menu
Partilhar

Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las

 
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 19 junho 2021
Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las

A presença de bolinhas de gordura no corpo pode passar despercebida durante muito tempo. Apesar de sua aparência, em alguns casos semelhantes a um tumor, são lesões benignas, ou seja, não são cancerígenas. Surgem em qualquer parte do corpo, como no pescoço, costas, tronco, braços coxas, glúteos, etc.

Adultos, entre os 40 e 60 anos, têm um risco maior de sofrer estas lesões, embora também possam estar presentes em crianças e jovens. Conforme ficamos mais velhos, estas bolinhas passam a aparecer com mais frequência e as características que apresentam faz com que sejam mais fáceis de serem reconhecidas. Continue lendo este artigo do ONsalus para saber por que aparecem bolinhas de gordura no corpo e como eliminá-las.

Lipomas ou bolinhas de gordura no corpo: o que são?

Conhecidos como tumores adiposos ou lipomas, as bolinhas de gordura na pele se tratam de tumores benignos de tecido graxo, localizados debaixo da pele e são muito comuns no tecido mole. Sua aparência é redonda, como uma bola mole que pode ser movida entre os dedos e de crescimento lento. O tamanho deste nódulo varia, podendo ser menor que um centímetro ou superar os 6.

As bolinhas de gordura são muito comuns em adultos e, geralmente, não doem. Nas mulheres, é comum ver a presença de um lipoma ou bola de gordura. No caso dos homens, podem aparecer várias lesões, sendo que este fenômeno é conhecido como lipomatose.

Por que aparecem bolinhas de gordura no corpo?

A causa exata das bolinhas de gordura é desconhecida, mas tem sido sugerido que existe um importante fator genético, pois as pessoas que têm familiares diretos com tendência a apresentar as bolinhas de gordura têm mais chances de desenvolvê-las. Além disso, outros fatores de risco que podem responder à pergunta do por que aparecem bolinhas de gordura no corpo são:

  • Sofrer uma pancada nas pernas ou coxas.
  • A obesidade pode influenciar no desenvolvimento de uma bola de gordura ou lipoma, precisamente, por ser uma lesão cujo conteúdo é de gordura.
  • Pessoas que sofrem doenças hepáticas ou consomem grande quantidades de álcool têm maiores chances de apresentar estas lesões.

De acordo com sua localização, os lipomas podem ser:

  • Superficiais ou cutâneos: são aqueles localizados no tecido subcutâneo, ou seja, logo abaixo da pele. Estes são aqueles localizados no pescoço, costas e ombros. Menos frequentemente, podem aparecer nos braços, coxas e, inclusive, na região das nádegas.
  • Profundos: estão localizados em regiões profundas na língua, gengiva, mãos e pés. Sua presença é perceptível através do aparecimento de alguma compressão nervosa ou limitação da mobilidade.

Como eliminar as bolinhas de gordura

A presença de bolinhas de gordura na pele raramente causa incômodos. Se aparecer algum desconforto, como dor ou aumento de tamanho, é importante consultar um médico. Caso seja necessário, o especialista pode indicar a remoção da lesão.

Nos casos em que o cisto de gordura precise de tratamento, devem ser realizados os seguintes procedimentos:

  • Remoção cirúrgica: é necessário recorrer a ela quando existe uma limitação funcional para realizar um movimento, por exemplo, de uma articulação ou a presença de dor que limite a realização de uma atividade física. Realiza-se uma cirurgia ambulatória com a aplicação de anestesia local através de uma incisão no local onde está a bolinha de gordura. É pouco frequente que o lipoma reapareça depois de sua remoção. Também é possível removê-lo por motivos estéticos.
  • Liposucção: é outra técnica utilizada para a remoção do lipoma. A mesma é feita através de uma agulha ou seringa grande que permita remover a gordura ali contida.
Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las - Como eliminar as bolinhas de gordura

Como evitar o aparecimento de lipomas

Existe uma série de conselhos que de certa forma podem ajudar a prevenir o aparecimento das bolinhas de gordura no corpo:

  • Ter hábitos alimentares saudáveis
  • Reduzir ou eliminar o consumo de gorduras saturadas da alimentação.
  • Evitar o consumo de farinhas brancas, leite integral e carnes vermelhas.
  • Aumentar o consumo de verduras e frutas, a fim de limpar o organismo eliminando toxinas.
  • Consumir 2 litros de água por dia.
  • Aumentar o consumo de Ômega-3 devido ao fato de que limita o desenvolvimento do tecido adiposo.

Apesar de serem lesões benignas, nos casos onde causarem sintomas, o aparecimento das bolinhas de gordura no corpo deve ser avaliado por um médico cirurgião. O especialista será o responsável por fazer o diagnóstico e, de acordo com os sintomas, decidir se o lipoma precisa ser removido.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Huczak, L, & Driban, N E. (2007). Lipoma y Lipomatosis. Revista argentina de dermatología, 88(1), 56-66. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-300X2007000100006&lng=es&tlng=es>. Acesso em 11 de junho de 2021.
  • Mark Gebhardt, MD y Peter J. Buecker, MD. (2004). Liposarcoma. Sacromahelp. Disponível em: <http://sarcomahelp.org/translate/es-liposarcoma.html>. Acesso em 11 de junho de 2021.
  • Emma Hansson, Henry Svensson & Håkan Brorson. (2012). Orphanet Journal of Rare Diseases, 7:23. Disponível em: <https://ojrd.biomedcentral.com/articles/10.1186/1750-1172-7-23>. Acesso em 11 de junho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las
1 de 2
Bolinhas de gordura no corpo: por que aparecem e como eliminá-las

Voltar ao topo da página