Partilhar

Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento

 
Por Dra. Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 17 julho 2020
Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento

O nariz cumpre várias funções, especialmente em relação à filtragem que ele faz contra os fatores externos que podem atacar nosso organismo. Além disso, nos permite obter todo o oxigênio necessário para nosso corpo, permite regular a umidade do ar e, com isso, somos capazes de sentir todos os cheiros.

O interior do nariz é muito vascularizado, de forma a permitir que ele cumpra suas funções (esquentar o ar e umidificá-lo). Desta forma, o ar chega em nossos pulmões com uma temperatura uniforme, entre 33°C a 35°C.

O ressecamento nasal é uma condição comum, na qual a mucosa do nariz tem um nível baixo de umidade. Normalmente, isto está relacionado com algum vírus (o qual seca as fossas nasais), resfriados e até mesmo o uso de descongestionantes nasais e corticoides. Para saber mais, continue lendo este artigo do ONsalus sobre o nariz ressecado por dentro: causas e tratamento.

Nariz ressecado por dentro: causas

As causas do nariz ressecado por dentro podem ser diversas, entre as mais comuns, estão:

  1. Infecção respiratória: existem vírus que secam a mucosa das fossas nasais, gerando sintomas contrários às típicas infecções respiratórias superiores. Além do ressecamento, o nariz fica irritado por dentro. Estes vírus fazem com que o nariz não umidifique o ar corretamente, provocando o ressecamento no mesmo ou a rinite seca. A rinite aguda representa 40% de todas as infecções respiratórias agudas de acordo com o Livro Virtual de formação em ORL sobre a Doença Inflamatória das fossas nasais[1].
  2. Uso de medicamentos: o uso de alguns medicamentos, como os aerossóis nasais e, inclusive, os mesmos medicamentos orais que servem para tratar os sintomas da alergia, evitam o umedecimento da mucosa nasal, gerando ressecamento e irritação. Isto não ocorre quando seu uso é indicado pelo especialista em uma dose apropriada.
  3. Causas ambientais: esta é uma das causas mais comuns do nariz ressecado por dentro. Há dois fatores que estão amplamente relacionados a este ressecamento e são as mudanças bruscas de temperatura e a baixa umidade no ambiente. Neste caso, o clima seco, alergias ao pólen, fumaça, cloro de piscinas, entre outros, também influenciam.
  4. Uso de lenços: o uso constante de lenços provocam o nariz ressecado e irritação, indiferente do tipo de lenço.
  5. Ar-condicionado e aquecimento: indiferente de qual for, ao aquecimento e o ar-condicionado tendem a ressecar o ambiente, fazendo com que a mucosa do nariz perca umidade.
  6. Menopausa: nesta fase da vida o colágeno é reduzido, por isso que a pele da mulher fica menos elástica e pode haver o ressecamento das membranas mucosas.
  7. Hipertensão arterial: a pressão arterial alta leva ao surgimento das fossas nasais ressecadas. Além disso, pode vir acompanhada de hemorragias nasais.
  8. Síndrome de Sjögren: em geral, o corpo pode ser afetado pelo que se conhece como síndrome de Sjögren, uma doença autoimune crônica que afeta especialmente as mulheres com mais de 40 anos. Quem sofre disso tende a ter ressecamento e irritação na boca, olhos e nariz. Sua presença na população varia de 0,01% até 4,8%, de acordo com o Jornal Médico do México[2].

Como evitar o nariz ressecado por dentro

Existe uma série de conselhos que você pode seguir para prevenir o nariz ressecado por dentro e por fora e manter seu nariz em perfeito estado:

  • Aplicar hidratantes nasais, isto permitirá que você sinta seu nariz aliviado e fresco.
  • Eliminar fatores irritantes ou contaminantes.
  • Evitar mudanças bruscas de temperatura.
  • Não segurar espirros.
  • Evitar respirar pela boca.
  • Cobrir o nariz quando o clima estiver muito quente e seco.
  • Praticar esportes diariamente ou regularmente para evitar doenças que causem ressecamento nasal.

Para evitar o aparecimento de feridas devido ao nariz ressecado por dentro, é importante:

  • Não tocar nem arranhar a mucosa nasal com os dedos.
  • Evitar esfregar muito o nariz com lenços.

