Partilhar

Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados

 
Nicolas Garin
Redator ONsalus
Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados

Geralmente confundido com a gripe, o resfriado é uma das infecções virais mais normais ao longo da nossa vida. É causado pela propagação de um vírus que, normalmente, afeta o aparelho respiratório com sintomas muito irritantes mas, entre os quais, ao contrário da gripe, a febre e a dor corporal não se manifestam. Esta condição está muito presente nas mudanças de estação em que as temperaturas baixam, geralmente no outono e no inverno. Apesar das dores que provoca, algumas soluções podem ajudar a aliviar os efeitos e a melhorar a recuperação. Por esse motivo, no ONsalus explicamos os sintomas, tratamento e cuidados a ter com resfriado.

Como se pega resfriado?

Como você já deve ter reparado, quando alguém pega um resfriado, um a um, todos nós vamos ficando resfriados também. Isto ocorre porque o resfriado se pega, normalmente, por contágio do vírus rinovírus. Ele é transmitido através de pequenas partículas de saliva que se expulsam quando alguém infectado espirra ou tosse, mas também ao entrar em contato com objetos infectados por este vírus, como brinquedos ou pertences pessoais.

Apesar dos resfriados poderem aparecer durante todo o ano, são mais comuns durante o outono e o inverno ou em épocas de chuva. É importante deixar claro que, embora as pessoas digam o contrário, os resfriados não são contagiosos por falta de abrigo eficaz, muito menos por dormir num lugar fresco ou andar com o cabelo molhado em dias frios.

Esta condição é contagiosa durante os primeiros 2 a 4 dias, desde que aparecem os sintomas. Passado esse tempo, a possibilidade de contágio diminui drasticamente.

Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados - Como se pega resfriado?

Sintomas de resfriado

Ao contrário da gripe, a infecção que causa o resfriado geralmente produz sintomas no aparelho respiratório e são muito raras as vezes que aparecem casos de febre, embora no caso das crianças possa aparecer. Os sintomas desta condição aparecem entre 2 e 3 dias após o contágio e , geralmente, duram uma semana, embora em algumas pessoas esta condição se possa manifestar até duas semanas.

Os sintomas do resfriado mais comuns são:

  • Congestão nasal;
  • Secreções nasais, normalmente úmidas;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Dores de garganta;
  • Em alguns casos pode aparecer dor de cabeça e febre.
Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados - Sintomas de resfriado

Tratamento para resfriado

A primeira coisa que você deve saber é que o resfriado não se trata com antibióticos pois não é uma infecção bacteriana mas sim viral. Nos casos em que se tem dor de cabeça ou febre, os antipiréticos de venda livre como o paracetamol, acetaminofen ou ibuprofeno são a melhor alternativa para reduzir este tipo de mal estar.

Além disso, você pode tomar algumas medidas para reduzir a intensidade dos principais sintomas desta condição.

Para a congestão nasal

O melhor é aplicar um descongestionante nasal que permita que você respire melhor e que favoreça a eliminação da secreção nasal. Embora você possa adquirir um produto de venda comercial, também é possível realizar uma solução salina em casa em poucos minutos. Você apenas precisa de:

  • Uma garrafa de água
  • 1/2 colher de sal
  • Uma pitada de bicarbonato

Aqueça a água, junte o sal e adicione o bicarbonato. Mexa muito bem para que os ingredientes se diluam e, quando a água estiver quente, verta para dentro de um pulverizador nasal ou para dentro de um conta gotas e aplique o líquido nas fossas nasais. Você vai notar um alívio imediato e pode aplicar 3 ou 4 vezes por dia.

Para a tosse

Em caso de tosse seca, o melhor é recorrer a xaropes apropriados para o tratamento desta condição que reduzem as dores e a irritação na garganta. Quando se trata de tosse com mucosidade, é recomendado optar por soluções que facilitem a expulsão de catarro dos pulmões, algumas boas alternativas são:

  • Um banho de água quente, pois o vapor que se produz neste ambiente facilita a expulsão da mucosidade e alivia as dores. Você pode tomar dois banhos deste tipo por dia para combater esta condição.
  • O vapor, ou vapores de água com eucalipto são também uma boa opção. Ferva uma panela de água com várias folhas de eucalipto. Quando ela atingir o ponto de ebulição, retire do fogo e, com bastante cuidado, coloque a panela sobre a mesa. Sente na frente dela, coloque uma toalha à volta da cabeça e respire os vapores que vão saindo da água quente durante 10 minutos. Você notará que vai começa a expulsar a mucosidade com maior facilidade.

Para respirar melhor

Recomendamos instalar um umidificador na casa ou em áreas comuns da casa, isto umedecerá o ambiente e favorecerá uma respiração adequada.

Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados - Tratamento para resfriado

Cuidados durante o resfriado

Além disso, é importante ter em conta alguns cuidados quando estamos resfriados, que nos ajudarão a recuperar com maior rapidez e a evitar que esta condição se propague. Confira essas recomendações:

  • Descansar adequadamente, pois é importante para favorecer uma rápida recuperação.
  • Ingerir bastantes líquidos, água, infusões quentes, caldos e as frutas com muita água ajudarão a expulsar mais facilmente a mucosidade e melhorar o nosso estado.
  • É importante tampar a boca quando você tosse ou espirra para evitar o contágio de outras pessoas. Da mesma maneira, se recomenda que você lave bem as mãos antes de tocar em qualquer superfície e que, ao utilizar lenços de papel para assoar o nariz, jogue eles no lixo de imediato para evitar a propagação do vírus.
  • As bebidas quentes podem ser reconfortantes e melhorar a nossa condição.
  • Se recomenda evitar mudanças repentinas de temperatura, assim como o tabaco ou o fumo.

Quando ir ao médico

Em muitas ocasiões, os resfriados podem complicar ou, o que ao princípio parecia um resfriado, pode indicar outra condição. Por esse motivo, recomendamos ir ao médico quando:

  • A intensidade dos sintomas não diminuiu em uma semana.
  • Se você tiver muitas dificuldades em respirar.
  • Quando a dor de cabeça é muito forte ou febre alta e persistente.
  • A inflamação de garganta é severa dificultando inclusive o processo de engolir.
  • Se você tiver outros sintomas como dor de ouvido ou de estômago.
Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados - Quando ir ao médico

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados

O que lhe pareceu o artigo?

Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados
1 de 5
Resfriado: Sintomas, tratamento e cuidados

Voltar ao topo da página