Doenças da garganta

Placas de Pus na Garganta - Causas e Como Tirar

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 19 dezembro 2022
Placas de Pus na Garganta - Causas e Como Tirar

As placas de pus na garganta aparecem como consequência de um processo infeccioso e costumam vir acompanhadas de febre e um desconforto geral. Sua presença pode se dar por doenças distintas, como veremos ao longo deste artigo. A detecção precoce é muito importante para iniciar o tratamento adequado conforme cada caso, quer seja baseado em medicamentos específicos ou em tratamentos caseiros que ajudem a curar a garganta rapidamente.

Se você quer saber mais sobre as causas e como tirar as placas de pus da garganta, além de ver fotos para poder ter uma ideia de como elas ficam, continue lendo esse artigo do ONsalus.

Também lhe pode interessar: Como tirar catarro da garganta

Índice

  1. Por que aparecem placas de pus na garganta?
  2. Como saber se você tem placas de pus na garganta
  3. Como tirar placas de pus na garganta

Por que aparecem placas de pus na garganta?

A placas de pus na garganta aparecem devido a uma infecção no local, o que pode ter como causas:

Mononucleose

O vírus Epstein-Barr é o agente causador da mononucleose, que se propaga por meio da saliva. Por esse motivo é conhecida como a “doença do beijo”. Quando essa infecção aparece, podem surgir placas de pus ao redor das amígdalas, além de sintomas de gripe, dor de cabeça ou inflamação dos gânglios linfáticos.

Faringite estreptocócica

Essa infecção de origem bacteriana é uma doença contagiosa causada pelo Streptococcus pyogenes. Surge com frequência nas crianças, mas também pode se manifestar em adultos. Essa bactéria é transmitida através do contato com as gotículas de espirro/tosse alheias.

Além do surgimento de placas de pus na garganta, essa doença vem acompanhada de outros sintomas, como:

  • Fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Inflamação da garanta;
  • Sintomas gripais.

Amigdalite

Trata-se de uma infecção nas amígdalas causadas pelo S. Pyogenes, assim como por outras bactérias ou vírus. Para combater a infecção, as amígdalas se inflamam e podem produzir pus branco, além de outros sintomas como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça e de garganta;
  • Dificuldade para engolir.
Placas de Pus na Garganta - Causas e Como Tirar - Por que aparecem placas de pus na garganta?

Como saber se você tem placas de pus na garganta

Você perceberá que tem placas de pus na garganta pelos seguintes sintomas:

  • Dor e dificuldade para engolir: a dor é característica e se apresenta com maior intensidade na hora de engolir. Contudo, começa como um desconforto até evoluir para uma dor que dificulta comer e engolir a saliva.
  • Dor de ouvido, mandíbula e cabeça: é frequente ter dor nos ouvidos ou na cabeça em geral. Para confirmar se essa dor é devido à presença de placas de pus na garganta, deve-se abrir a boca em frente a um espelho, abaixar a língua para ver as amígdalas e verificar a presença ou ausência de placas de pus nelas. Você perceberá a existência de pus nas amígdalas se elas estiverem vermelhas, inflamadas e com a presença de pontinhos brancos.
  • Febre alta: é algo característico dessa doença, especialmente quando é ocasionada pela infecção bacteriana das amígdalas.

Como tirar placas de pus na garganta

O tratamento para tirar as placas de pus na garganta depende da causa que esteja provocando o problema; por isso, é muito importante procurar um médico para fazer uma revisão e indicar o tratamento a ser seguido.

Caso seja uma infecção de origem bacteriana, o médico irá recomendar o uso de antibióticos, como penicilina ou amoxicilina.

Se for uma infecção viral, bastará controlar os sintomas com uma alimentação leve, baixar a febre com antipiréticos, além de ir diminuindo a dor com analgésicos e anti-inflamatórios.

Remédios caseiros para acabar com as placas de pus na garganta

Existem algumas medidas e remédios caseiros para acabar com as placas de pus nas amígdalas:

  • Beber líquidos mornos para reduzir a dor de garganta.
  • Comer alimentos macios se o ato de engolir causar desconforto.
  • Evitar fumar ou se expor à fumaça do cigarro.
  • Comer sorvete também pode ajudar a aliviar a dor de garganta.
  • Descansar permitirá que você combata a infecção.
  • Usar um umidificador.
  • Chupar pastilhas para dor de garganta, que ajudam a diminuir a dor e a irritação.

A duração dos sintomas dependerá da causa da presença de pus na garganta.

Agora que você já sabe o que causa e como tirar as placas de pus da garganta, recomendamos a leitura deste outro artigo sobre os sintomas, causas e tratamento para a queimação na garganta por refluxo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Placas de Pus na Garganta - Causas e Como Tirar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • GOMEZ, M. L. G., RICAURTE, A. H. H., VALVERDE, J. S. J., YEPEZ, V. M. J., NIEVES, A. E. L., MARTINEZ, I. D. L., ... & CONEO, A. A. INFECCIONES EN OJOS, GARGANTA, OÍDOS, NARIZ.
  • José, M., & Osorio, A. (2019). de la garganta.
  • Sáfadi, M. A. P., & Sih, T. Uso de Antimicrobianos Para Infecciones del Tracto Respiratorio Adquiridas en la Comunidad.
  • Sánchez Gómez, S., & Escudero Carretero, M. (2006). Proceso adeno-amigdalectomía: guía de información para pacientes.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Placas de Pus na Garganta - Causas e Como Tirar