PARTILHAR

Bolinhas no braço: causas e tratamentos

 
Dra. Gennesis Gonzalez
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 24 novembro 2020
Bolinhas no braço: causas e tratamentos

É provável que você se assuste ao notar que nos seus braços apareceram bolinhas repentinamente. Felizmente, isto não representa nenhuma doença grave, exceto que é um sintoma bastante incômodo para quem o sofre.

São várias as causas pelas quais podem aparecer estas bolinhas vermelhas nos braços, isto inclui a presença das típicas espinhas ou cravos, reações alérgicas na pele, foliculite ou queratose. O médico será o responsável por determinar, através de um exame, qual o fator desencadeante destas bolinhas, indicando, além disso, o tratamento necessário de acordo com a presença de outros possíveis sintomas juntos destas bolinhas.

Se você quer saber mais sobre este tema, te convidamos para que continue lendo este artigo do ONsalus sobre as bolinhas no braço: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Bolinhas na orelha: causas e tratamento

Bolinha nos braço por espinhas

As espinhas, pontos pretos ou cravos, nada mais são que um acúmulo de gordura que obstrui o folículo. Estas costumam ser bastante antiestéticas, sobretudo porque costumam deixar marcas e bolinhas bastante visíveis e incômodas.

É comum se manifestarem durante a adolescência devido as diversas mudanças que surgem em nosso corpo, especialmente as mudanças hormonais, o que leva a uma superprodução de sebo.

É justamente o aumento de sebo ou gordura que tende a ser armazenado na camada superficial da pele que leva a formação de cravos ou espinhas que, ao não serem tratadas adequadamente, podem deixar as clássicas bolinhas nos braços ou em qualquer parte do corpo.

Bolinhas no braço por queratose pilar

Além das bolinhas nos braços por espinhas, as causadas pela queratose pilar são uma das razões mais frequentes desta condição (caroços na pele parecendo espinhas). Trata-se de uma condição inofensiva bastante frequente; infelizmente, como não pode ser completamente curada, costuma ser considerada como uma condição de pele normal. Se uma pessoa tem queratose pilar, é comum surgirem bolinhas vermelhas na parte superior dos braços, sendo que geralmente não coçam e nem doem.

A queratose pilar é causada pelo acúmulo de queratina, embora seja desconhecida com exatidão por quê fica acumulada. A queratina costuma proteger a pele de substâncias danosas, mas se você sofre de queratose, esta proteína obstrui o folículo piloso e cria uma camada que faz com que a pele se torne áspera, com bolinhas e não desigual.

Um estudo de 2015, de Guayaquil, demonstrou a prevalência da queratose pilar em pacientes com dermatite atópica, estimando que aproximadamente 40% da população sofre desta doença. De acordo com este estudo, a queratose pilar tem uma predileção especial no terço distal das extremidades superiores.

Outras causas das bolinhas nos braços

Além das já mencionadas anteriormente, existem outras razões que você deve conhecer do porquê pode ter bolinhas nos braços. Entre elas podemos citar a foliculite e as reações alérgicas.

Foliculite

A foliculite é desencadeada, comumente, após se depilar, assim como após o uso de roupas muito justas. Tudo isto faz com que o crescimento do pelo seja dificultado.

Como consequência, podem aparecer estas bolinhas nos braços e todas aquelas áreas que foram depiladas. Sendo que isto é mais frequente de ocorrer no sexo masculino.

Reações alérgicas

As reações alérgicas costumam deixar bolinhas na pele dos braços, isto ocorre devido à coceira intensa que este tipo de situação provoca. Muitas vezes as alergias costumam ser desencadeadas por consumir algum alimento, bebida, medicamentos, ou ter contato com animais e, até mesmo, contato com alguns tipos de roupas.

A alergia na pele pode aparecer na forma de erupções nos braços e gerar urticárias.

Outros fatores que podem deixar bolinhas nos braços são:

  • Exposição a fatores ambientais como o sol, o frio, o calor;
  • Estresse;
  • Picadas de insetos;
  • Histórico de doenças anteriores;
  • Consumo de substâncias químicas;
  • Transtornos imunológicos.
Bolinhas no braço: causas e tratamentos - Outras causas das bolinhas nos braços

Tratamento para as bolinhas nos braços

O tratamento das bolinhas nos braços dependerá diretamente da causa. Entre as recomendações, temos:

  • Usar roupa frescas para que a pele respire livremente.
  • Evitar fazer esfoliações até que não saiba do que se trata.
  • Aplicar cremes corporais que hidratem a pele, sobretudo cremes com ácido glicólico ou ácido salicílico.
  • Evitar espremer os cravos ou espinhas.
  • Se você sofre de pele oleosa, lave bem sua pele e passe produtos que diminuam ou controlem a produção de sebo.
  • Para tratar as reações alérgicas o especialista costuma indicar antialérgicos via oral em casos leves e, em casos graves, será necessário injetar a medicação com urgência.
  • Evita tomar banhos quentes, já que isto aumenta a coceira.

O exame médico será indispensável para determinar por quê você tem bolinhas nos braços e assim estabelecer um tratamento personalizado.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas no braço: causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Bibliografia
  • Carrasco Armas, D. J., & Marín Ferrín, R. E. (2017). Prevalencia de la queratosis pilaris en pacientes con dermatitis atópica en la consulta externa del Hospital Universitario de Guayaquil durante el período abril–septiembre 2015.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Bolinhas no braço: causas e tratamentos
1 de 2
Bolinhas no braço: causas e tratamentos

Voltar ao topo da página ↑