menu
Partilhar

Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 9 dezembro 2020
Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las

A pele é o maior órgão do corpo humano e pode indicar diversas condições ou doenças, as quais são importantes de serem detectadas no momento certo a fim de tratá-las de forma adequada. O aparecimento de espinhas nos braços pode afetar qualquer pessoa e sua causa sempre foi um mistério.

Este problema cutâneo afeta, sobretudo, a aparência, por isso que a maioria das pessoas buscam eliminá-las de diferentes formas para melhorar a aparência da pele. Apesar de afetar ambos os sexos sem distinção, as espinhas na pele são muito mais frequentes em mulheres. Os motivos mais comuns para que elas apareçam são a intolerância ao glúten e a queratose, embora, dependendo da causa do seu aparecimento, sejam manifestados diferentes sintomas, como dor no estômago, tontura, mudanças de humor e enxaqueca. Neste artigo do ONsalus falaremos tudo o que está relacionado com este assunto: espinhas nos braços, quais são as causas e como eliminá-las.

Também lhe pode interessar: Bolinhas no braço: causas e tratamentos

Espinhas nos braços: causas

Não é anormal nem incomum ver pessoas com esta condição cutânea, estas espinhas podem aparecer tanto nos braços como nas pernas. Embora possam surgir em pessoas de qualquer sexo, a verdade é que são muito mais comum entre as mulheres. Algumas das principais causas das espinhas nos braços são:

  • Intolerância ao glúten: especialistas indicam que pessoas que sofrem de intolerância ao glúten ou doença celíaca podem ter espinhas nos braços. Este é um tipo de alergia a certos alimentos que contêm determinadas proteínas (glutenina e gliadina). Estes alimentos, basicamente, são a cevada, centeio, o trigo e a aveia. Ter a doença celíaca está relacionado com a capacidade de absorver nutrientes. Uma pesquisa realizada pelo Hospital Universitário Central de Asturias[1], Espanha, afirma que a doença celíaca atinge 1% da população, algo que vem aumentando nos últimos anos, sendo atualmente muito mais frequente em adultos do que em crianças.
  • Queratose pilar: quando há um excesso de queratina na pele, as pessoas podem apresentar espinhas nos braços. Isto se deve ao acúmulo de uma proteína chamada queratina, a qual forma uma espécie de tampa nos folículos pilosos, o que provoca uma inflamação semelhante à que ocorre com as espinhas.
  • Sofrer de dermatite atópica ou de ressecamento na pele também pode causar um tipo de espinha, tanto nos braços quanto em qualquer lugar da pele.
Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las - Espinhas nos braços: causas

Sintomas associados às espinhas nos braços

Além de notar as espinhas nos braços, podem ser vistos outros sintomas relacionados, como:

  • Irritação na pele: onde há inflamação, coceira, ressecamento e presença de espinhas nos braços.
  • Dor estomacal: obviamente, ao possuir a doença celíaca, o sintoma mais óbvio, além da presença de espinhas na pele, é a dor estomacal depois de comer algum alimento com glúten.
  • Tonturas: algo frequente em pessoas intolerantes ao glúten é que, depois de ingerirem algum alimento com glúten, podem apresentar desequilíbrio, instabilidade e tonturas.
  • Enxaqueca: da mesma forma, pessoas com intolerância ao glúten podem sentir dor de cabeça intensa e pulsante.

Também pode ser associada a outros sintomas como:

  • Mudanças de humor;
  • Ansiedade;
  • Agitação;
  • Dor nos tendões e músculos.

Como eliminar as espinhas nos braços

Uma vez determinado que o motivo da presença das espinhas nos braços é devido a uma intolerância ao glúten, é importante que, para que elas desapareçam, você pare de consumir alimentos com glúten, tais como:

  • Macarrão;
  • Farinhas;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Pão;
  • Doces;
  • Batatas;
  • Arroz;
  • Laticínios;
  • Caldo de galinha/carne.

Por outro lado, diante da presença de queratose pilar, não existe um remédio, posto que esta condição não tem cura. Contudo, seus sintomas podem ser minimizados utilizando diferentes tratamentos para o cuidado da pele focados na hidratação e esfoliação da área afetada.

Outros conselhos para eliminar as espinhas nos braços

Um bom jeito de tratar as espinhas nos braços é realizar uma esfoliação na pele, pois esta permite eliminar as células acumuladas, bem como o excesso de sebo. Um esfoliante natural pode ser preparado com:

  • Açúcar: 15 gramas
  • Mel: 25 gramas
  • Amido de milho: 15 gramas
  • Iogurte natural: 2 colheres de sopa

Para fazer este esfoliante natural você deve misturar todos os ingredientes até formar uma pasta. Esta deve ser aplicada com massagens suaves na área afetada, deixando-a agir durante 10 minutos para, em seguida, retirá-la com água fria. Depois disto é importante passar um creme hidratante e sem óleos.

Outra forma benéfica para esfoliar e hidratar a pele é utilizando 50 gramas de aveia moída com 50 gramas de mel e 30 gramas de sal. Todos os ingredientes devem ser misturados e então aplicados nas espinhas dos braços. Deixe agir durante 15 minutos, ao menos 3 dias na semana.

Como já explicamos, uma das causas mais frequentes pela qual podem aparecer espinhas na pele é a doença celíaca. É por isso que, se este for o seu caso, você deve para de consumir todos aqueles alimentos que contêm glúten. As espinhas nos braços afetam a aparência das pessoas, esta condição pode ser melhorada aplicando a esfoliação e hidratando a pele. Caso elas não diminuam logo, é importante consultar um especialista.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las, recomendamos que entre na nossa categoria de Pele, cabelo e unhas.

Referências
  1. Hernández-Lahoz C, MauriCapdevila G, Vega-Villar J, Rodrigo L. Neurogluten: patología neurológica por intolerancia al gluten. Rev Neurol 2011; 53: 287-300. Recuperado el 12 de diciembre de 2018 de: http://www.autism.autismoava.org/archivos/NEUROGLUTEN.pdf

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las
1 de 2
Espinhas nos braços: causas e como eliminá-las

Voltar ao topo da página