Doenças do pênis

Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento

 
Magce Bonilla
Por Magce Bonilla, Química. 24 janeiro 2023
Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento

Embora pareça incomum, o pênis, principalmente na região da glande, pode apresentar bolinhas brancas que parecem espinhas. Podem parecer alarmantes ao primeiro olhar, todavia, essa não é uma situação grave. Essas protuberâncias, muito semelhantes à acne, podem aparecer como fruto do entupimento dos poros com sebo ou óleo da própria pele. Algumas vezes, esses poros podem se infeccionar e apresentar inflamação na área. Também costumam aparecer por outras causas ou motivos que devem ser prontamente atendidos pelo médico especialista.

Nesse artigo do ONsalus, explicamos tudo sobre bolinhas brancas na cabeça do pênis: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Causas de uma mudança na cor do pênis

Índice

  1. 8 causas para bolinhas brancas na cabeça do pênis
  2. Espinhas no pênis
  3. Pápulas peroladas ou glândulas de Tyson
  4. Grânulos de Fordyce
  5. Bolhas brancas
  6. Verrugas genitais
  7. Herpes genital
  8. Molusco contagioso
  9. Câncer de pênis

8 causas para bolinhas brancas na cabeça do pênis

Se você notar a aparição de bolinhas brancas na cabeça do pênis, você deve marcar uma consulta com um urologista. As 8 causas mais comuns, são:

  • Espinhas no pênis
  • Pápulas peroladas ou glândulas de Tyson
  • Grânulos de Fordyce
  • Bolhas brancas
  • Verrugas genitais
  • Herpes genital
  • Molusco contagioso
  • Câncer de pênis

A seguir, vamos detalhar cada uma delas, assim como o tratamento indicado.

Espinhas no pênis

Às vezes, pequenas bolinhas brancas podem aparecer na glande, geralmente perto da borda, sendo muito parecidas com espinhas que surgem no rosto, pescoço ou nas costas. Isso ocorre pelos poros serem obstruídos pelo próprio sebo da região. Esses tipos de cravos ou espinhas realmente não causam dor, então costumam melhorar com o passar dos dias.

O que fazer?

Espinhas na cabeça do pênis não requerem tratamento médico especial. Recomenda-se manter uma boa higiene para evitar o acúmulo de gordura e usar produtos adequados que ajudem a minimizar a proliferação de bactérias.

Pápulas peroladas ou glândulas de Tyson

Essa doença caracteriza-se por provocar pequenas bolinhas ou caroços na cabeça do pênis, que podem ser desconfortáveis ​​ao sofrerem fricção, mas não causam dor ou secreção. É importante ressaltar que as pápulas peroladas não são sexualmente transmissíveis, tratando-se, na verdade, de uma condição particular masculina.

O que fazer?

Os tratamentos mais comuns para eliminar as pápulas são queimá-las pelo frio ou pelo calor, a critério do médico especialista. Contudo, existem remédios naturais muito utilizados para combater essa peculiaridade, como a melaleuca - um óleo que pode ser aplicado na pele para diversas doenças, sem provocar efeitos colaterais. Também há o óleo de rícino, muito utilizado para minimizar essas protuberâncias, devendo ser aplicado na área afetada 3 ou 4 vezes ao dia.

Saiba mais no artigo "bolinhas no pênis, o que pode ser?".

Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento - Pápulas peroladas ou glândulas de Tyson

Grânulos de Fordyce

Grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas, amarelas ou rosas que podem aparecer no pênis sem provocar dor. Não causam prejuízos, sendo meramente benignos, e simplesmente aparecem devido ao acúmulo de sebo. Esses grânulos não são exclusivos dos homens, podendo também aparecer em mulheres de qualquer idade. Do ponto de vista médico, os grânulos de Fordyce são muito mais ativos durante a puberdade.

O que fazer?

Geralmente os grânulos de Fordyce não são tratados, tendo em vista que não são uma doença, apenas grânulos inofensivos. No entanto, do ponto de vista estético, há tratamentos a laser em que são removidos rapidamente. Além disso, o uso de cremes com tretinoína como componente ativo é altamente recomendado.

Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento - Grânulos de Fordyce

Bolhas brancas

Em determinas circunstâncias, pode aparecer na região da cabeça do pênis, no prepúcio ou ao longo da extensão peniana uma linha de bolhas brancas, que provocam certo desconforto, principalmente ao esfregar, devido à queimação e dor. Essas bolhinhas estão associados a uma doença autoimune, portanto, não são contagiosas. Dependendo da situação, podem apresentar-se de forma leve, sem alteração aparente ou, por outro lado, manifestar alterações em seu aspecto e coloração, podendo indicar uma situação mais grave. Por isso, é muito importante ir ao médico especialista caso essas bolhas tenham uma aparência estranha.

O que fazer?

