Lesões e doenças do tórax

Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento

Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento

Sentir dor embaixo das costelas direitas pode ocorrer por vários motivos. Esta dor, que costuma ser difusa e difícil de descrever, pode ser facilmente um motivo de preocupação, é por isso que se ela dura um certo tempo sempre é recomendável visitar um médico para que ele nos examine.

Este tipo de dor pode se dever a problemas musculares, ósseos ou a alterações em alguns órgãos, como o pâncreas, o apêndice ou os rins. Se você quer conhecer todas as possíveis origens da dor no lado direito, continue lendo este artigo do ONsalus, no qual falaremos a fundo sobre a dor embaixo da costela direita: causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Dor embaixo da costela, o que pode ser?
Índice
  1. Quando ir ao médico devido a dor debaixo da costela direita
  2. Dor embaixo da costela direita: o que pode ser
  3. Dor embaixo da costela lado direito: apendicite
  4. Dor do lado direito embaixo da costela: costas
  5. Dor ao respirar do lado direito abaixo da costela
  6. Dor embaixo da costela direita: tratamento

Quando ir ao médico devido a dor debaixo da costela direita

Para avaliar a gravidade da dor, devemos levar em conta 2 fatores básicos. O primeiro é a intensidade dessa dor, ou seja, a princípio, quanto mais forte for, mais grave pode ser a causa. O segundo fator a ser avaliado é a duração dessa dor: é intermitente, aparece e desaparece, é algo pontual ou você permanece um tempo sentindo ela. Quanto mais durar, maiores as possibilidades de que seja algo sistêmico e não uma simples dor muscular.

Em geral, aconselha-se deixar passar 48 horas antes de ir ao médico para dores suportáveis, deste modo será possível observar como o quadro evolui e se ele diminui. Não obstante, se a dor embaixo da costela direita é muito forte, você deverá ir ao médico imediatamente.

Finalmente você deve saber que se está praticando um esporte ou se acabou há pouco de praticar atividade física, é possível que o que esteja causando a dor embaixo da costela, mesmo que seja muito intensa, seja a DAT ou a dor abdominal transitória, uma dor causada por um excesso de pressão no diafragma.

Dor embaixo da costela direita: o que pode ser

A dor no lado direito pode ser devida a muitas doenças que afetam os órgãos internos. Sua gravidade é muito variável, desde as mais leves até algumas potencialmente graves. É por isso que, na presença de dor embaixo das costelas, especialmente se é intensa ou prolongada, é necessário ir ao médico. A seguir te indicamos as condições e doenças que podem causar dor embaixo da costela direita:

  • Apendicite
  • Infecção urinária
  • Intoxicação alimentar
  • Diverticulite
  • Hepatite
  • Pancreatite
  • Cálculos renais
  • Cálculos biliares
  • Gastrite
  • Gravidez ectópica
  • Úlcera péptica
  • Inflamação pélvica
  • Doença de Crohn
  • Hérnia de hiato

Seja qual for a causa geradora da dor, é imprescindível ir ao especialista para que você possa iniciar o tratamento adequado, de modo que evite que o problema se agrave.

Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento - Dor embaixo da costela direita: o que pode ser

Dor embaixo da costela lado direito: apendicite

Neste artigo te falaremos especificamente sobre a apendicite, uma das causas mais comuns de sentir uma forte dor embaixo da costela lado do direito, uma condição que caso não seja tratada rapidamente pode ser potencialmente mortal.

Esta doença pode ser identificada por uma dor aguda, diferente da dor de barriga comum, apenas no lado direito. O primeiro dos seus sintomas é uma espécie de dor aguda na região do umbigo e da boca do estômago. Neste momento pode ser confundida com mal-estar, contudo, com o passar das horas essa dor vai aumentando e localizando-se no lado direito, chegando a ser incapacitante.

Uma das melhores formas que temos para identificar se realmente estamos sofrendo de apendicite é tentar pressionar com força a área dolorida usando os dedos. No caso de se ter apendicite, a dor será muito intensa e, geralmente as pessoas tossem ou soltam um grito. Outro modo de diagnosticá-la é andando, posto que quando se sofre de apendicite aguda as pessoas não conseguem caminhar eretas, elas ficam corcundas para fazer com que a dor diminua.

Dor do lado direito embaixo da costela: costas

Se a dor não é tanto na parte da frente ou do lado direito, mas se movendo até a região das costas, é possível que se deva a algum problema na coluna vertebral. Nestes casos, para fazer o diagnóstico, será necessário fazer uma radiografia da coluna ou espinograma. É possível que a origem da dor seja uma escoliose, embora também possa ser devida a qualquer outro problema vertebral.

Para seu tratamento serão necessárias sessões de osteopatia, fisioterapia e melhorar a postura das costas.

Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento - Dor do lado direito embaixo da costela: costas

Dor ao respirar do lado direito abaixo da costela

A dor embaixo da costela direita ou nas costelas pode se dever a causas musculares ou ósseas. Nestes casos as dores costumam ser agudas, intensificando-se de acordo com os movimentos que forem realizados. Algumas das causas da dor na costela direita são:

  • Fraturas ósseas
  • Inflamação da pleura
  • Lesões torácicas
  • Osteoporose
  • Inflamação de cartilagens das costelas
  • Câncer dos ossos

Dependendo da condição, bem como do grau que estiver, o tratamento deverá ser diferente. Não obstante, naqueles casos em que a dor no lado direito ocorra devido a um traumatismo ou movimento ruim, a recuperação pode ser feita com repouso e a administração de analgésicos para reduzir a dor. Dependendo do caso será necessário imobilizar a área.

Dor embaixo da costela direita: tratamento

Como já explicamos ao longo do artigo, dependendo da lesão ou doença que causa a dor na costela direita,será necessário um tratamento ou outro diferente. Em seguida, te explicamos como é possível tratar algumas destas condições mais comuns que causam a dor:

  • Se a dor ocorre devido a um espasmo muscular ou a um traumatismo, o mais recomendável é ficar em repouso, fazer fisioterapia e exercícios específicos para melhorar a condição.
  • Se a dor no lado direito surgiu por problemas na coluna, os anti-inflamatórios e a fisioterapia são o tratamento adequado.
  • Se a dor é de origem estomacal, se deverá optar por uma alimentação suave, dieta leve e alimentos de fácil digestão.
  • Quando a origem é infecciosa, como uma infecção nos rins, o especialista receitará antibióticos.
  • Condições como a apendicite precisarão de uma rápida intervenção cirúrgica.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Monique
Minha filha tem 14 anos e tem dores pra baixo do peito abidome do lado esquerdo e ela fala que da umas fisgada
A sua avaliação:
JOSE APARECIDO DIAS
A alguns dias venho sentindo um desconforto do lado direito embaixo e abaixo das costelas com sensação de estofamento e queimação. O que pode ser.
A sua avaliação:
Roberto Wagner
Boa tarde! Recentemente a uns 25 dias eu auto mediquei! Fiz uso de um anti inflamatório, nimesulida 100mg tomei 10 comprimidos! Tenho um histórico de garganta inflamada! Estava com a região da garganta vermelha irritada. Com um pouco de coceira no ouvido direito! Tempos atrás já tive crises de inflamação bem piores. Só que desta vez não houve febre ! E também estava descartatendo a Covid! Por ter sintomas parecidos! Mais como não tive febre, diarréia, perda de ofato desconsiderei esse diagnóstico! Tive uma dor de cabeça e tomei um tylenol 500 mg. Nesse tempo passou uma semana e nada do meu quadro clínico nem regrediu e teve um leve melhora. No início tinha um pouco de secreção! As vezes na cor verde. Aí fiz uma consulta, e a médica me receitou um tratamento com Amzitromicina . Tomar um comprimido a cada dia em três dias, e um anti inflamatório Ibuprofeno 600mg. Aí na quinta feira passada dia 20/08/2020 na parte da manhã quando fui defecar pela terceira vez tive um pode sangue avulso junto com as fezes! Um segue bem veeme claro , não tinha nenhum sangue nas fezes! Neste fia estava com muitos gases. Esse sangue saiu junto com uma flatulência. Na noite anterior senti uma fisgada bem pequena sem evolução do lado direito abaixo da costela. No momento até pensei em interromper o tratamento ! Então nessa manhã do acontecimento eu tinha acabado de tomar o décimo comprimido de ibuprofeno ! Aí após esse fato interrompe o tratamento! E Fiz outra consulta, a médica pediu exame de sangue e fezes e supostamente uma endoscopia! Amanhã irei pegar o resultado! E irei fazer outra avaliação médica! Não tenho dores nenhuma! Estou tendo uns ruídos intestinais e gases! Agora à observar ao tocar essa região da costela do lado direito na última vértebra está um pouco dolorida! Minha fezes estam normais até ontem! E não tivê mais nenhum sangramento! As fezes estão moles, talvez por ter mudado minha alimentação! Passei a almoçar e jantar com sopa pastosa, batida no liquidificador! Supostamente por esse motivo minhas fezes ficaram pastosa e em flocos! Hoje voltei a minha alimentação normal! No meu histórico de saúde no ano de 2013 fui diagnósticado com câncer de pele Carcinoma Escamoso! Fiz uma cirurgia e retirei esse tumor benigno ! Anualmente eu faço um acompanhamento dermatologico ! Qual seria o diagnóstico mais provável pra esse sintomas que eu estou tendo em qual o tratamento mais adequado?
Iza Cristian
Fui na farmácia e a Farmacêutica me disse que era o rins tomei urovit e um outro remédio pra dor mais não passou a dor vem estou tendo que tomar remédio pra dor todos os dias é uma dor que se eu espirar dói demais as vezes não consigo nem abaixa pra pegar alguma coisa que doi
1 de 3
Dor embaixo da costela direita: causas e tratamento