Partilhar

Casquinha dentro do nariz: o que pode ser

 
Por Leonardo Simon. 25 junho 2019
Casquinha dentro do nariz: o que pode ser

As crostas no nariz, ou casquinhas dentro do nariz, correspondem a uma camada de textura seca que se forma na superfície de uma ferida por causa do endurecimento do sangue ou pus e tem como propósito controlar o sangramento e o processo de cicatrização. Geralmente, as crostas aparecem quando inicia-se o processo de cura das feridas e podem estar localizadas em qualquer área do corpo humano. Provavelmente você já sentiu a presença de uma crosta no seu nariz ou as observou em outras pessoas. É importante que conheça as razões pelas quais elas aparecem para que assim tome as medidas necessárias para tratá-la. Se alguma vez já percebeu uma casquinha dentro do nariz e se pergunta o que pode ser, explicamos neste artigo do ONsalus.

Casquinha dentro do nariz por traumatismos

Os traumatismos, pancadas ou lesões no nariz geram as crostas no nariz como consequência dos machucados. A crosta cobre a ferida quando está em seu processo de cicatrização e sua formação se deve ao acúmulo de plaquetas e sangue.

A crosta ou casquinha dentro do nariz, assim como todas as outras, serve de barreira protetora contra infecções externas e, além disso, protege a derme (camada da pele) quando está se regenerando. Portanto, se você recentemente machucou o nariz, é normal que apareça uma ferida dentro do nariz devido aos motivos previamente expostos.

Casquinha dentro do nariz ressecado

Outra das causas para que apareçam crostas dentro do nariz é o ressecamento nasal (nariz ressecado). Uma das condições que causam um ressecamento nesta área é a rinite, a qual causa uma inflamação da mucosa nasal por causa de uma infecção, que por sua vez gera uma congestão nasal. A mesma vai impedir que a parte interna do nariz mantenha seus níveis de umidade estáveis, por isso que ele fica ressecado e gera crostas dentro do nariz, que parecem uma casquinha dentro do nariz. Da mesma forma, existem casos em que há um excesso de muco por causa da congestão e que, por consequência deste excesso, também gera-se um ressecamento na área e ferida no nariz.

Casquinha dentro do nariz: o que pode ser - Casquinha dentro do nariz ressecado

Casquinha dentro do nariz e crostas por mudanças climáticas

Provavelmente você notou que as casquinhas dentro do nariz aparecem em um período de tempo em específico e isto pode ser devido às mudanças climáticas. É muito comum que em certas pessoas se observem crostas nasais na temporada de inverno e isto está intimamente relacionado à baixa umidade e o ar seco desta época do ano, fazendo com que haja rachaduras no nariz, bem como sangramento, que por consequência leva a um nariz ferido e ressecado.

Ferida no nariz por manipulação

A alergia é uma condição incômoda para a maioria das pessoas e gera uma série de sintomas que requerem atenção imediata. Um deles é a coceira no nariz. É normal que pessoas alérgicas mexam muito no nariz e este é um motivo muito comum para surgirem as crostas dentro do nariz. Mexer na casquinha dentro do nariz é considerado um hábito, que quando se torna crônico, não somente deixa crostas, como também pode chegar a deixar cicatrizes e ferida dentro do nariz.

Bolhas ou feridas no nariz por herpes simples

A herpes simples é uma infecção causada por um vírus que recebe o mesmo nome e aparece normalmente devido ao estresse, uma dieta desequilibrada ou pelo contágio com uma pessoa infectada. A herpes simples é uma condição dolorosa, seus sintomas começam com a sensação de formigamento e coceira. Posteriormente, a área ficará inchada e avermelhada por causa das bolhas, que com o passar do tempo se tornarão crostas dentro do nariz.

Inicialmente, costuma afetar os lábios e a região da boca e, então, pode se estender até a área do nariz, gerando crostas no mesmo. É importante que, uma vez que apareça a herpes, não toque a área, não mexa na casquinha dentro do nariz e nem deixe que outras pessoas a toquem, posto que é uma infecção altamente contagiosa e facilmente transmissível.

Casquinha dentro do nariz: o que pode ser - Bolhas ou feridas no nariz por herpes simples

Casquinha dentro do nariz por perfuração nasal (piercing)

Se você recentemente colocou um piercing no nariz é normal que uma crosta ou casquinha dentro do nariz seja formada. Devemos lembrar que na hora de colocar o piercing, camadas da pele serão atravessadas com um objeto pontudo/perfurante, e que por causa desta perfuração, será gerada uma ferida que, posteriormente, começará a curar, formando-se as crostas dentro do nariz.

Casquinha dentro do nariz após cirurgia

É muito normal que depois de ter realizado uma rinoplastia ou septoplastia você note crostas no nariz e que, geralmente, estas sejam de cor esbranquiçada. Isto acontece devido ao mesmo processo de cura, por isso que não precisa se preocupar. Contudo, você deverá ir ao médico caso as crostas dentro no nariz não melhorarem ou caso elas aumentarem de tamanho, mesmo que já tenha passado algum tempo desde a realização da cirurgia.

Casquinha dentro do nariz: o que pode ser - Casquinha dentro do nariz após cirurgia

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Casquinha dentro do nariz: o que pode ser, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Escrever comentário sobre Casquinha dentro do nariz: o que pode ser

O que lhe pareceu o artigo?

Casquinha dentro do nariz: o que pode ser
1 de 4
Casquinha dentro do nariz: o que pode ser

Voltar ao topo da página