3%ADdo-externo/pericondritis#:~:text=La%20pericondritis%20es%20una%20infecci%C3%B3n,o%C3%ADdo%20(denominado%20pabell%C3%B3n%20auricular).&text=%2C%20en%20aqu%C3%A9llas%20cuyo%20sistema%20inmunitario,%2C%20como%20las%20bacterias...
  • Sánchez , C. y col. (2018). Pseudoquiste auricular. Disponível em: https://www.elsevier.es/es-revista-revista-espanola-cirugia-oral-maxilofacial-300-articulo-pseudoquiste-auricular-S1130055817300436
  • Yelamos, O. y col. (2013). Condrodermatitis nodularis helicis tratada con éxito con nitroglicerina al 2% en gel. Disponível em: https://www.actasdermo.org/es-condrodermatitis-nodularis-helicis-tratada-con-articulo-S0001731012004140#:~:text=La%20condrodermatitis%20nodularis%20helicis%20(CNH,en%20menor%20frecuencia%20del%20anteh%C3%A9lix
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Caroço na cartilagem da orelha: causas e tratamento