Partilhar

Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar

 
Por Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 12 fevereiro 2019
Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar

O nariz é uma área muito sensível devido a sua formação cartilaginosa e é por isso que a presença de uma espinha dentro dele é tão dolorosa e incômoda. Muitas pessoas já sofreram desta condição em algum momento de sua vida, a qual pode aparecer desde a adolescência até à fase adulta, indiferente da raça ou sexo. É possível que esta lesão surja diversas vezes em várias ocasiões.

Estas espinhas são muito mais dolorosas que aquelas que surgem na parte exterior do nariz; sua localização específica indica que se trata de uma lesão benigna e, em muitos casos, sem maiores preocupações.

Se você quer saber mais sobre as espinhas dentro do nariz: causas e como tratar, te aconselhamos a continuar lendo o artigo do ONsalus no qual serão esclarecidas as dúvidas que você tiver a respeito.

Também lhe pode interessar: Coceira no nariz, o que pode ser?

Espinhas dentro do nariz: o que pode ser

As espinhas dentro do nariz são consequência da obstrução dos folículos pilosos devido ao excesso de células mortas da pele ou de gordura acumuladas na região nasal.

A presença de espinhas no nariz é muito frequente e estas podem aparecer por diferentes causas. Entre as causas de espinhas dentro do nariz mais comuns estão:

  • Não ter as devidas medidas higiênicas quando tocar o rosto, isto é, ter as mãos sujas.
  • Não usar água potável para lavar o rosto.
  • Utilizar toalhas de rosto que não tenham a devida higiene.
  • Ter o sistema imunológico enfraquecido.
  • Sofrer de sinusite crônica.
  • Ter os poros fechados.
  • Eliminar os pelos do nariz.
  • Não manter a higiene adequada dos utensílios de maquiagem.
  • Ter uma dieta com alto consumo de gordura.
  • Estresse.

Espinhas dentro do nariz: sintomas

Esta alteração pode começar na parte interna dos lados do nariz, na ponta ou no começo do septo nasal. Seu aparecimento é muito característico e você perceberá os seguintes sintomas:

  • Mudança da coloração da pele na região onde aparece.
  • Aumento do volume.
  • Dor no lugar do aparecimento.

Nos casos onde se gere uma infecção, pode-se sentir:

  • Presença de pus.
  • Dor de cabeça.
  • Mal-estar geral.
  • Febre.

Como tratar espinhas dentro do nariz constante

Existe uma grande quantidade de remédios naturais que são de grande utilidade na eliminação das espinhas dentro do nariz, em especial os remédios caseiros. Isto é possível através do uso de produtos que você pode até já ter em sua despensa, ao alcance das mãos e obtendo os melhores benefícios para o corpo, sem efeitos colaterais. Estes produtos aceleram o desaparecimento da espinha, eliminando assim os incômodos resultantes do seu surgimento.

Entre os principais remédios naturais para eliminar as espinhas dentro do nariz, encontramos:

Inalações de vapor

A inalação de vapor com óleos essenciais é uma excelente opção para aliviar os sintomas gerados pela presença das espinhas no nariz. Óleos de árvore do chá ou de lavanda têm efeito antibacteriano, portanto a inalação destes óleo eliminará a presença destas bactérias.

Para isso, é necessário fazer inalações em uma panela com água fervendo e 3 gotas de óleo de árvore do chá ou de lavanda. Depois, coloque uma toalha na cabeça e em seguida comece a respirar profundamente pelo nariz,para assim limpar todas as impurezas que podem se acumular em ambas as fossas nasais. O procedimento deve ser realizado durante 10 minutos 2 vezes ao dia até haver um alívio dos sintomas.

Bicarbonato de sódio

Através deste produto, é possível fazer uma pasta que deve ser aplicada na espinha infectada que pode ser identificada através da presença de pus. O bicarbonato é utilizado como bactericida e anti-inflamatório. Misture 1 colher de bicarbonato de sódio com 1 ou 2 gotas de óleo essencial, como o de árvore do chá, e faça uma pasta para aplicar na espinha com uma compressa.

Áloe Vera

Este produto possui efeito anti-inflamatório, sua aplicação na espinha diminui a coloração avermelhada da mesma. Este gel deve ser aplicado duas vezes ao dia até que a lesão desapareça completamente do nariz.

Suco de cebola

É um produto natural que possui propriedades analgésicas e antissépticas. Para obter seu suco é preciso processar, triturar ou esmagar a cebola a fim de extrai-lo. Este deve ser aplicado três vezes ao dia no lugar onde está a espinha até que a mesma desapareça.

Compressas quentes

A colocação de uma compressa quente na espinha com pus permite que seja expulso mais fácilmente e, consequentemente, elimine desaparecimento dos sintomas.

Esquente uma compressa em água quente e coloque sobre o nariz ou dentro dele, dependendo do tamanho da espinha. Deixe entre 10 e 15 minutos e repita este processo de 3 a 4 vezes ao dia, desta forma acelera-se a drenagem do pus.

Água salgada

A lavagem nasal com solução de água salgada é a forma mais eficaz de eliminar as espinhas no nariz, já que o sal conta com importantes propriedades, como por exemplo, antibacterianas. Também diminui a inflamação e, portanto, cura muito mais rápido.

Para preparar esta solução, é preciso utilizar ¼ de colher de sal dissolvida em uma xícara de água morna, e depois encharcar uma compressa nesta solução e aplicar diariamente de 2 a 3 vezes ao dia até que a inflamação da espinha desapareça.

Vinagre de maçã

Devido ao seu conteúdo rico em ácido acético, alivia a inflamação, o prurido e a vermelhidão na região onde está a espinha dentro do nariz. Dilua 1 parte de vinagre de maçã em 2 partes de água e aplique 2 ou 3 vezes ao dia até que desapareçam os sintomas. No seguinte artigo, descubra os benefícios do vinagre de maçã para a saúde.

O principal conselho que você precisa ter em mente é que nunca deve espremer uma espinha, isto pode fazer com que a infecção se espalhe para outras partes do nariz, agravando os sintomas que ela apresenta.

Se não vê uma melhora depois de aplicar estes remédios caseiros para espinha no nariz, você deve ir ao médico; ele te guiará de acordo com os sintomas que você apresenta e te indicará o tratamento a ser seguido neste caso em específico.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar

O que lhe pareceu o artigo?

Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar
Espinhas dentro do nariz: causas e como tratar

Voltar ao topo da página