Lesões e doenças do tórax

Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento

 
Isbelia Farias
Por Isbelia Farias. 29 janeiro 2024
Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento

A dor sob as costelas e nas costas pode ser causada por uma grande variedade de condições, pois vários órgãos estão localizados nessa área, inclusive o coração, o baço, o pâncreas, os rins, o cólon, o estômago e os pulmões. Portanto, o tratamento pode variar de acordo com a causa.

Algumas causas de dor abaixo das costelas e nas costas podem ser tratadas em nível ambulatorial, enquanto outras são mais complexas e exigem atendimento de emergência devido à gravidade dos órgãos envolvidos.

No ONsalus, oferecemos a você todas as informações sobre as possíveis causas e tratamentos para a dor abaixo das costelas e nas costas.

Também lhe pode interessar: Dor entre as costelas: causas e tratamento

Índice

  1. Tensão muscular
  2. Distensão intercostal
  3. Hérnia de disco
  4. Artrite
  5. Angina de peito
  6. Ataque cardíaco
  7. Pericardite
  8. Gases
  9. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
  10. Constipação
  11. Síndrome do Intestino Irritável (SII)
  12. Doença Inflamatória Intestinal (DII)
Ver mais >>

Tensão muscular

A tensão muscular ocorre quando há uma contração exagerada dos músculos, resultando em rigidez, dor na área afetada, cãibras e limitação de movimentos. A tensão muscular geralmente afeta as costas, bem como os ombros e o pescoço. Geralmente é causada por ansiedade, estresse, atividades físicas extremas e má postura ao sentar ou caminhar.

Tratamento

Algumas pessoas encontram alívio fazendo alongamentos, massageando a área e colocando compressas quentes sobre a área dolorida. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a prescrição de relaxantes musculares.

Distensão intercostal

A distensão intercostal é uma lesão nos músculos intercostais, que ficam entre as costelas na caixa torácica e desempenham um papel importante na respiração, auxiliando na expansão e na contração da caixa torácica durante a inspiração e a expiração. Ocorre quando uma grande tensão é exercida pelo movimento da cintura ou por uma pancada na área, má postura ou acúmulo de tensão.

Tratamento

É melhor consultar um cirurgião ortopédico, que também pode encaminhar o paciente a um fisioterapeuta. Além disso, o tratamento geralmente inclui repouso, aplicação de frio na área e uso de medicamentos para dor, como anti-inflamatórios não esteroides.

Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento - Distensão intercostal

Hérnia de disco

Essa condição ocorre quando o disco desliza para fora do lugar ou se rompe devido a uma lesão, exercendo pressão sobre os nervos espinhais. Pode ocorrer quando se levanta peso excessivo, se a pessoa estiver acima do peso, tiver um estilo de vida sedentário, entre outros fatores de risco.

Tratamento

O tratamento inclui repouso e medicação, além de fisioterapia. Em alguns casos, podem ser necessárias injeções de esteroides ou cirurgia.

Artrite

A artrite pode ser autoimune ou hereditária. Em ambos os casos, a cartilagem se desgasta e a pessoa pode sentir dor em muitas áreas do corpo.

Tratamento

O tratamento dependerá do tipo e do grau da artrite, mas requer geralmente a ingestão de anti-inflamatórios não esteroides, além de outros medicamentos que o reumatologista prescreverá. Em outras ocasiões, pode ser necessária uma cirurgia.

Angina de peito

Uma condição associada ao coração que pode causar dor nessa área. Ocorre quando o sangue que flui para o coração não contém a quantidade necessária de oxigênio, o que pode causar dor no peito, nos ombros, na mandíbula e nos braços. Outros sintomas podem incluir sudorese, náusea, tontura, falta de ar e fadiga.

Tratamento

Para a angina de peito, certas terapias são indicadas para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo. Além disso, são recomendadas mudanças no estilo de vida. Seu médico pode prescrever estatinas, destinadas a reduzir o colesterol no sangue; bloqueadores dos canais de cálcio, destinados a dilatar os vasos sanguíneos; aspirina e outros medicamentos. Se esses tratamentos não aliviarem a dor, opções cirúrgicas podem ser consideradas.

Ataque cardíaco

Os ataques cardíacos ocorrem quando o fluxo sanguíneo para o coração é reduzido. Os bloqueios são geralmente causados por colesterol, acúmulo de gordura ou outras substâncias. A pessoa pode sentir pressão nos braços, no peito, dor, rigidez, tontura, indigestão, dor no abdômen, azia, entre outros.

Tratamento

Esse tipo de episódio deve ser tratado no departamento de emergência. Algumas opções incluem medicamentos, como aspirina, anticoagulantes, analgésicos, entre outros, ou intervenções cirúrgicas.

Pericardite

Ocorre quando a membrana que envolve o coração fica inflamada. Dependendo da duração dos sintomas, ela pode ser classificada em quatro tipos: aguda, incessante, recorrente e crônica. Os sintomas incluem dor no lado esquerdo do peito, fadiga, tosse, inchaço nas pernas, febre e palpitações.

Tratamento

A escolha do tratamento dependerá do tipo e da gravidade da condição. Seu médico pode prescrever antibióticos, aspirina, colchicina, corticoides ou procedimentos cirúrgicos para drenar o excesso de fluido ou até mesmo para remover o pericárdio se ele estiver rígido.

Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento - Pericardite

Gases

Quando se sofre de gases, também pode experimentar dor abaixo das costelas e nas costas. A pessoa sente o que é chamado de cólicas, distensão abdominal e sensação de aperto no estômago.

Tratamento

Embora normais, os gases podem causar desconforto. O tratamento inclui mudanças na dieta, evitando frituras, laticínios e bebidas carbonatadas, comendo mais devagar, não usando canudos, não mascando chicletes e tomando alguns medicamentos de venda livre. Entretanto, é sempre necessário consultar um médico para verificar se a dor é realmente causada por distúrbios digestivos e não por outras causas.

Você pode saber mais no artigo Gases no peito: sintomas e soluções.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

É diagnosticada quando a pessoa sofre de azia mais de duas vezes em uma semana. Além disso, outros sintomas podem incluir aperto na garganta, rouquidão, dor no peito, mau hálito, tosse e dificuldade para engolir.

Tratamento

Dependendo da gravidade, o tratamento pode variar. Algumas mudanças incluem parar de fumar, perder peso, elevar a cabeça ao dormir, não se deitar após as refeições, fazer pequenas refeições, tomar antiácidos e outros medicamentos. Se nada funcionar, seu médico poderá solicitar uma cirurgia.

Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento - Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Constipação

Ocorre quando a pessoa tem menos de três evacuações por semana ou tem dificuldade para evacuar.

Tratamento

São recomendadas mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, comer alimentos ricos em fibras, ir ao banheiro assim que sentir vontade de evacuar e não adiar; alguns medicamentos de venda livre também podem ser considerados, entre outras medidas. Se a condição for crônica, o médico pode sugerir a opção de cirurgia.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma condição crônica na qual vários sintomas se reúnem ao mesmo tempo, e podem incluir fezes com muco branco, dor abdominal, gases, dificuldade para evacuar, entre outros.

Tratamento

Não há cura para essa condição, portanto, os medicamentos tem como objetivo aliviar os sintomas. Eles podem incluir o aumento da ingestão de fibras, uma dieta sem glúten, dormir o suficiente, reduzir o estresse, praticar atividade física regularmente, tomar probióticos ou outros medicamentos prescritos pelo médico e técnicas de relaxamento, como a meditação.

Doença Inflamatória Intestinal (DII)

Essa doença é caracterizada pela inflamação do trato digestivo, incluindo a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Os pacientes podem apresentar febre, fadiga, diarreia, cólicas, fezes com sangue, perda de apetite, perda de peso, entre outros sintomas.

Tratamento

O tratamento inclui mudanças na dieta, modificações no estilo de vida, adoção de um regime de exercícios, atividades que reduzam o estresse e o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos, suplementos, imunossupressores, analgésicos e a possibilidade de cirurgia, entre outras opções.

A melhor recomendação ao sentir dor abaixo das costelas e nas costas é consultar um médico, pois esse tipo de dor também pode ser causado por outras condições. Além das mencionadas, outras condições que geram dor incluem cálculos renais, baço aumentado, pancreatite, pleurisia, pneumonia, pulmão colapsado, apendicite, costelas quebradas, entre outras condições.

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Ossos, articulações e músculos.

Bibliografia
  • Arín, A., & Iglesias, M. R. (2003, August). Enfermedad por reflujo gastroesofágico. In Anales del sistema sanitario de Navarra (Vol. 26, No. 2, pp. 251-268). Gobierno de Navarra. Departamento de Salud.
  • Crespo Marcos, D., Pérez-Lescure Picarzo, F. J., & Zambrano Castaño, M. (2010). Dolor torácico. Pediatría Atención Primaria, 12(45), 95-107.
  • Gómez, A. (2011). Nuevos criterios de clasificación de artritis reumatoide. Reumatología clínica, 6, 33-37.
  • González, M. (2002). Enfermedad Inflamatoria Intestinal (EII). Revista chilena de pediatría, 73(5), 508-510.
  • Jadraque, L. M. (1988). Cardiopatía isquémica: Angina de pecho, infarto de miocardio. Capitel Editores.
  • MENDES JUNIOR, E., ZIMMERMANN, A. Z., & ALVES, K. (2023). Ataque cardíaco.
  • Neyra, H. T., Quesada, J. M. D., Sáez, H. T., & Sáez, L. T. (2016). Hernia discal lumbar, una visión terapéutica. Revista cubana de Ortopedia y Traumatología, 30(1), 27-39.
  • Otero, W., & Gómez, M. (2005). Síndrome de intestino irritable. Revista colombiana de Gastroenterología, 20(4), 72-83.
  • Ruiz, M., Nadador, V., Fernández-Aleantud, J., Hernández-Salván, J., Riquelme, I., & Benito, G. (2007). Dolor de origen muscular: dolor miofascial y fibromialgia. Revista de la Sociedad Española del dolor, 14(1), 36-44.
  • Troughton, R. W., Asher, C. R., & Klein, A. L. (2004). Pericarditis. The Lancet, 363(9410), 717-727.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Dor sob as costelas e nas costas: Causas e tratamento