Partilhar

Remédio caseiro para dor de garganta

Nicolas Garin
Redator ONsalus
Remédio caseiro para dor de garganta

A dor de garganta, também conhecida como garganta irritada, pode ser um sintoma de várias doenças diferentes, sendo o resfriado a condição mais comum. A dor pode ser acompanhada de inflamação e desconforto ao engolir. Geralmente, este problema é fácil de tratar, dependendo do que provoca a irritação da garganta. Nos casos menos graves, você pode optar pelos remédios naturais. Contudo, se após três dias você continuar sentindo dor de garganta junto com outros sintomas, é necessário procurar um médico. No ONsalus, indicamos os melhores remédios caseiros para a dor de garganta para que você possa ser você mesmo de novo.

Garganta inflamada - sintomas

Embora a inflamação da garganta seja um sintoma, ela pode vir acompanhada de outros sinais, dependendo do que está provocando a irritação. Alguns sintomas de garganta inflamada são:

  • Vermelhidão
  • Dor ao engolir
  • Rouquidão
  • Perda de voz
  • Inflamação
Garganta inflamada - sintomas

Mel com limão

O mel é um antibiótico natural e o limão possui propriedades antissépticas, o que permite reduzir a irritação e eliminar as bactérias que estão causando a irritação. Você pode usar esta mistura de duas maneiras: em xarope, misturando uma colher de mel com umas gotas de limão, ou preparando uma limonada quente adoçada com um pouco de mel. As bebidas quentes são um alívio para a sua garganta, pois diminuem a coceira e a tosse irritativa.

Mel com limão

Gargarejos de água e sal para garganta

Outro remédio caseiro para a garganta irritada, independentemente do que está provocando o desconforto, a causa, é a água quente com sal, uma vez que é um antisséptico natural que vai reduzir a inflamação. Num copo com água morna, adicione uma pequena colher de sal, misture e faça gargarejos sem engolir o líquido.

Gargarejos de água e sal para garganta

Compressa quente para garganta inflamada

Quando você tem a garganta irritada, necessita de algo que alivie e desinflame a zona e, neste caso, as compressas de água quente podem ser uma solução. Coloque uma panela com água no fogo e deixe esquentar até a temperatura estar a seu gosto. Molhe um pano, esprema o excesso de água e coloque-o ao redor do pescoço. Isto também pode ser feito com uma infusão de camomila ao invés da água, pois as propriedades anti-inflamatórias da camomila serão muito eficazes.

Compressa quente para garganta inflamada

Infusão de gengibre para garganta

Os múltiplos benefícios do gengibre fazem dele um excelente remédio caseiro para a garganta irritada, uma vez que combate as bactérias que a provocam. Se você tiver outros sintomas como tosse seca, este ingrediente terá também um efeito expectorante. Para potenciar o efeito do gengibre, você pode misturar com mel, limão e cebola. Coloque um copo de água numa panela e adicione um pedaço de gengibre, 1/4 de cebola e deixe ferver. Sirva junto com umas gotas de limão e adoce com mel.

Infusão de gengibre para garganta

Vinagre de maçã para garganta

Outro grande antisséptico natural é o vinagre de maçã. O seu alto nível de acidez elimina as bactérias que provocam a inflamação e estimula o sistema imunológico. Faça gargarejos com uma mistura de uma colher de vinagre de maçã num copo de água morna.

Vinagre de maçã para garganta

Tomilho

Também utilizado na cozinha como erva aromática, o tomilho combate a infecção e previne complicações que podem surgir como consequência da irritação da garganta. Prepare uma infusão com uma colher pequena de tomilho seco e um copo de água fervente, deixe repousar por 10 minutos e beba à temperatura ambiente. Caso você deseje, pode ainda juntar mel e limão.

Tomilho

Recomendações para garganta inflamada

Em seguida, damos outras recomendações para prevenir a irritação na garganta:

  • Utilize um umidificador: se você sente a garganta irritada quando acorda, isso quer dizer que dormiu respirando pela boca ou que o ambiente do quarto está demasiado seco.
  • Higiene oral: se você sofre constantemente de irritação na garganta, avalie o estado da escova de dentes que utiliza, já que pode causar mucosidade e irritar ainda mais sua garganta.
  • Ingira líquidos: isto vai permitir que os tecidos da garganta se hidratem. Evite as bebidas como o leite, pois podem causar mucosidade e irritar ainda mais.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para dor de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Remédio caseiro para dor de garganta

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
lucilene costa da silva viana
fiquei satisfeita com o assunta sobre algo preso na garganta ....
Adriano souza
Estou com uma coisa na garganta que da para ser visto no espelho, parece uma pequena língua amarela e também aftas na garganta. Será Q as aftas afetaram algum órgão e se transformou nessa "segunda língua na garganta"???

Remédio caseiro para dor de garganta
1 de 8
Remédio caseiro para dor de garganta
Voltar ao topo da página