Dependendo do caso dessas bolinhas brancas na cabeça do pênis, o médico poderá indicar um tratamento simples a base de cremes com corticosteroides, aliados a uma boa higiene na área, ou tratamentos combinados mais complexos, que envolvem cirurgia se o paciente apresentar alterações significativas no aspecto das bolhas.

Verrugas genitais

Verrugas genitais aparecem devido a uma infecção sexualmente transmissível, aumentando de tamanho quando há contato com o papilomavírus humano (HPV). Essas verrugas podem ser observadas na glande ou no pênis como pequenas bolinhas brancas ou cor da pele, podendo causar dor e coceira. Essa é uma das infecções mais comuns, que deve ser tratadas imediatamente para evitar maiores danos.

O que fazer?

Dependendo do caso, o médico especialista pode recomendar inicialmente um tratamento à base de cremes, aplicados diretamente em cada verruga (como Imiquimod, Podofilina, ácido tricloroacético, entre outros) para destruir e queimar o tecido. Circunstâncias mais complexas requerem tratamentos combinados, incluindo: crioterapia, que permite congelar cada verruga para posterior remoção; eletrocauterização, para queimá-las; ou tratamentos a laser, que geralmente as eliminam de forma eficaz.

Herpes genital

O herpes genital é contraído por transmissão sexual, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), manifestando-se como feridas ou bolhas brancas/acinzentadas na cabeça ou na haste do pênis. Geralmente, a pessoa afetada sente coceira e muita dor quando as bolinhas aparecem.

O que fazer?

Se houver suspeita de herpes genital, é indispensável agendar uma consulta com um médico especialista o mais rápido possível, para obter o diagnóstico preciso e seguir o tratamento adequado, já que após contrair o vírus não há cura definitiva. Muitos pacientes são tratados com medicamentos antivirais, como Aciclovir e Fanciclovir, para assim minimizar a carga viral e aliviar o desconforto. É importante manter uma boa higiene na área afetada e usar roupas folgadas.

Molusco contagioso

O molusco contagioso é uma infecção cutânea causada por um vírus. É muito comum em crianças e pode aparecer em diferentes partes do corpo. Todavia, quando aparece nos órgãos genitais, passa a ser caracterizada como uma infecção sexualmente transmissível. Frequentemente se manifestam como caroços ou bolinhas com um ponto branco no centro, sem provocar dor. É facilmente transmitida por meio de roupas, objetos contaminados, toalhas, entre outros.

O que fazer?

Em geral, o molusco contagioso desaparece sem interferência. Por vezes, podem permanecer ou aparecer em maior quantidade, sendo necessário um tratamento médico específico, como raspagem, crioterapia ou aplicação de medicamentos na área afetada para eliminá-los pela raiz. Cada um desses tratamentos é realizado sob anestesia, considerando que são moderadamente dolorosos.

Câncer de pênis

O câncer de pênis é uma doença rara, que pode se manifestar em qualquer parte do órgão sexual. No entanto, costuma ser mais evidente na região da cabeça do pênis. Normalmente, provoca diversos sintomas, como pápulas ou caroços carnudos esbranquiçados ou inchaços ao redor da área genital. São mais propensos a sofrer dessa doença os homens fumantes maiores de sessenta anos, com falta de higiene em suas partes íntimas. Entretanto, as causas são diversas, muito relacionadas a patologias que enfraquecem o sistema imunológico, como a AIDS e o papilomavírus humano.

O que fazer?

O tratamento para esse tipo de câncer vai depender de cada caso clínico e da avaliação detalhada do médico especialista. Pode incluir cirurgia e aplicação de quimioterapia e radioterapia.

Por fim, a presença de bolinhas brancas na cabeça do pênis costuma ser benigna, geralmente, mas não se deve confiar: é importante estar atento a cada desconforto e sua evolução para ir imediatamente ao médico e evitar complicações.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Sistema reprodutor masculino.

Bibliografia
  • Manuel, J. (Pápulas perladas nunca más de Roberto Pastrana. Disponível: <https://www.academia.edu/19845141/papulas_perladas_nunca_mas_de_roberto_pastrana>. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
  • Mayoclinic (2022). Moluscos Contagiosos. Disponível: <https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/molluscum-contagiosum/diagnosis-treatment/drc-20375230>. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
  • Medina, E. Ibáñez, O. y col. (2012). Cáncer de pene. Revisión de las características clínico-patológicas. Disponível: <https://www.elsevier.es/es-revista-gaceta-mexicana-oncologia-305-articulo-cancer-pene-revision-caracteristicas-clinico-patologicas-X1665920110004344>. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
  • MedlinePlus (2021). Enfermedades del pene. Disponível: <https://medlineplus.gov/spanish/penisdisorders.html>. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Bolinhas Brancas Na Cabeça do Pênis: Causas e Tratamento