Lesões e doenças do nariz

Por Que Meu Nariz Fica Ressecado Por Fora?

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 18 janeiro 2023
Por Que Meu Nariz Fica Ressecado Por Fora?

É muito comum que o nariz fique descascando em algumas estações do ano, uma vez que a exposição ao frio, ao vento e à umidade pode causar irritações reiteradas na pele, ressecamento e descamação. Isso acontece, sobretudo, na área do rosto, na qual o nariz e os lábios são as partes que mais sofrem com esses danos. Além disso, às vezes, reações alérgicas constantes, resfriados, dermatites ou desidratação da pele também podem causar ressecamento facial, além de descamação e rachaduras no nariz. Por isso, é importante estar sempre atento aos cuidados faciais.

Se você deseja saber por que seu nariz fica ressecado por fora, continue lendo esse artigo do ONsalus para conhecer as causas principais.

Índice

  1. 5 causas que explicam o nariz ressecado por fora
  2. Como hidratar o nariz por fora
  3. Como evitar que o nariz descasque

5 causas que explicam o nariz ressecado por fora

A pele do nariz, em certas circunstâncias, pode descascar, despelar, rachar e, assim, até causar dor. As razões são as mais diversas, e aqui explicamos as mais comuns:

1. Hidratação deficiente

A desidratação é uma das causas mais frequentes para um nariz ressecado por fora. A falta de água acaba com a umidade própria da derme, fazendo despelar ou descascar nariz, lábios e bochechas. Por isso, seja em épocas de calor ou frio, é fundamental consumir bastante líquido e hidratar continuamente a pele.

2. Psoríase facial

É uma doença inflamatória crônica da pele associada a deficiências do sistema imunológico. Não é contagiosa e se manifesta no rosto por lesões escamosas avermelhadas, principalmente nas dobras do nariz. No entanto, pode ficar particularmente evidente em cada paciente e aparecer em ciclos com surtos por algumas semanas, e depois diminuir conforme o caso.

Essa doença não tem cura, mas há tratamentos para controlar os sintomas, como o nariz ressecado por fora.

3. Resfriados e alergias

Alergias agudas e resfriados costumam fazer com que o nariz descasque e fique vermelho muito rapidamente. Também geram coceira e dor devido à irritação e inflamação em toda essa área.

Além disso, o uso constante de lenços ou papel para limpar as secreções de muco contínuas também faz com que o nariz descasque e se acabe danificando a pele. Por isso, recomenda-se nessas situações limpar o nariz com água para evitar fricção ou dano nasal.

4. Produtos cosméticos inadequados

O uso de cosméticos corrosivos, como sabonetes ou certos cremes, pode afetar a umectação natural da pele, principalmente do rosto, provocando descamação do nariz e formação de escamações ou crostas nos lábios.

Os produtos cosméticos com baixos níveis de vitaminas A e E tendem a causar ressecamento facial. Por isso, é importante que a pessoa antes de usar qualquer creme ou loção conheça sua pele e também os componentes do produto.

5. Clima

A mudança do clima nas diferentes estações do ano é um dos principais fatores que deixam o nariz ressecado por fora, além de toda a pele do corpo, particularmente do rosto. O sol incandescente no verão, o frio intenso no inverno, o vento e os altos níveis de umidade tendem a produzir escamações e descascar partes do rosto como nariz, bochechas e lábios. Por isso, é fundamental o uso de protetor solar diariamente.

Por Que Meu Nariz Fica Ressecado Por Fora? - 5 causas que explicam o nariz ressecado por fora

Como hidratar o nariz por fora

Se o nariz está ressecado por fora, despelando e/ou descascando, a maneira mais eficaz de hidratar o nariz por fora é:

  • Beba dois litros de água por dia, aproximadamente, para eliminar o ressecamento da pele de forma geral;
  • Dependendo da situação, se a descamação do nariz for moderada, provavelmente aparecerão manchas escuras. Nesse sentido, recomenda-se esfoliar o rosto, principalmente o nariz, para remover a pele morta acumulada. É fundamental usar produtos adequados e uma toalha limpa e macia para evitar maiores prejuízos;
  • Também é necessário hidratar o nariz diariamente usando produtos com babosa, vaselina, azeite ou vitamina E para melhorar a derme, deixando de lado os sabonetes abrasivos;
  • Além disso, é fundamental manter o ambiente o menos seco possível para que a pele não fique desidratada. Nesse sentido, colocar um umidificador em casa ajuda a minimizar o tempo seco e a evitar o nariz ressecado por fora.

Como evitar que o nariz descasque

Você viu os motivos que levam o nariz a ficar descascando e, para evitar isso, você pode tomar algumas medidas simples:

  • Evite lavar o rosto e sobretudo o nariz com água muito quente, considerando que isso pode irritar a pele;
  • Evite mudanças bruscas de temperatura e também ambientes com fumaça de cigarro ou outros contaminantes, pois tendem a ativar processos alérgicos;
  • Evite o uso excessivo de ar condicionado ou calefação, já que a mucosa nasal tende a perder umidade e se ressecar;
  • Não use mais de uma vez o mesmo lenço, seja descartável ou de tecido, uma vez que este pode ser um foco de agentes infeccionantes;
  • Não coce o nariz com os dedos se tiver rachaduras na pele, pois o contato da unha com a pele seca pode causar lesões;
  • Evite usar produtos irritantes que contenham álcool, fragrâncias fortes ou óleos essenciais.

Agora que você já sabe as causas e como evitar que o nariz fique ressecado por fora, não perca este outro artigo sobre as causas e tratamento para nariz ressecado por dentro.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por Que Meu Nariz Fica Ressecado Por Fora?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ouvido, nariz e garganta.

Bibliografia
  • Fried, M. (2021). Rinitis. Documento en Línea. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/es/hogar/trastornos-otorrinolaringol%C3%B3gicos/trastornos-de-la-nariz-y-de-los-senos-paranasales/rinitis>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
  • Gómez, A. (2009). Rinitis congestión nasal. Documento en Línea. Disponível em: <https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-rinitis-congestion-nasal-abordaje-desde-13132025>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
  • Mayoclinic. (2020). Psoriasis. Documento en Línea. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/psoriasis/symptoms-causes/syc-20355840>. Acesso em 10 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por Que Meu Nariz Fica Ressecado Por Fora?