Engasgar com saliva dormindo - Causas e o que fazer
A saliva é um líquido produzido pelas glândulas salivares, com a função de auxiliar a digestão e contribuir para a saúde bucal, limpando as bactérias e os alimentos da boca. Todos os dias, o corpo produz de 1 a 2 litros de saliva, que engolimos sem perceber.
Quando a saliva não flui facilmente pela garganta, você pode engasgar com ela a qualquer momento, mesmo enquanto dorme, fala ou come. Em alguns casos, isso pode ter consequências muito graves se o paciente não for ajudado rapidamente.
Você engasga com a saliva dormindo? então continue lendo este artigo do ONsalus, onde você aprenderá sobre cada uma das causas e o que fazer a respeito.
Por que me engasgo com saliva dormindo?
Enquanto você dorme, a saliva pode se acumular na boca e passar para os pulmões, causando aspiração e asfixia, razão pela qual você acorda com falta de ar e afogado com a própria saliva. Por trás dessa situação, pode haver diferentes condições e problemas, como:
Apneia obstrutiva do sono
Essa é uma causa de sufocamento que ocorre durante o sono e é gerada pelo relaxamento do tecido mole do pescoço. Isso resulta na obstrução do fluxo de ar pelas vias aéreas.
Quando a via aérea entra em colapso, o ar não consegue chegar aos pulmões, portanto, você pode acordar repentinamente sem ar, engasgando-se com a própria saliva.
Alergias ou problemas respiratórios
Nesses casos, a saliva fica espessa e não flui facilmente pela garganta. Durante o sono, a saliva e o muco podem se acumular na boca, causando asfixia.
Quando um problema respiratório ou alergias são a causa do engasgo com a saliva, você também terá:
- Tosse.
- Espirros.
- Rinorreia.
- Dor de garganta.
Dentaduras mal ajustadas
Quando os nervos da boca detectam um objeto estranho, como um alimento, as glândulas salivares produzem mais saliva. No caso de dentaduras, o cérebro pode confundir as dentaduras com alimentos e, assim, aumentar a produção de saliva. O excesso de saliva pode causar engasgos ocasionais.
À medida que o corpo se adapta às dentaduras, a produção de saliva pode diminuir e o risco de engasgar com a saliva durante o sono desaparecerá.
Problemas neurológicos
A doença de Parkinson e a doença de Lou Gehrig são distúrbios neurológicos que podem danificar os nervos na parte posterior da garganta, resultando em dificuldade para engolir e engasgar com a saliva. Além disso, podem ocorrer os seguintes problemas:
- Problemas de voz.
- Dificuldade para falar.
- Fraqueza muscular.
- Espasmos musculares em outras partes do corpo.
- Lesões ou tumores na garganta
- Lesões benignas ou cancerosas, inclusive tumores na garganta, fazem com que o esôfago se estreite e dificultem a deglutição da saliva. Isso leva a engasgos com a saliva.
Excesso de álcool
O engasgo com a saliva dormindo pode ser causado pelo consumo excessivo de álcool. Excesso de álcool no corpo diminuem a resposta muscular porque o álcool age como um depressor.
A inconsciência devido ao excesso de álcool no corpo pode fazer com que a saliva se acumule na parte posterior da boca em vez de fluir pela garganta.
Hipersalivação induzida por medicamentos
A ingestão de determinados medicamentos pode desencadear um aumento na produção de saliva. Os medicamentos capazes de produzir hipersalivação incluem:
- Clozapina.
- Aripiprazol.
- Cetamina.
Ao mesmo tempo, você pode ter dificuldade para engolir e até sentir vontade de cuspir.
O que fazer se engasgar com a saliva enquanto dorme
Se você engasgar com a saliva durante o sono, a melhor coisa a fazer é tossir todo o líquido que aspirou. A tosse é a maneira de seu corpo expelir naturalmente o que estiver obstruindo sua garganta. Você deve evitar levar pancadas nas costas e adotar uma posição melhor para dormir.
Se não conseguir tossir, tente engolir a saliva para evitar que ela se acumule na garganta e você não consiga respirar. Mesmo que você se sinta sobrecarregado, tente respirar fundo, mantenha a calma, seja paciente e se acalme, você verá que isso passará rapidamente.
Se a saliva continuar a bloquear sua garganta e você não conseguir respirar adequadamente, ligue para os serviços de emergência e procure ajuda médica.
Lembre-se de que engasgar com a saliva enquanto dorme é um problema médico que deve ser tratado por um especialista, especialmente se for algo que acontece com frequência ou interfere na qualidade do seu sono diário.
Como evitar engasgar com a saliva dormindo
Existem algumas medidas que você pode tomar para evitar engasgar com a saliva dormindo:
- Durma de lado, evite dormir de costas ou sem travesseiro.
- Durma com a cabeça levantada para que a saliva possa fluir pela garganta.
- Eleve a cabeceira da cama alguns centímetros para manter o ácido estomacal no estômago.
- Coma alimentos em pequenas porções.
- Beba água durante o dia para ajudar a eliminar a saliva da boca.
- Não chupe doces, pois isso aumenta a produção de saliva.
- Nessa situação, é importante manter a calma.
Não perca nosso artigo no qual explicamos as causas que levam algumas pessoas a morder a língua dormindo e o que fazer.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Engasgar com saliva dormindo - Causas e o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.
- Cazco, M. D. P., & Lorenzi-Filho, G. (2021). Síndrome de apnea obstructiva del sueño y sus consecuencias cardiovasculares. Revista Médica Clínica Las Condes, 32(5), 561-569.
- De Sueño, A., & Centrales, A. (2000). Los trastornos respiratorios durante el sueño. Vitae, (4).
- Julián, E. F., Navarro, M. E., Callejo, F. G., Orts, M. H., Morant, A., Ferris, G., & Marco, J. (2002). Una etiología infrecuente de síndrome de resistencia de las vías aéreas superiores. Acta Otorrinolaringológica Española, 53(9), 701-706.