Partilhar

Cabeça pulsando: o que pode ser

Por Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 9 abril 2019
Cabeça pulsando: o que pode ser

Poucas vezes ouvimos falar de palpitações na cabeça, na verdade, é muito mais normal falar sobre palpitações no coração ou até na na barriga. Apesar disso, sensação de pulsação na cabeça também ocorre com certa frequência. Isto é uma sensação que pode ser sentida em qualquer lado da cabeça. Mas ela é perigosa? Você fica preocupado ao senti-la? Não se preocupe, esclareceremos todas as suas dúvidas.

É comum sentir esta sensação de batimentos ou pulsações na cabeça, e ela está amplamente relacionada com a sensação da dor de cabeça comum. Os batimentos ou palpitações na cabeça são causados por diversos fatores, sendo os mais relevantes a ansiedade e o estresse, esta sensação está estritamente relacionada com o volume de sangue que é bombeado com cada batimento. Se você quer saber mais sobre esta condição, no seguinte artigo do ONsalus esclareceremos todas as dúvidas sobre cabeça pulsando: o que pode ser e quais os tratamentos indicados para cada caso.

Também lhe pode interessar: Mãos dormentes ao acordar: causas

Cabeça pulsando: o que pode ser

Os primeiros motivos relacionados com a presença de da pulsação na cabeça são:

  • Estresse intenso: uma das manifestações do estresse, além do nervosismo, ansiedade e dificuldade para respirar, é que ele pode causar batimentos na cabeça.
  • Cafeína: o consumo de bebidas cafeinadas pode causar, além de dificuldade para dormir, depressão, irritabilidade e fadiga, sensação de cabeça pulsando.
  • Pressão arterial: a hipertensão arterial ou o aumento da pressão arterial, apesar de em alguns casos poder passar despercebida, pode manifestar dificuldade ao respirar, ansiedade e dor de cabeça. Este último pode vir acompanhado por sensações de cabeça pulsando.
  • Infecções no ouvido: qualquer infecção no ouvido médio vai desencadear um aumento na pressão do tímpano, o que por sua vez causa dor e pode causar palpitação na cabeça, sobretudo próximo ao ouvido.
  • Labirintite: esta é outra razão que esta relacionada com a manifestação da sensação de cabeça palpitando, já que se trata de um processo infeccioso e inflamatório do ouvido interno e, além disso, também pode causar vertigem.

Pulsação na cabeça: outras causas

Além do que já explicamos, a pulsação na cabeça também pode estar relacionada com as seguintes condições:

Cefaleia tensional

Este é um dos inúmeros tipos de dores de cabeça que existem, na verdade, representa a dor de cabeça mais frequente de tudo que está relacionado com a tensão muscular devido ao estresse ou por outros motivos que impliquem a contração dos músculos do pescoço. A manifestação comum deste tipo de dor de cabeça é a sensação de tensão ou pressão na cabeça, batimento ou pulsação em qualquer lugar da cabeça. Este tipo de cefaleia tem, de acordo com a Associação Colombiana de Neurologia, uma relação de homens por mulheres de 4:5, uma maior prevalência entre os 30 – 39 anos de idade e afeta ao menos 78% da população.[1]

Enxaqueca

Este outro tipo de dor de cabeça é causado quando o sangue e o oxigênio não chegam de forma adequada no cérebro, sendo um resultado do estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais. O sintoma característico das enxaquecas é a sensação de pontadas ou pulsações em qualquer lado da cabeça, seja no direito ou esquerdo. Geralmente, as pessoas que sofrem de enxaqueca são afetadas por fatores como a falta de sono, estresse e iluminação intensa.

Cefaleia Trigêmino-autonômica

Este tipo de dor de cabeça está relacionado com a ação do nervo trigêmeo, que é encarregado de receber todas as sensações, tanto dos músculos da cabeça quanto dos olhos, rosto, boca e mandíbula. A manifestação clínica deste tipo de dor de cabeça é similar ao que ocorre diante da presença de enxaqueca: afeta apenas um lado da cabeça e a dor é de forte intensidade e de tipo pulsante, ou seja, é sentida como uma pulsação na cabeça.

Cefaleia estimulada pelo frio

Este tipo dor de cabeça surge de forma unilateral e é de caráter pulsante, isto é, causa sensação de pulsação na cabeça. Isto ocorre quando a parte externa da cabeça está em contato com uma superfície muito fria, ocorrendo também quando se ingere algum alimento muito frio, por exemplo, quando tomamos sorvete.

Sensação de pulsação na cabeça: tratamentos

Antes de se automedicar, algo que nunca deve fazer, é importante ir imediatamente ao médico assim que apresentar as primeiras manifestações de cabeça pulsando. Embora possa parecer um incômodo inofensivo, requer um tratamento específico, e é o médico quem decidirá qual o tratamento mais adequado.

Caso a sensação de cabeça pulsando esteja relacionada com o estresse ou o consumo de bebidas cafeinadas, pode ser necessário utilizar terapias de relaxamento, seja a meditação ou ioga para canalizar todas as sensações de angústia e ansiedade, além disso é importante suspender o consumo de bebidas que contenham cafeína e substituí-las por chás à base de ervas naturais.

Por outro lado, no caso de se tratar de pressão arterial alta, é essencial controlá-la rigorosamente. Para isso, pode ser necessária a utilização de medicamentos anti-hipertensivos sob indicação de um especialista.

Se as palpitações na cabeça forem causadas por infecções no ouvido ou labirintite, será necessário fazer um tratamento com antibióticos.

Por último, no caso de se tratar de algum dos diferentes tipos de cefaleia, que em todas as suas manifestações apresentam pulsações na cabeça, será igualmente importante visitar o médico para determinar a causa precisa, o tipo de cefaleia e administrar o tratamento apropriado para cada condição.

Como vimos, a sensação de cabeça pulsando pode ocorrer por diferentes causas e, além disso, ser acompanha de outros sintomas. Dependendo de todos estes fatores e em conjunto com o exame médico completo, será dado o tratamento necessário.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cabeça pulsando: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Cérebro e nervos.

Referências
  1. Michel Volcy Gómez. Cefalea tipo tensional: diagnóstico, fisiopatología y tratamiento. Acta Neurol. Colomb. Vol. 24 No. 3 Suplemento (3:1) Septiembre 2008. Recuperado el 3 de diciembre de: https://www.acnweb.org/acta/2008_24_S3_13.pdf

Escrever comentário sobre Cabeça pulsando: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marinho
cabeça pulsando o que significa

Cabeça pulsando: o que pode ser
Cabeça pulsando: o que pode ser

Voltar ao topo da página