Doenças de pele

Lipoma na axila: o que é, causas e tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 14 maio 2023
Lipoma na axila: o que é, causas e tratamento

Sentir um caroço na axila pode gerar grande preocupação e nos colocar em alerta, pois tendemos a associá-lo a tumores malignos. No entanto, quando o nódulo é identificado como um lipoma, não é necessário mais preocupação, pois são nódulos inofensivos de tecido adiposo que crescem sob a pele.

Esses crescimentos benignos costumam aparecer em qualquer parte do corpo e geralmente são maleáveis e pastosos ao toque. Às vezes, são dolorosos quando são grandes, com aproximadamente mais de 5 centímetros de diâmetro, pois tendem a pressionar os nervos que estão próximos. Embora as causas dos lipomas na axila não sejam bem definidas, eles estão geralmente associados à predisposição hereditária, à idade da pessoa, à obesidade ou a determinadas patologias específicas. Portanto, há vários fatores que podem influenciar seu desenvolvimento.

Se você quer saber o que é um lipoma na axila, quais são suas causas e seus possíveis tratamentos, neste artigo do ONsalus, explicaremos em detalhes.

Índice

  1. O que é um lipoma na axila
  2. Causas de um lipoma na axila
  3. Como remover um lipoma na axila

O que é um lipoma na axila

Um lipoma na axila é um acúmulo fibroso e encapsulado de gordura que se forma sob a pele. Ele também pode aparecer no corpo, no pescoço, nas costas, nas coxas e na parte superior dos braços. Além disso, um ou mais lipomas podem estar presentes ao mesmo tempo.

Quase sempre, esses crescimentos benignos são inofensivos, não se transformam em câncer, pelo contrário, geralmente não são incômodos e são pequenos, embora às vezes cresçam com o tempo, mas muito lentamente. Eles se movem e têm uma consistência maleável.

Em determinadas circunstâncias, um lipoma pode causar desconforto devido à pressão que muitas vezes exerce sobre os nervos ou as articulações próximas. Na maioria dos casos, eles são pouco estéticos e, por isso, a pessoa geralmente deseja removê-los completamente.

Esse tipo de protuberância pode estar presente em qualquer pessoa e em qualquer idade, mas aparece com mais frequência após os 40 anos. Nesse sentido, os lipomas únicos são mais prevalentes na população feminina, enquanto a lipomatose ou a formação de múltiplos lipomas ocorre com mais frequência na população masculina.

Causas de um lipoma na axila

As causas de um lipoma na axila não são muito claras, no entanto, há vários fatores predominantes que tendem a favorecer seu aparecimento, como, por exemplo

  • Genética: existe uma predisposição genética para o desenvolvimento de lipomas, portanto, se o pai ou a mãe tiveram essas protuberâncias, há uma grande probabilidade de que seus descendentes também as tenham. Essa tendência é geralmente encontrada em parentes próximos, conhecida como lipomatose familiar múltipla.
  • Idade: um lipoma na axila pode aparecer em qualquer idade, mas há uma prevalência maior entre os 40 e 60 anos.
  • Patologias: pessoas com doença de Dercum, síndrome de Gardner ou síndrome de Cowden têm maior risco de desenvolver lipomas em qualquer parte do corpo. Nesses casos, é muito comum que o paciente tenha vários lipomas no corpo.
  • Traumas ou lesões: às vezes, os lipomas podem aparecer em locais onde houve um traumatismo ou uma forte contusão. Entretanto, essa condição não é um fator determinante.
  • Obesidade: aparentemente, o aumento considerável de peso favorece a formação de lipomas, pois eles são nódulos de gordura. No entanto, isso não é conclusivo, pois eles também aparecem em pessoas magras.

Como remover um lipoma na axila

Em princípio, geralmente não é necessário tratar um lipoma, a não ser que seja um lipoma dolorido e que impeça a movimentação ou tenha características confusas. Especialmente quando estão localizados na axila, eles são tratados, pois são muito desconfortáveis, impedem a mobilidade do braço, são incômodos nas roupa e são esteticamente desfavoráveis.

Em vista disso, o tratamento de um lipoma na axila envolve intervenções simples usando técnicas de injeção de corticosteroides, lipoaspiração ou uma pequena cirurgia para removê-lo completamente. A seguir, explicamos cada um desses tratamentos para um lipoma na axila:

  • Injeção de corticoide: é usada para tratar lipomas, mas não os remove completamente. Essa técnica, na verdade, reduz o tamanho do lipoma e é limitada, dependendo do caso clínico do paciente.
  • Lipoaspiração: esse é um procedimento concentrado na aspiração e sucção de um ou mais lipomas usando uma agulha e uma seringa com a intenção de remover toda a gordura. É uma técnica que não deixa cicatrizes, no entanto, é difícil remover completamente o lipoma, portanto, é possível que, depois de algum tempo, ele reapareça.
  • Excisão cirúrgica: essa é a técnica mais comumente usada para remover completamente esses tumores. Ela se baseia em uma pequena incisão na pele sob anestesia local para remover o tecido adiposo. É uma operação simples, com duração de 30 a 60 minutos (dependendo do número de lipomas a serem removidos). Na maioria dos casos, esse procedimento tem efeitos permanentes, ou seja, os lipomas não reaparecem na área com o tempo.

Agora que você já sabe o que é, viu as causas e conheceu os diferentes tratamentos para o lipoma na axila, não perca este outro artigo sobre lipoma no pescoço.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Lipoma na axila: o que é, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Casteleiro, P. y col. (2010). Lipomas y compresión nerviosa. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0376-78922010000100008
  • Huczak, L. y Driban, N. (2007). Lipoma y Lipomatosis. Disponível em http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-300X2007000100006
  • Moyoclinic. (2020). Lipoma. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/lipoma/symptoms-causes/syc-20374470
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Lipoma na axila: o que é, causas e tratamento