Nariz ressecado por dentro: o que fazer

O tratamento do nariz ressecado por dentro pode incluir:

  • Hidratação: tome bastante água ou outros líquidos durante o dia. Os especialistas recomendam que é necessário ingerir ao menos 2 litros de água por dia. Desta forma, todo nosso corpo ficará completamente hidratado. A água também está presente nas frutas e verduras.
  • Usar um lubrificante nasal: em farmácias, você pode encontrar bons lubrificantes nasais especialmente desenvolvidos para aliviar o nariz irritado por dentro e combater o ressecamento das fossas nasais. Oferecem uma hidratação profunda e lubrificação.
  • Umidificar o ambiente: use umidificadores para melhorar o ambiente seco no carro, casa ou trabalho. A umidade ambiente influencia consideravelmente em nossa saúde. O ideal é que em um cômodo a temperatura esteja em aproximadamente 20ºC, com uma umidade entre 45% e 65%.
  • Lavar as fossais nasais: é recomendável lavar as fossas nasais com uma solução fisiológica de 0,9% ou com água do mar, já que com esta última é possível restabelecer o equilíbrio da mucosa nasal, tornando a respiração muito melhor.
  • Tratamento da doença subjacente: se o ressecamento nasal for causado por alguma doença em específico, é essencial receber o tratamento médico para a mesma.
Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento - Nariz ressecado por dentro: o que fazer

Nariz ressecado e machucado por dentro: remédios caseiros

Existem remédios naturais que permitem melhorar o nariz ressecado e machucado por dentro e que podem ser utilizados facilmente em casa:

  • Vaporização: fazer terapias de vaporização em casa permite melhorar os sintomas do ressecamento. Esta terapia melhora a curto prazo os incômodos causados pelo nariz ressecado. Isto é feito da seguinte forma: despeje a água em uma panela e coloque para ferver, em seguida, coloque esta água em um recipiente e coloque seu rosto sobre ele com uma toalha cobrindo sua cabeça, de forma que possa inalar o vapor. Respire profundamente durante 10 a 15 minutos.
  • Óleo de coco: fácil de conseguir e manter em casa, o óleo de coco natural é eficaz para tratar o nariz ressecado por fora e por dentro. Recomenda-se colocar meia colher pequena de óleo de coco em um recipiente plástico, depois esquentá-lo no micro-ondas durante 10 segundos até que fique agradável ao toque, isto é, com uma temperatura próxima à temperatura corporal. Deve-se umedecer um cotonete de algodão com o óleo e então passá-lo na parte interna do nariz. Este processo deve ser feito 3 vezes ao dia e também funciona para tratar nariz ressecado por fora se for aplicado no exterior.
  • Cebola: eficaz para umidificar o sistema respiratório, é recomendado picar uma cebola e respirar seu odor, desta forma, o sistema respiratório será descongestionado após causar espirros, lacrimejamento e secreção nos seios paranasais.
  • Solução ácida: por fim, uma solução ácida preparada com limão e água morna permite umidificar o nariz. Aplique um cotonete sobre a mucosa nasal com este preparo durante pelo menos 5 dias.

Embora o nariz ressecado por dentro não seja um problema grave de tratar, é necessário fazer uma avaliação médica. Evite se automedicar para não sofrer complicações que possam estar relacionadas até mesmo com o uso de alguns fármacos.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Referências
  1. M. A. Rodríguez Pérez, M. J. Hervás Núñez, E. Porras Alonso. PATOLOGÍA INFLAMATORIA DE LAS FOSAS NASALES: RINITIS AGUDAS Y CRÓNICAS. RINITIS ESPECÍFICAS. Libro virtual de formación en ORL, Capítulo 52.
  2. Riega-Torres, J. C. L., Villarreal-Gonzalez, A. J., Ceceñas-Falcon, L. Á., & Salas-Alanis, J. C. (2016). Síndrome de Sjögren (SS), revisión del tema y saliva como método diagnóstico. Gac Med Mex, 152, 371-80.

Escrever comentário sobre Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento
1 de 2
Nariz ressecado por dentro: causas e tratamento

Voltar ao topo da página