Lesões e doenças do nariz

Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo

 
Dra. Ivonne Nieves Blanco
Por Dra. Ivonne Nieves Blanco, Médica Cirurgiã. 31 agosto 2020
Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo

Os furúnculos no nariz são uma infecção que surge como consequência da contaminação com a bactéria Staphylococcus aureus, infectando o folículo piloso na parte profunda e os tecidos contínuos, o que causa necrose ou morte das células e dá origem a uma espinha infetada com pus.

Muitas vezes, as pessoas jovens sofrem de furúnculos no nariz porque eles surgem em áreas com maior quantidade de pelos e onde existe mais atrito e suor, como o rosto, nariz, pescoço, axilas, couro cabeludo, nádegas e coxas.

O aparecimento de um furúnculo em áreas do rosto como o nariz ou lábio superior é provocado pela alta vascularização da área que está ligada a um maior número de vasos sanguíneos profundos, sendo aconselhável não manipular o furúnculo. Isso poderia causar uma trombose vascular na zona e deixar marca.

Neste artigo do ONsalus, você terá todas as informações necessárias sobre um furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo.

Índice

  1. Causas de furúnculos no nariz
  2. Sintomas de furúnculo no nariz
  3. Como tratar furúnculos no nariz
  4. Como prevenir furúnculos no nariz

Causas de furúnculos no nariz

Um número significativo de furúnculos aparece como resultado de um processo infeccioso devido à contaminação de uma bactéria conhecida como Staphylococcus aureus. Ela se encontra habitualmente na superfície da pele e pode danificar o folículo piloso e, desta forma, as bactérias penetram no interior dos tecidos, dando origem ao aparecimento do furúnculo.

Contudo, existem outras causas que desencadeiam o aparecimento de um furúnculo, tais como:

Má higiene

Uma higiene inadequada do rosto e, neste caso, do nariz, pode provocar o acúmulo de bactérias e células mortas, causando a obstrução do folículo piloso e desencadeando o aparecimento do furúnculo no nariz.

Eczema

Esta alteração é produzida pelo ressecamento da pele já que, quando esta perde umidade, deixa de oferecer proteção contra bactérias, alergênios ou agentes irritantes, tornando-se assim um fator influente no aparecimento de furúnculos no nariz.

Acne

Esta doença dermatológica é gerada pelo armazenamento de gordura e células mortas que levam à obstrução dos folículos capilares, causando, por sua vez, o aparecimento de furúnculos em zonascomo:

  • Rosto.
  • Nariz.
  • Testa.
  • Pescoço.
  • Peito.

Desordens imunológicas

As doenças que afetam o sistema imunológico requerem a ingestão de medicamentos imunossupressores, que podem desencadear lesões cutâneas, tais como furúnculos no nariz.

Contágio por contato

Manipular um furúnculo sem medidas de higiene adequadas contribui para a propagação da infecção para outras áreas próximas à lesão, neste caso a boca, lábios, bochechas e pescoço.

Diabetes

O controle inadequado do diabetes pode provocaf furúnculos devido aos elevados níveis de glicose no sangue que permitem a multiplicação de bactérias no corpo.

Sintomas de furúnculo no nariz

A presença de alguns sintomas caracteriza o aparecimento de um furúnculo no nariz, sendo os mais frequentes:

  • Aparecimento de um pequeno nódulo vermelho e firme, que depois se torna flutuante.
  • Vermelhidão e inchaço ao redor da lesão.
  • Dor moderada a intensa que aumenta à medida que o pus e o tecido morto enchem a área onde o furúnculo se encontra.
  • Calor no nariz, especificamente na área da lesão - pode ser na ala nasal interna ou externamente.

Como tratar furúnculos no nariz

O tratamento de um furúnculo nasal é rápido e fácil, são necessários apenas alguns dias e alguns passos para resolver esta situação.

  • A primeira coisa a considerar é a limpeza da área nasal onde a lesão está localizada com água e sabão abundantes, de preferência um antisséptico diário.
  • A aplicação de compressas com água morna no local da lesão facilitará a extração do pus até que o furúnculo no nariz desapareça completamente.

Se, após duas semanas, não houver melhora, recomendamos que você consulte um dermatologista. Ele indicará o tratamento que você precisa de acordo com os sintomas que você apresentar no momento da consulta.

Neste sentido, ele estabelecerá um tratamento local baseado em cremes, como por exemplo:

  • Furacin.
  • Neomicina.
  • Betamethasone com gentamicina.

Se o furúnculo surge de forma recorrente, o dermatologista indicará um tratamento local baseado em antibacterianos, como a mupirocina. No entanto, se necessário, ele recomendará a remoção cirúrgica do material purulento presente no furúnculo.

Como prevenir furúnculos no nariz

O aparecimento de furúnculos no nariz pode ser evitado pela implementação de certas medidas higiênicas, que você aprenderá a seguir:

  • Lave bem as mãos antes e depois de tocar um furúnculo.
  • Não compartilhe lenços de papel, use descartáveis.
  • Se ao furúnculo no nariz se drenar por si só, você deve lavar a região nasal com água e sabão.
  • Ao cobrir o furúnculo com compressas, você deve mudá-las sempre que estiverem úmidas.
  • Evite tocar o furúnculo, pois assim não correrá o risco de contaminar ainda mais a lesão ou de espalhar a infecção para áreas próximas.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Analina, B. G., Aleida, C. M., & Ruben, G. S. (2014, July). ESTUDIO MICROBIOLÓGICO DE FORÚNCULOS EN PIEL. In 8th Cuban Congress on Microbiology and Parasitology, 5th National Congress on Tropical Medicine and 5th International Symposium on HIV/aids infection in Cuba.
  • Loubejac, A. M., Capurro, F. G., & Piera, L. V. (1940). La fisioterapia en el tratamiento de los forúnculos y antrax de la cara. Revista Cirugía del Uruguay, 11(6), 251-265.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Furúnculo no nariz: causas e como tratá-lo