Partilhar

Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas

 
Por Gennesis Gonzalez, Médica Cirurgiã. 4 junho 2019
Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas

A dor embaixo das costelas é um incômodo comum que pode estar associado a diferentes causas que devem ser identificadas e, embora para algumas pessoas possa ser um sinal de alerta, nem sempre representa um problema grave se for detectada a tempo.

Identificar especificamente qual é o lugar onde começa a dor é crucial para o médico determinar a razão pela qual acontece e solicitar os exames correspondentes, assim como as características da dor: até onde vai? Vem acompanhada do quê? Qual a intensidade? E o que a acalma? As respostas a estas questões são imprescindíveis na hora de fazer o tratamento. No ONsalus te explicamos tudo o que pode ser: dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas.

Também lhe pode interessar: Dor embaixo da costela, o que pode ser?

Dor embaixo das costelas: causas comuns

Além das costelas, no lado esquerdo estão localizados órgãos importantes como:

  • O estômago.
  • O baço.
  • O intestino delgado.
  • A parte descendente do intestino grosso ou cólon.
  • O rim esquerdo.
  • Uma parte do pâncreas.

Do mesmo lado, mas dentro da caixa torácica, também há uma parte do coração e o pulmão esquerdo.

É importante saber isto porque, apesar da dor ser gerada embaixo das costelas, este incômodo pode ser irradiado, ou seja, pode aparecer dentro da caixa torácica e a dor se manifestar embaixo das costelas. A seguir explicamos as principais causas da dor embaixo das costelas esquerdas:

  • Costela quebrada: o primeiro motivo pelo qual pode-se apresentar dor embaixo das costelas é precisamente que exista uma costela quebrada ou fraturada, as últimas costelas da caixa torácica, as flutuantes, são muito mais suscetíveis de serem lesionadas, isto gera uma dor intensa bem debaixo da caixa torácica que pode piorar ao se mover.
  • Problemas gastrointestinais: por outro lado, outra causa pela qual surge dor embaixo das costelas do lado esquerdo pode estar relacionada a incômodos gastrointestinais, especificamente a uma colopatia funcional, isto é, a inflamação do intestino grosso ou cólon descendente. Esta doença também é conhecida como síndrome do intestino irritável. A dor geralmente começa depois da ingestão de refeições abundantes ou alimentos ácidos ou picantes.
  • Lesão no baço: este órgão mole está localizado bem debaixo da caixa torácica, atrás do estômago, especificamente embaixo das costelas 9, 10 e 11, e é encarregado de filtrar e destruir os glóbulos vermelhos velhos. O principal sintoma da lesão neste órgão é a dor abdominal do lado esquerdo em conjunto com o aparecimento de hematomas e sangue acumulado debaixo da pele. O baço pode ser lesionado por diversas causas, destacando-se os traumatismos abdominais e a fratura da costela.[1]
Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas - Dor embaixo das costelas: causas comuns

Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: outras causas

Existem outras razões pelas quais pode-se apresentar dor no lado esquerdo embaixo das costelas, como por exemplo:

  • Úlceras estomacais: ou gástricas, estas nada mais são que lesões geradas no revestimento do estômago, independente da razão pela qual isto acontecer pode haver dor embaixo das costelas com uma sensação de queimação.
  • Pancreatite: é um processo inflamatório do pâncreas que pode se manifestar com dor no lado esquerdo, esta é uma condição considerada como uma urgência médica.
  • Ataque de pânico: também pode aparecer com dor do lado esquerdo embaixo das costelas. Esta é considerada uma dor referida porque pode produzir sintomas inerentes ao sistema cardíaco e respiratório, e se refletir no abdômen.
  • Lesão renal: os rins são os órgãos encarregados de filtrar o sangue e liberar o organismo de todas as toxinas negativas através da urina. São muitas as situações que podem afetar este órgão, contudo, o principal motivo pelo qual pode-se gerar dor do lado esquerdo é que existam cálculos renais que impossibilitam a formação normal da urina, limitando com que o rim trabalhe de forma ótima. Os cálculos renais também geram um aumento na pressão do rim que, por sua vez, é manifestado com um aumento de pressão e dor embaixo das costelas do lado esquerdo, uma vez que começam a se mover, afirma Mayo Clinic[2].
  • Doenças respiratórias: gerando o que se conhece como uma manifestação de dor, as doenças respiratórias como a pneumonia, a tuberculose ou a pleurite podem causar uma forte dor do lado esquerdo e por baixo das costelas.
  • Dor dos ataques cardíacos: costuma-se manifestar no lado esquerdo. Esta é uma dor opressiva que costuma aparecer no peito e costas, mas pode irradiar para o estômago, abdômen e embaixo das costelas.

Dor nas costelas do lado esquerdo: quando ir ao médico

Uma vez que se manifestam os primeiros sintomas de dor, independentemente do lugar do surgimento, é importante receber uma avaliação médica quando:

  • A dor se estende ao braço esquerdo e mandíbula, isto é um sinal de emergência.
  • Além disto, se a dor se prolonga por mais de 3 dias e aumenta de intensidade progressivamente é importante ir a um centro de emergência.
  • Se a dor não para com a administração de analgésicos.
  • Se há tosse com catarro e sangue, bem como sudoração noturna.
  • Se vem acompanhada de outros sintomas como sudoração, náuseas, tonturas e vômito.

Se você está apresentando alguns destes sintomas ou manifestações, não hesite em ir imediatamente ao médico para que ele faça o exame físico pertinente e te indique o tratamento necessário, de acordo com a causa pela qual se está apresentando a dor embaixo das costelas do lado esquerdo.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Referências
  1. Patiño J.F, Lecciones de Cirugía. Editorial Médica Panamericana. Disponible en: http://acceso.siweb.es/content/980129/Trauma_del_bazo.pdf
  2. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/kidney-stones/symptoms-causes/syc-20355755

Escrever comentário sobre Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas

O que lhe pareceu o artigo?

Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas
1 de 2
Dor embaixo das costelas do lado esquerdo: causas

Voltar ao topo da página