Partilhar

Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos

Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos

A sensação de que temos algo preso na garganta é um problema bastante frequente e que muitas pessoas sentem. Geralmente, no início, isso pode provocar alguma apreensão, sempre que esta condição vem acompanhada de outros sintomas como febre, dificuldade em engolir ou a presença de altos. Normalmente, este é um problema benigno com soluções pontuais. No ONsalus, explicamos em detalhe as causas mais comuns da sensação de algo preso na garganta e quais são as soluções mais habituais.

Estresse ou ansiedade e a sensação de ter algo na garganta

Sabemos que o estresse ou um período de grande tensão podem ser causadores de diversas condições de saúde e uma das causas mais frequentes para que você sinta algo preso na garganta (como que se um pedaço de alimento tivesse caído ali) tem que ver precisamente com a tensão.

Se você está passando por um período de grande ansiedade ou estresse, isto pode dar origem a uma condição conhecida como globo histérico ou globo faríngeo, uma patologia caracterizada pela sensação de ter algo preso na garganta que não desaparece nem por nada. Isto não se deve a nada orgânico nem a uma falha em particular, é apenas um sinal próprio do estresse, da depressão ou da ansiedade.

O globo histérico se caracteriza por:

  • Sentir uma espécie de muco na garganta, como que se um alimento estivesse preso na zona.
  • Não surgem dificuldades para comer ou beber e o desconforto pode melhorar quando o fazemos ou quando liberamos nossas emoções, tal como o ato de chorar.
  • Não existe nenhum outro sintoma associado, não tendo febre, protuberâncias na zona, dificuldade em engolir, nem problemas digestivos.

Embora a ciência não saiba ao certo o porquê dos músculos do esôfago responderem desta forma a estímulos como a tensão, a ansiedade ou a depressão, o certo é que quando estas condições estão controladas o desconforto desaparece. Comunicar adequadamente os nossos estados anímicos, evitar situações de repressão (como chorar) e tentar liberar adequadamente a tensão são as melhores soluções para aliviar e eliminar esta condição.

No artigo seguinte do ONsalus, oferecemos alguns truques para curar a ansiedade.

Refluxo gastroesofágico: sintomas na garganta

Quando comemos ou bebemos, os alimentos ou os líquidos passam para o estômago através do esôfago, onde se mantêm graças a anéis de fibras musculares localizados na parte interior do esôfago - o esfíncter esofágico - que se fecha para que nada passe novamente no esôfago. Porém, se este anel não se fecha de forma adequada, o conteúdo do estômago, especialmente os ácidos gástricos, sobe ao esôfago originando uma condição conhecida como refluxo.

Os sintomas do refluxo gastroesofágico são:

  • Sensação que o alimento se prende na garganta ou atrás do esterno.
  • Acidez ou ardor na zona do peito.
  • Náuseas após ingerir comida.

As causas do refluxo são diversas e, na sua persistência, você deve consultar um gastroenterologista, que realizará os exames necessários para determinar a causa destes sintomas. Descubra tudo o que você deve saber sobre esta patologia em refluxo gastroesofágico: causas, sintomas e tratamentos.

Esôfago de Barrett: sintomas

O esôfago de Barret é uma condição que apresenta quando o esôfago esteve demasiado tempo exposto aos ácidos estomacais. De um modo geral, sofrem mais as pessoas que não tratam o refluxo gastroesofágico e, embora esta condição não apresente sintomas, é suficiente ter refluxo para experimentar a sensação de ter algo preso na zona, como a sensação de ter um pelo preso na garganta, por exemplo.

Tal como no caso anterior, esta patologia deve ser diagnosticada e tratada por um gastroenterologista.

Infecção ou inflamação na garganta

Se a sensação de ter algo preso na garganta vem acompanhada de outros sintomas como a dificuldade em engolir alimentos ou bebidas, dor, febre ou a percepção de uma protuberância na zona, é muito provável que se trate de uma inflamação ou infecção na garganta. Neste caso, é necessário consultar um otorrinolaringologista num centro de saúde para fazer análises que permita diagnosticar a inflamação ou infecção e receber o tratamento adequado, independentemente da condição que o originou.

Os remédios caseiros para a garganta irritada podem servir para aliviar a irritação e sensação de ter uma bola na garganta.

Nódulos na tireoide

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço encarregue de segregar diversas hormonas que influenciam processos importantes tal como o crescimento e o funcionamento adequado do nosso metabolismo. Falamos de um nódulo quando se tem um crescimento anormal das células da tireoide que levam á formação de um câncer ou nódulo, devido ao qual se pode ter dificuldade para engolir, entre outros sinais.

Os sintomas de quem tem nódulos na tireoide mais comuns são:

  • Presença de um nódulo na zona que pode ser palpado facilmente.
  • Troca de voz ou rouquidão repentina.
  • Dor no pescoço.
  • Dificuldade em respirar (especialmente quando se está deitado).
  • Além disso, podem surgir sintomas similares aos dos hipertireoidismo como nervosismo, irritabilidade, taquicardia, ganho de apetite e perda de peso.

No nosso artigo nódulos na tireoide: causas, sintomas e tratamento, explicamos esta condição com mais detalhe.

A importância de ir ao médico

A sensação de algo preso na garganta, geralmente pode ser produto do globo histérico ou faríngeo. No entanto, quando surgem outros sintomas para além deste incômodo semelhante um nódulo na garganta, é necessário ir a um otorrinolaringologista para uma revisão completa.

Alguns dos sintomas que nos devem alertar na presença de dor na garganta é a dificuldade em engolir saliva, comida ou líquido, percepcionar um alto na garganta ou ter outros sintomas como febre, muco excessivo ou placas brancas na garganta.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Velodivio Santos
Muito obrigado pela informação. Penso que apenas seja estresse, mas se não passar vou ter de consultar o médico.
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Velodivio! Nós é que agradecemos. Rápidas melhoras!
Michelle
Boa tarde!ha alguns dias senti como se tivesse cabelos na garganta e agora tudo que como dah a sensacao que ficou residuos de comida preso na garganta e nao desce...faco um esforco mais pra engolir...angustiante.
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Michelle! Apenas um médico pode fazer um diagnóstico correto e recomendar um tratamento adequado para o seu caso. Rápidas melhoras!
Lindamar
Tenho hernia de hiato e já fiz o tratamento mais não adiantou nada porque ainda estou sentindo como se tivesse algo agarrado abaixo da garganta descendo para o estomago.o que fazer
Nicolas Garin (Editor/a de ONsalus.com.br)
Olá Lindamar! Sem te avaliar presencialmente, não é possível fazer um diagnóstico preciso. Recomendamos que você consulte um médico assim que possível para que ele possa recomendar um tratamento adequado para o seu caso. Rápidas melhoras!

Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos
1 de 6
Sensação de algo preso na garganta: Causas e tratamentos